INDONÉSIA LIDERA O SUDESTE ASIÁTICO NO CRESCIMENTO DE ASSINANTES CDMA 3G

Mercado indonésio também voltado para penetração de aparelhos de custo ultrabaixo na regiã

COSTA MESA, Califórnia, 24 de junho de 2008 – O CDMA Development Group (CDG) anunciou nesta data que no primeiro trimestre de 2008, a Indonésia ultrapassou a marca de 16,3 milhões de assinantes CDMA2000(r)—tornando-se líder no Sudeste Asiático em crescimento do número de assinantes de CDMA 3G. O CDG atribui o grande aumento à disponibilidade de aparelhos de custo ultrabaixo e das tarifas mais acessíveis, determinantes para a expansão da tecnologia e dos serviços nos mercados emergentes.

"A Indonésia tem se mostrado uma importante vitrine para as proposições básicas de valor da tecnologia CDMA2000," declarou Perry LaForge, diretor-executivo do CDG. "Com uma dinâmica combinação de aparelhos de custo ultrabaixo e serviços de banda-larga com valor agregado, as seis operadoras CDMA da Indonésia aumentaram seus fluxos de receitas, colocando a região no centro das atenções com o seu crescimento de telefonia móvel e de Internet."

As operadores CDMA2000 da Indonésia são a Telkom Flexi (PT Telkom), StarOne (Indosat), Smart Telecom, Fren (Mobile-8 Telecom), Esia (Bakrie Telecom) e Ceria (Sampoerna Telekomunikasi Indonesia ou STI). Até março de 2008, o número total de assinantes CDMA2000 distribuído pelas seis operadoras ultrapassou a marca de 16,3 milhões, com 14,4 milhões no fim de 2007 e 7,8 milhões no fim de 2006, representando uma taxa de crescimento anual de 53 por cento e 85 por cento, respectivamente. A Indonésia possui o maior número de assinantes CDMA em todo o Sudeste Asiático.

"Com a tecnologia CDMA2000, temos a convicção de fornecer um serviço de telecomunicações que pode ser acessado por todas as pessoas em todos os níveis da sociedade," declarou A.R. Martirez, CEO da PT Smart Telecom. "Caminhamos a passos largos visando expandir nossa penetração e desenvolvimento de mercado através de vários produtos e serviços. Isto vem provar que a tecnologia CDMA2000 pode rapidamente preencher todos os desejos e necessidades dos consumidores em termos de telecomunicações neste país. O que pode ser demonstrado com os benefícios introduzidos no mercado, em termos de tarifas econômicas e aparelhos de custo acessível em uma rede que fornece ainda uma cobertura ampla e eficiente. E o melhor de tudo, oferecendo a qualidade superior de serviços que os clientes esperam tanto em Voz como Dados."

"Os clientes esperam serviços de telecomunicações confiáveis, de alta qualidade e a preços acessíveis," afirmou Rakhmat Junaidi, Diretor de Serviços Corporativos da PT Bakrie Telecom. "Com a tecnologia CDMA2000, acreditamos que a maior parte da população indonésia poderá usar este serviço para voz, SMS, Internet, e-mails, e até mesmo assistir TV, enviar fotos e realizar transações financeiras. Desse modo, o acesso a telecomunicações de forma econômica e prática não é mais um sonho."

"Com as vantagens econômicas da tecnologia CDMA2000, estamos aptos a transmitir serviços de voz, SMS e dados em banda larga a clientes das áreas mais povoadas da Indonésia e também àqueles das regiões mais carentes desses serviços," declarou Guntur S. Siboro, Diretor de Marketing da Indosat. "E mais, o que nos dá ainda maior satisfação é a capacidade de melhorar a qualidade de vida de nossos cidadãos oferecendo acesso à Internet a baixo preço em toda a extensão do país. Ao fornecer aos primeiros usuários da Internet acesso imediato à informação estamos aptos a reduzir a lacuna digital na maioria das áreas rurais remotas do nosso país."

Mais informações sobre CDMA estão disponíveis em www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 258 operadoras em 98 países servindo a mais de 438 milhões de assinantes. Contando com assinantes 2G cdmaOne(tm)existem mais de 451 milhões de usuários CDMA em todo o mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras em mercados desenvolvidos e emergentes e está sendo instalada nas faixas de 450, 700, 800, 1700, 1900, AWS e 2100 MHz. Mais de 1.980 aparelhos CDMA2000 de mais de 110 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 519 dispositivos Rel. 0 e 62 dispositivos Rev. A em 100 sistemas CDMA2000 1xEV-DO Rel. 0 e 41 Rev. A. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número +1-714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos donos.