CDMA CRESCE PARA MAIS DE 451 MILHÕES DE ASSINANTES EM TODO O MUNDO

APAC (Ásia-Pacífico) e EMEA (Europa, Oriente Médio e África) Reivindicam os Maiores Aumentos Ano a Ano no Número de Assinantes; CDMA2000 1xEV-DO Ganha na América do Norte, CALA e EMEA

COSTA MESA, Califórnia, 2 de Junho de 2008 -- O CDMA Development Group (CDG) anunciou hoje que o setor CDMA manteve seu forte crescimento ao longo do primeiro trimestre de 2008, aumentando sua base de clientes em quase 17% em relação ao ano passado alcançando 451 milhões de assinantes CDMA em todo o mundo, com CDMA2000(r) e CDMA2000 1xEV-DO atingindo 438 milhões e 97 milhões, respectivamente. As regiões Ásia-Pacífico (APAC) e Europa, Oriente Médio e África (EMEA) reivindicam o maior crescimento anual na porcentagem de assinantes CDMA2000, enquanto as Américas e a EMEA tiveram o maior percentual no crescimento de CDMA2000 1xEV-DO. O CDG atribui o crescimento mundial no número de assinantes ao alto desempenho da tecnologia e a competitividade econômica, apoiada pelo baixo custo de implantação, baixo custo dos aparelhos e uma demanda crescente por serviços de banda larga móveis.

"A contínua expansão global da tecnologia CDMA se deve aos seus principais pontos fortes, como a voz de alta qualidade, maiores velocidades de banda larga e a evolução da migração dentro da banda", declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Um número crescente de assinantes está aproveitando os serviços de valor agregado oferecidos pelas redes de banda larga móveis EV-DO, enquanto os provedores de serviço estão se beneficiando da melhor experiência dos usuários, da redução na rotatividade dos clientes e maior ARPU (renda média por usuário) em geral.” A tecnologia CDMA2000 emergiu como a primeira opção em tecnologia nos mercados emergentes onde a penetração da telefonia e da Internet ainda são baixas, o que irá garantir o crescimento contínuo da tecnologia nos próximos anos.”

Na APAC, o total de assinantes CDMA (cdmaOne(tm) e CDMA2000) subiu para 231 milhões, o que representa 51% do total de assinantes CDMA no mundo e destaca um aumento de 30% de março de 2007 a março de 2008. Os 140 milhões de assinantes da América do Norte se apresentam como o segundo maior percentual de assinantes CDMA no mundo, aproximadamente 31%, tendo a região da América Latina e Caribe (CALA) 62,8 milhões representando aproximadamente 14%. Na EMEA, a base de assinantes CDMA atingiu 17,7 milhões.

Mais de 97% dos assinantes CDMA em todo o mundo estão agora se beneficiando dos serviços CDMA2000 3G. A tecnologia CDMA2000 cresceu 38% na APAC no ano passado, levando o número total de assinantes CDMA2000 na região para 223 milhões, representante quase 51% dos usuários mundiais. A América do Norte é a segunda maior região de CDMA2000 com aproximadamente 138 milhões ou 31% dos usuários globais. Na EMEA, a base de assinantes CDMA2000 atingiu 16,5 milhões.

O número de assinantes CDMA2000 1xEV-DO aumentou para 97 milhões globalmente, com 52 milhões de assinantes na América do Norte e 39 milhões de assinantes na APAC continuando a representar a maioria dos usuários EV-DO do mundo, com 54% e 40%, respectivamente. A adoção está aumentando rapidamente na América do Norte e na EMEA onde a maior demanda por banda larga móvel aumentou o número de assinantes em 74% e 123%, respectivamente. O CDG atribui este crescimento ao excelente desempenho de banda larga e, para os mercados emergentes, a adequação de CDMA 3G a diversas áreas para servir como uma alternativa ao acesso à Internet com fio.

Até hoje, 38 redes EV-DO Revisão A (Rev. A) estão em operação comercial no mundo e outras 35 redes estão sendo implantadas. Com taxas de pico de dados de 3,1 Mbps no link direto e 1,8 Mbps no link reverso, o crescimento da Rev. A continua a ser forte na América do Norte e na APAC, enquanto se torna a primeira opção em tecnologia de banda larga em mercados em desenvolvimento como a África e o Caribe. Além disso, a tecnologia da Rev. A encontrou uma posição segura na faixa de 450 MHz na Europa, Rússia e América Latina, levando a banda larga móvel a áreas rurais e urbanas a um custo muito baixo de implantação.

Mais informações sobre CDMA estão disponíveis em www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 258 operadoras em 99 países servindo a mais de 438 milhões de assinantes. Contando com assinantes 2G cdmaOne(tm)existem mais de 451 milhões de usuários CDMA em todo o mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras em mercados desenvolvidos e emergentes e está sendo instalada nas faixas de 450, 700, 800, 1700, 1900, AWS e 2100 MHz. Mais de 1.980 aparelhos CDMA2000 de mais de 110 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 515 dispositivos Rel. 0 e 56 dispositivos Rev. A em 137 sistemas CDMA2000 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número +1-714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos donos.