CDMA Technology
Members Sign-In
Serviços de informações e Internet Sem fio

Ligado e Desconectado nas Redes cdmaOne

Perry M. LaForge, diretor executivo do Grupo de Desenvolvimento de CDMA

English

Dos vários eventos significativos que a indústria wireless presenciou, neste ano, um em particular se destacou, o lançamento comercial pelas operadoras cdmaOne dos serviços de Internet sem fio e de informações em todo o mundo. 1999 é o ano que marca o início dos testes das operadoras no mercado de serviços de informações.

Operadoras no Canadá, Japão, Coréia e nos Estados Unidos estão se aproveitando das capacidades de dados, inerentes à tecnologia cdmaOne, para disponibilizar o comércio eletrônico, o acesso à Internet, serviços de mensagens inovados e uma variedade de serviços de notícias e de informações a milhões de usuários da telefonia sem fio. Podemos atribuir a diversos fatores a mudança na ênfase em serviços predominantemente de voz e de recursos relacionados para um enfoque em uma base mais ampla de produtos sem fio ligada a serviços de informações:

  • Competição crescente no mercado da telefonia sem fio e necessidade de diferenciação
  • Demanda crescente dos usuários por acesso à Internet via telefonia móvel
  • Grande disponibilidade de dispositivos com acesso à Internet sem fio
  • Aumento acelerado da adoção do uso do comércio eletrônico
  • Penetração mundial dos PC's e respectivo aumento do conhecimento sobre computadores
  • Evolução das plataformas sem fio para suportar dados a alta velocidade
  • Mobilidade crescente e aumento do uso de telefones sem fio, agendas eletrônicas (PDA) e computadores laptop.



Crescimento da tecnologia sem fio e a adoção generalizada da Internet está aquecendo a demanda pela Internet sem fio e por serviços de informações

Não há dúvida de que vivemos em uma época, em que a disponibilidade de informações e a velocidade com que esta pode ser acessada está crescendo de importância. O PC tem recebido os créditos por ter revolucionado o ambiente de trabalho e a introdução da Internet acelerou o movimento de tornar o computador um item doméstico comum e não restrito ao escritório. "Surfar na rede" passou a ser um passatempo de milhões de pessoas no mundo. Ao mesmo tempo, a telefonia móvel vem passando por um tremendo crescimento em todo o mundo. A convergência dessas tecnologias é inevitável e o momento desta convergência é o presente momento.

A terceira geração (3G) de redes sem fio possibilitará aplicativos de dados com velocidades equivalentes às das atuais redes via cabo. Convencidas dessa futura migração para velocidades de dados de 144 kilobits por segundo (KBPS), as operadoras não estão se limitando a simplesmente esperar pela chegada dessas velocidades. Elas estão tomando providências e se aproveitando da velocidade de dados oferecida pela solução cdmaOne, no momento presente, assim como da disponibilidade de aparelhos que podem se conectar diretamente à Internet, para introduzir, agora mesmo, a Internet sem fio e os serviços de informações.

No Japão, a DDI Corporation e a IDO Corporation introduziram serviços de navegação na Internet usando as marcas EZweb (DDI) e EZacesss (IDO), como parte do seu serviço cdmaOne nacional. Comentando estas ofertas, o vice-presidente da DDI, Onodera afirmou: "Nosso serviço EZweb tem se revelado um grande sucesso de mercado. Os consumidores japoneses mostraram que desejam e necessitam de acesso a informações via Internet, a partir das telas de seus telefones cdmaOne". Usando um telefone Hitachi que incorpora um micro navegador WAP, o assinante tem acesso a e-mail e a mais de 100 websites de conteúdo, incluindo notícias, ações, previsão de tempo, viagens e esportes, tudo isso diretamente do aparelho telefônico. "A rápida venda dos telefones EZaccess nos mostrou que tínhamos achado uma combinação de serviços de sucesso", disse Akimasa Egawa, presidente da IDO. "A qualidade de voz da tecnologia cdmaOne associada ao micronavegador WAP normatizado e os serviços de informações via Internet geram grande valor para os consumidores".

As operadoras japonesas descobriram um maneira criativa de incentivar o uso de seu serviço de navegação na Internet, ao distribuírem uma ferramenta de editoração projetada para criar páginas na web compatíveis com o EZweb e o EZaccess. O software "My Deck Editor" possibilita a criação de páginas HDML na web em um PC, sem que seja preciso ter um conhecimento específico da linguagem HDML. Com a distribuição gratuita desta ferramenta, a DDI e a IDO deverão promover a disseminação de páginas da web, tanto particulares como corporativas, acessíveis por aparelhos cdmaOne.

A operadora coreana KT Freetel, que comercializa o serviço cdmaOne sob a marca PCS016, está discutindo com a Microsoft diferentes maneiras de desenvolver e lançar serviços de Internet sem fio e de dados corporativos para empresas e consumidores no competitivo mercado da Coréia. Kun Ho Chun, vice-presidente executivo de desenvolvimento de novos produtos da KT Freetel, explicou a ênfase da empresa em oferecer serviços de dados. "A Korea Telecom Freetel acredita que os serviços de transmissão sem fio de dados são chave, não somente para ajudar as pessoas a acessar informações a qualquer momento e lugar, mas também para reter seus assinantes nesse mercado competitivo, através do nosso serviço de dados baseado em SMS, o Handynet. Nosso próximo passo é expandir a base de clientes e fornecer mais serviços integrados de dados via sem fio normatizados", disse Chun.

A recente demonstração feita pela KT Freetel de transmissão de dados a 64 KBPS e o anúncio de que seu Serviços de Rede Pessoal (PersNet) serão lançados em breve são exemplos dos planos de expansão da operadora na área de serviços de dados. O acesso à Internet sem fio de alta velocidade e as comunicações interativas de dados deverão suplementar os serviços de dados SMS já disponíveis. Os usuários da PersNet poderão desfrutar do comércio eletrônico, da compra e venda de ações online, de operações bancárias online e de serviços de reserva de passagens, acessando a Internet por meio de aparelhos cdmaOne.


As operadoras estão lançando rapidamente a Internet sem fio e os serviços de informações cdmaOne

Nos Estados Unidos, as operadoras estão também lançando rapidamente uma variedade de serviços de informações sem fio. Em maio, a Bell Mobility do Canadá introduziu o Digital Data to Go, um produto que oferece banco e correio eletrônico online, além de navegação na rede. O serviço funciona com uma variedade de dispositivos, inclusive com telefones cdmaOne, a maioria dos laptops e dispositivos do tipo "handheld" e "palmtop". É possível enviar e receber e-mails, usar agendas e arquivos através de links de dados codificados às Intranets corporativas e à Internet. O navegador PCS Mobile Browser é um outro serviço lançado pela Bell Mobility, para acesso instantâneo a informações em tempo real, através da Internet com um único aparelho cdmaOne. Os usuários podem enviar e receber e-mails e ter acesso a uma grande variedade de informações úteis, como cotações de ações em tempo real, manchetes de notícias e serviços de consulta a listas telefônicas virtuais, diretamente de seus aparelhos cdmaOne.

Comentando o lançamento dos serviços de transmissão móvel de dados , Randy Reynolds, presidente e principal executivo da Bell Mobility, disse: "Hoje em dia, estamos nos baseando na profecia de George Gilder, de acordo com a qual o PC mais comum da próxima década seria o telefone sem fio digital. Estamos empenhados em fornecer a nossos clientes o poder e a interatividade da Internet, a partir de diferentes dispositivos sem fio. Juntamente com os nossos parceiros tornamos realidade a convergência das comunicações sem fio e a Internet".

Charlotte Burke, vice-presidente de desenvolvimento de serviços, informou que a Bell Mobility ouviu seus clientes, ao projetar estes serviços. "Eles nos contaram que queriam um produto conveniente, de fácil utilização, confiável, compatível com seus orçamentos e, sobretudo, queriam que as aplicações fossem relevantes para suas necessidades de trabalho e particulares. Por exemplo, o Digital Data to Go não pode ser mais fácil de usar, pois nossos telefones CDMA possuem um endereço IP e modem embutido. Tudo o que você precisa é um cabo, para conectar o telefone a seu computador laptop ou palmtop." Além de lançar serviços que os clientes podem usar com seus aparelhos cdmaOne atuais, a Bell Mobility pretende introduzir, no mercado no final do ano, telefones inteligentes, inclusive os pdQ Neopoint e QUALCOMM para funcionalidade integrada PDA e telefonia móvel.

Um grande número de operadoras cdmaOne está oferecendo serviços de dados e acesso à Internet nos Estados Unidos. A AirTouch lançou o Net Access, no final de julho, fornecendo aos usuários de serviços móveis e aos viajantes acesso a correio eletrônico, possibilidade de transferência de arquivos, serviços de fax e acesso a sites da Intranet e Internet, bastando, para tanto, conectar o laptop ao telefone cdmaOne com capacidade de receber dados. A Net Access eliminou a necessidade de um modem modular, conectando os novos telefones com capacidade de receber dados, como o QUALCOMM 860 Thin Phone. A conexão à Internet via Net Access é excepcionalmente rápida, testes comprovaram o estabelecimento de conexões típicas, em menos de 10 segundos, em comparação com os mais de 30 segundos de um acesso discado através de um microcomputador.

"No acelerado mundo atual, a Net Access contribui para que você se mantenha atualizado, gerencie informações de forma mais produtiva e facilite sua vida", disse Arun Sarin, presidente da região EUA/Ásia Pacífico da Vodafone AirTouch plc, controladora da AirTouch. "Este serviço promete ser tão revolucionário para o acesso e o gerenciamento de informações pessoais, quanto foi a telefonia celular para as comunicações de voz." A Net Access é o primeiro serviço comercial a ser disponibilizado, entre os vários lançamentos para Internet móvel planejados pela AirTouch. Entre os outros produtos para serem lançados em breve, destacam-se os serviços de portal sem fio, que vão funcionar a partir de telefones móveis inteligentes e de PDAs, para facilitar uma variedade de serviços móveis de mensagens, informações e comércio eletrônico.

Em julho, a GTE Wireless fez uma demonstração prévia de seus serviços sem fio de dados e Internet, com lançamento previsto para outubro em 14 estados americanos. A GTE fez uma demonstração, envolvendo e-mail, navegação na Web, acesso a calendário e a informações de contato, usando um telefone cdmaOne ativado por navegador, um laptop conectado a um telefone cdmaOne ou a uma agenda eletrônica. Rob Keller, diretor de marketing empresarial da GTE Wireless, comentou sobre a crescente tendência para a computação sem fio e ferramentas de mobilidade. "As pessoas querem mobilidade. Ninguém mais deseja se sentir preso a um escritório. Em meados do próximo ano, prevemos que todo telefone que comercializarmos deverá contar com recurso para acesso à Internet", disse Keller.

O conjunto de serviços sem fio de Internet da Sprint PCS foi lançado em agosto e se encontrava disponível comercialmente em todo o país no final de setembro. A seleção de ofertas para a transmissão sem fio de dados da Sprint PCS - Wireless Web Browser, Wireless Web Updates from Yahoo! e Wireless Web Connection - são três produtos distintos que viabilizam para consumidores e empresas acesso às informações desejadas, quando necessitadas, de qualquer ponto coberto pela rede cdmaOne da Sprint.

"Estamos afirmando em alto e bom tom que a Sprint PCS está pronta para a Internet, no momento em que vocês estiverem", disse Andrew Sukawaty, presidente da Sprint PCS. A Sprint está expandindo seus atuais serviços de dados, como SMS e paging numérico, incorporando atualizações personalizadas e automáticas da Yahoo! inclusive sobre esportes, previsão do tempo, cotações de ações, horóscopos e as principais manchetes da mídia. Os usuários finais decidem quais são as atualizações que desejam receber e quando estas devem ser enviadas, dando seu toque final em termos de flexibilidade e personalização. Com a conexão à Web e os produtos de navegação, os usuários da telefonia móvel serão capazes de realizar "sem fio" quase tudo o que fazem, hoje em dia, através de um dispositivo conectado por cabo. Para se conectar à Web, o dispositivo sem fio substituirá o modem, para que o usuário ganhe acesso às ferramentas de informações pessoais e ao conteúdo da rede corporativa, inclusive envio/recebimento de e-mails, agendas, listas de tarefas, agendas de contatos/endereços, formulários de pedidos de compra e outros importantes documentos.

A Sprint PCS deverá lançar telefones inteligentes, como o NP1000 da Neopoint em setembro e o pdQ da QUALCOMM, no final deste ano. Além disso, a Sprint está providenciando acesso fácil a todos os seus clientes de telefonia sem fio através de praticamente qualquer aparelho telefônico cdmaOne da Sprint PCS. Todos os telefones atuais da Sprint contam com funções SMS e capacidade para usar o sistema de atualizações de informações da Yahoo! A maioria dos telefones lançados pela Sprint PCS em 1999 e no futuro já virão de fábrica com um micronavegador e capacidade de conectividade móvel. No caso de usuários que possuírem um aparelho de telefone mais antigo, a conectividade de dados pode ser viabilizada, mediante uma simples atualização de software e um kit de Conexão Sem fio à Web, disponibilizados pela Sprint PCS. "Empresas e consumidores ficarão surpresos em verificar como será econômico e simples obter acesso a informações de texto selecionadas ou acesso discado à rede de sua empresa de um ponto remoto", disse Charles Levine, diretor de vendas e marketing da Sprint PCS. "Os clientes poderão se conectar "sem fio" em questões de segundos, sem passarem pela frustração ocasionada pelo uso de um novo software".

O tema comum, batido por todas as operadoras cdmaOne no lançamento de serviços de dados e de Internet, é a facilidade de uso para o consumidor; a disponibilidade de dispositivos para acesso direto ao conteúdo da web ou para substituição do modem, quando se faz uma conexão sem fio a um laptop; assim como a velocidade com que as conexões à rede podem ser estabelecidas. Estes avanços são os verdadeiros determinantes da comercialização de serviços sem fio de dados e da penetração que terão no mercado consumidor.

O Grupo de Desenvolvimento de CDMA (CDG) tem se envolvido no desenvolvimento de atividades, com o objetivo de garantir que as redes cdmaOne tenham estas capacidade de dados, de forma normatizada e compatível com o Protocolo de Internet (IP). A facilidade de migração para incorporar novos recursos na rede atual é o requisito-chave na estratégia de evolução estabelecida pelo grupo CDG. O número de serviços de informações e de Internet móvel lançados pelas operadoras cdmaOne é o testemunho do sucesso dos esforços envidados, até o momento. O grupo está colocando ênfase constante na evolução da rede cdmaOne, visando melhorar a funcionalidade hoje disponível e incorporar velocidades de dados de terceira geração e inovações na funcionalidade, para garantir uma migração sem percalços. Uma operadora cdmaOne tem uma posição única para aperfeiçoar sua rede existente, a fim de que esta possa suportar funções múltiplas de transmissão de dados e voz em uma única plataforma, sem que seja preciso investir muito nessa modernização. As características já padronizadas para a solução cdmaOne, inclusive velocidades de dados de até 144 KBPS e a duplicação da capacidade, asseguram que serviços de informações e de Internet móvel continuarão a surgir e a aumentar o seu escopo e cobertura geográfica, fazendo com que este seja o momento preciso da convergência da comunicação sem fio e da tecnologia da informação.