OPERADORAS CDMA OFERECEM SERVIÇOS DE ROAMING INTERNACIONAL NAS OLIMPÍADAS DE 2008 EM BEIJING

China Unicom Hospeda Voz, SMS e Serviços de Roaming de Dados em sua rede CDMA2000 1X

COSTA MESA, Califórnia, 5 de agosto de 2008 -- O CDMA Development Group (CDG) anunciou hoje que muitas das principais operadoras CDMA do mundo irão oferecer a seus clientes wireless serviços permanentes de roaming durante as Olimpíadas de 2008 em Beijing, China. Em parceria com a China Unicom, essas operadoras CDMA estarão capacitadas a transmitir voz CDMA2000(r) 1X de alta qualidade, serviços de mensagens e dados para que seus clientes se comuniquem enquanto estiverem na China e possam se manter conectados com amigos e a família em seus países de origem.

"Com mais de 500.000 espectadores de todo o mundo esperados para acompanhar os jogos de Beijing neste mês de agosto, os serviços de roaming para CDMA se tornam um elo crítico não apenas para que se mantenham conectados com outras pessoas nos jogos, mas também se mantenham informados para tornar sua experiência agradável," declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "No espírito da cooperação sem fronteiras e da unidade internacional, que são as marcas das Olimpíadas, o roaming CDMA permite que visitantes de todas as partes do mundo acessem os serviços de comunicação móvel de que necessitam para apreciar e compartilhar suas experiências".

Mais de 20 operadoras CDMA irão oferecer serviços de roaming para clientes que viajarem até a China nesta época, de países como Brasil, Canadá Indonésia, Japão, México, Nova Zelândia, Coréia do Sul, Tailândia, Estados Unidos e Vietnã.

A China Unicom irá oferecer serviços 24 horas de suporte telefônico ao cliente durante o período dos jogos olímpicos através do número 10010 e serviços de informação através do número 10191. Além disso, as operadoras CDMA estimulam seus clientes que viajam para a China a confirmarem que o roaming International está habilitado em seus aparelhos e orienta os clientes para fazerem o download da última versão do software Preferred Roaming List (PRL) antes de embarcarem. As instruções estão disponíveis mediante contato com as respectivas operadoras CDMA e taxas de roaming adicional podem ser cobradas.

O roaming CDMA é uma prioridade para a Equipe de Roaming Internacional (IRT) do CDG, que vem procurando facilitar a implantação de serviços de roaming wireless em todo o mundo. As atividades do IRT incluem o desenvolvimento de padrões e interfaces abertas para roaming internacional CDMA, o trabalho com portadoras individuais para instrução e implantação de infra-estrutura de roaming internacional e ainda o desenvolvimento da documentação que servirá como referência para as portadoras se prepararem para o tráfego com outras portadoras CDMA. Mais informações sobre CDMA estão disponíveis em www.cdg.org/roaming.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 257 operadoras em 99 países servindo a mais de 438 milhões de assinantes. Contando com assinantes 2G cdmaOne(tm)existem mais de 451 milhões de usuários CDMA em todo o mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras em mercados desenvolvidos e emergentes e está sendo instalada nas faixas de 450, 700, 800, 1700, 1900, AWS e 2100 MHz. Mais de 2.007 aparelhos CDMA2000 de mais de 110 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 521 dispositivos Rel.0 e 66 Rev. A em 100 sistemas CDMA2000 1xEV-DO Rel.0 e 43 Rev. A. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número +1-714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos donos.