CDMA CONTINUA A DOMINAR O CENÁRIO WIRELESS NORTE-AMERICANO

Liderança no Crescimento de Assinantes, Implantações AWS e Serviços Móveis em Banda Larga Mantêm as Operadoras da América do Norte à Frente

COSTA MESA, Califórnia, 28 de julho de 2008 -- O CDMA Development Group (CDG) anunciou nesta data que a tecnologia CDMA continua a ser a tecnologia dominante na América do Norte – com 140 milhões de assinantes cdmaOne™ e CDMA2000® na região. Na América do Norte, a participação no mercado de CDMA é de 51% e, na data de março de 2008, representando 31% do total de assinantes CDMA do mundo. A taxa de crescimento composto de 17% de CDMA2000 está sendo impulsionada pela ampla adoção de 1xEV-DO Revisão A (Rev. A) e serviços wireless avançados de banda larga.

"O crescimento e o sucesso contínuo na América do Norte de CDMA2000 confirma o desempenho, praticidade e confiabilidade superior da tecnologia," declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Os serviços móveis avançados de banda larga de CDMA2000, líderes no setor, estão se tornando uma parte indispensável da vida das pessoas e irão continuar a moldar a demanda no futuro, à medida que a tecnologia for sendo aperfeiçoada. O valor das instalações e serviços da rede central de operadoras CDMA será aumentado ainda mais quando estiverem entre as primeiras no mundo a complementar suas redes CDMA 3G com soluções baseadas em OFDM de maiores larguras de banda, como a LTE e Mobile WiMAX."

A tecnologia CDMA2000 1xEV-DO Rev. A está experimentando um tremendo sucesso em toda a América do Norte, reproduzindo o amplo crescimento observado em todo o mundo, tanto nos mercados desenvolvidos quanto nos emergentes. 42 operadoras implantaram a Rev. A e outras 34 operadoras estão no processo de atualização. Na América do Norte, 12 de 45 operadoras CDMA2000 implantaram a Rev. A, enquanto 10 operadoras estão em processo de implantação. Existem mais de 53 milhões de assinantes CDMA2000 1xEV-DO Versão 0 (Rel. 0) e Rev. A na América do Norte, dados de março de 2008, um aumento anual de 74% comparado a 2007, o que representa 54% dos 97 milhões de assinantes EV-DO do mundo.

As operadoras dos EUA continuam a registrar aumentos nas receitas de dados nas redes CDMA2000. Elas introduziram diversos novos serviços e tecnologias, incluindo TV móvel, Push-to-X, fotos megapixel e download de músicas, jogos 3D multiplayer e outras aplicações que podem ser adquiridas por download. Os Estados Unidos se tornou o mercado mais valorizado em termos de receitas de serviços de dados móveis em 2008, sendo responsável por $24,5 bilhões, ultrapassando o Japão que registrou $23,5 bilhões em 2007. Atualmente, a KDDI, a Sprint Nextel e a Verizon Wireless estão entre as seis maiores portadoras do mundo em termos de geração de receita de dados wireless. A Sprint Nextel e a Verizon Wireless registram ambas mais de $11 em receita de dados média por usuário (ARPU) ou cerca de 20% de sua receita total.

Os Serviços Wireless Avançados (AWS) CDMA2000 acabam de ser lançados nos EUA este ano com a Cricket e MetroPCS, enquanto o Canadá está em processo de licitação de seus espectro AWS para beneficiários e novas operadoras. Ao alavancar a alocação de maior largura de banda AWS (1.700 MHz para uplink/2.100 MHz para downlink), as operadoras norte-americanas de CDMA2000 estão bem posicionadas para atender a crescente demanda por redes de alto desempenho e serviços avançados de banda larga.

Mais informações sobre CDMA2000 estão disponíveis em www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 257 operadoras em 98 países servindo a mais de 438 milhões de assinantes. Contando com assinantes 2G cdmaOne(tm)existem mais de 451 milhões de usuários CDMA em todo o mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras em mercados desenvolvidos e emergentes e está sendo instalada nas faixas de 450, 700, 800, 1700, 1900, AWS e 2100 MHz. Mais de 2.005 aparelhos CDMA2000 de mais de 110 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 520 dispositivos Rel. 0 e 65 Rev. A em 100 sistemas CDMA2000 1xEV-DO Rel.0 e 42 Rev. A. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA).