CDG PARABENIZA A CAT TELECOM PELO LANÇAMENTO DE SEUS SERVIÇOS CDMA2000 3G EM TODA A TAILÂNDIA

A CAT Telecom oferece Banda Larga Móvel Avançada e Serviços de Multimídia utilizando CDMA2000 1xEV-DO Revisão A

BANGKOK, Tailândia, 25 de junho de 2008 -- O CDMA Development Group (CDG) congratula-se nesta data com a CAT Telecom pelo lançamento de seu serviço nacional CDMA2000(r) 3G em 51 províncias da Tailândia. A rede CDMA2000 1X e 1xEV-DO Revisão A (Rev. A) suporta telefonia, acesso à Internet de alta velocidade, aplicativos avançados em banda larga e serviços de multimídia em áreas do interior que não são facilmente acessíveis por telecomunicações de linhas terrestres. Com a expansão dos serviços CDMA 3G, a CAT Telecom espera atrair 100.000 usuários este ano, aumentando significativamente sua atual base de assinantes.

"O Sudeste da Ásia continua a ser uma forte área de crescimento para CDMA e temos prazer em presenciar a CAT Telecom expandindo suas ofertas de CDMA2000 3G em toda a Tailândia," declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "A tecnologia CDMA2000 oferece às operadoras uma vantagem significativa de tempo no mercado para serviços 3G, incluindo voz de alto desempenho, serviços de multimídia e de dados de banda larga tanto para clientes individuais quanto para empresas.”

A CAT Telecom atualizou sua rede CDMA2000 para EV-DO Rev. A para proporcionar acesso à Internet de alta velocidade e serviços avançados de banda larga móvel. A Rev. A suporta taxas de downlink de dados para o usuário médio de 600-1400 kbps com picos de 3,1 Mbps e taxas de uplink de dados de 500-800 kbps com picos de até 1,8 Mbps em um canal de rádio de 1,25 MHz. A empresa irá usar os recursos avançados da Rev. A para se diferenciar no mercado e proporcionar uma experiência de usuário otimizada para seus assinantes. Essa rede de banda larga líder no setor, com uma capacidade inicial para prestar serviços a até 500 mil usuários de dados, irá estimular futuras inovações e a competição no mercado tailandês. Os beneficiados por essa concorrência serão os cidadãos da Tailândia que terá maior acesso a serviços de voz e de banda larga mais econômicos, o que irá aumentar sua produtividade e melhorar seu estilo de vida.

"Estamos muito entusiasmados por sermos a primeira operadora da Tailândia a oferecer serviços 3G avançados e poder estender o incrível valor dessa tecnologia a nossos assinantes em todo o país,” declarou o Sr. Jirayut Rungsrithong, vice-presidente executivo sênior da CAT Telecom. "Nossos clientes agora podem aproveitar totalmente a capacidade superior, velocidade e eficiência da tecnologia CDMA2000, que se traduz em economia de custos, excelente cobertura e uma alta qualidade dos serviços para voz e dados em banda larga.”

CDMA2000 está se tornando a primeira opção em tecnologia para mercados emergentes como a Tailândia para prestação de serviços de alta qualidade de voz e acesso de alta velocidade à Internet em banda larga. Seu custo total de propriedade mais baixo e os preços competitivos dos aparelhos permitem que as operadoras prestem esses serviços a preços acessíveis e penetrem em mercados que têm poder de compra restrito. De acordo com o Yankee Group, os preços médios mais baixos para aparelhos CDMA2000 são aproximadamente 50 por cento menores do que os preços mais baixos de aparelhos UMTS.

Atualmente existem 451 milhões de assinantes CDMA no mundo e mais de 97% desses assinantes estão agora se beneficiando dos serviços CDMA2000 3G. A tecnologia CDMA2000 cresceu 38% no ano passado, elevando o número total de assinantes CDMA2000 na região para 223 milhões, representando 51% dos 438 milhões de usuários CDMA2000 do mundo.

Mais informações sobre CDMA estão disponíveis em www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 258 operadoras em 98 países servindo a mais de 438 milhões de assinantes. Contando com assinantes 2G cdmaOne(tm) existem mais de 451 milhões de usuários CDMA em todo o mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras em mercados desenvolvidos e emergentes e está sendo instalada nas faixas de 450, 700, 800, 1700, 1900, AWS e 2100 MHz. Mais de 1.980 aparelhos CDMA2000 de mais de 110 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 519 dispositivos Rel. 0 e 62 Rev. A em 100 sistemas CDMA2000 1xEV-DO Rel.0 e 41 Rev. A. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número +1-714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos donos.