BASE DE ASSINANTES CDMA ATINGE 475 MILHÕES EM TODO O MUNDO

Mercados Desenvolvidos e Emergentes Assistem à Forte Demanda de Banda Larga Móvel EV-DO, levando a Tecnologia CDMA2000 a quase Meio Bilhão de Usuários

SAN DIEGO, 19 de noviembre, 2008 — O CDMA Development Group (CDG) anunciou hoje que a base de assinantes da família de tecnologias CDMA chegou a 475 milhões no mundo, continuando sua tendência de crescimento em direção a meio bilhão de assinantes, alimentado pelo rápido crescimento tanto em mercados desenvolvidos quanto nos emergentes. A base de assinantes CDMA2000(r) acrescentou 13 milhões de usuários durante o terceiro trimestre de 2008 chegando a mais de 463 milhões, enquanto a CDMA2000 1xEV-DO cresceu 5 milhões líquidos de assinantes atingindo mais de 105 milhões de usuários. O anúncio foi feito Conferência Regional Norte-Americana de CDMA 3G de 2008 que está acontecendo esta semana em San Diego.

As assinaturas de CDMA200 cresceram em um ritmo de 15,7 por cento entre setembro de 2007 e setembro de 2008. A região Ásia-Pacífico responde por quase 53 por cento do mercado global de CDMA, tendo adicionado mais de 47,2 milhões de novos assinantes CDMA2000 durante o mesmo período. A América do Norte (incluindo os EUA e o Canadá) obtiveram um acréscimo de 16 milhões de novos usuários CDMA2000 ao longo do ano e, com mais de 145 milhões de assinantes, a tecnologia CDMA agora responde por mais de 52 por cento do mercado wireless na região. A Europa, Oriente Médio e África continuam a ser a região de mais rápido crescimento de CDMA, acrescentando mais de 14 milhões de assinantes CDMA2000 no ano passado, representando uma taxa de crescimento de 125 por cento. Isso representa um sólido testemunho do valor da tecnologia CDMA2000 e seu crescimento em mercados mal atendidos por serviços de voz e dados convencionais.

"A tecnologia CDMA continua a crescer em ritmo forte e consistente em todo o mundo, especialmente nos mercados emergentes que estão reconhecendo a proposição de valor que os serviços CDMA2000 oferecem,” declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "A África, o Oriente Médio e o Sudeste da Ásia estão assistindo a uma impressionante demanda de EV-DO, à medida que as economias de escala permitem a prestação de serviços mais acessíveis de banda larga móvel. Esperamos encontrar aceitação similar na China e na Índia quando as operadoras começarem a oferecer serviços EV-DO Rev. A no início de 2009."

As operadoras CDMA globalmente adicionaram mais de 22 milhões de usuários EV-DO de setembro de 2007 a setembro de 2008, representando um aumento anual de 27 por cento. Com mais de 105 milhões de assinantes, a CDMA2000 1xEV-DO é a tecnologia de banda larga móvel líder no mundo, com 124 operadoras em 62 países, oferecendo serviços CDMA de alta velocidade. 48 dessas operadoras implantaram redes CDMA2000 1xEV-DO Rev. A para oferecer serviços de banda larga móvel avançados e outras 35 operadoras estão no processo de implantação da solução líder no setor para se beneficiarem da receita substancial que está sendo gerada pela maioria das operadoras atuais da Rev. A. A Europa, Oriente Médio e África presenciaram um acréscimo de quase 3 milhões de assinantes EV-DO, um aumento expressivo de a partir de um milhão de assinantes há apenas um ano. As operadoras norte-americanas continuaram a ter lucros impressionantes com mais de 15 milhões de assinantes a uma taxa de crescimento de 36 por cento, enquanto os usuários da região Ásia-Pacífico aumentaram cerca de 12 por cento.

Mais informações sobre CDMA estão disponíveis em www.cdg.org.

Sobre CDMA2000

Mais informações sobre CDMA estão disponíveis em www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 277 operadoras em 102 países e territórios servindo a mais de 463 milhões de assinantes. Contando com assinantes 2G cdmaOne(tm), existem mais de 475 milhões de usuários CDMA em todo o mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras em mercados desenvolvidos e emergentes e está sendo instalada nas faixas de 450, 700, 800, 1700, 1900, AWS e 2100 MHz. Mais de 2.050 aparelhos CDMA2000 de mais de 110 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 526 dispositivos Rel. 0 e 95 Rev. A em 105 sistemas CDMA2000 1xEV-DO Rel.0 e 48 Rev. A. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 140 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento sem fio do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número +1-714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos donos.