CDMA Technology
Members Sign-In
Informações do CDG na Imprensa

IMPLANTAÇÕES CDMA2000 1XEV-DO REV. A GANHAM IMPULSO GLOBALMENTE

Tecnologia avançada de banda larga móvel proporciona altas receitas, fácil migração para as operadoras e desempenho inigualável para os assinantes

English | Espanol

LAS VEGAS, 1º de abril de 2008 -- O CDMA Development Group (CDG) anunciou nesta data que as implantações de CDMA2000(r) 1xEV-DO Revisão A (Rev. A) continuam a crescer em todo o mundo, particularmente em mercados emergentes onde as operadoras procuram levar banda larga móvel para áreas com baixa penetração de Internet. As operadoras estão implementando e/ou atualizando-se para Rev. A, para aproveitar as vantagens do espectro total da criação de serviços, crescimento do número de assinantes e geração de receitas que a tecnologia permite, tanto em mercados desenvolvidos quanto em mercados mal-atendidos. A faixa de recursos de serviços da Rev. A, desde VoIP até vídeos digitais pela Internet, tem proporcionado um grande crescimento no número de assinantes e maior ARPU (receita média por assinante)de forma geral.

"O CDG tem a satisfação de observar o aumento da demanda por parte das operadoras para Rev. A em todo o mundo, particularmente em mercados emergentes onde a penetração da Internet é ainda muito pequena," declarou James Person, diretor operacional do CDG. "Além da contribuição para o aumento da produtividade nos negócios e para um melhor estilo de vida dos consumidores em mercados do primeiro mundo, a Rev. A caminha a passos largos para eliminar a lacuna digital em regiões tradicionalmente mal-atendidas. Mais ainda, o caminho de evolução para Rev. B multiportadoras oferece às operadoras a flexibilidade de atender a demanda de mercados adicionais para serviços de dados em banda larga – uma importante vantagem competitiva no longo prazo."

Os serviços de banda larga avançados da Rev. A estão disponíveis comercialmente em 27 operadoras de 19 países, de apenas três no início de 2007. Em menos de um ano, mais de meio de bilhão de pessoas (com base em cobertura POP) tiveram acesso à conectividade e serviços de banda larga Rev. A de alta velocidade – marcando uma das implementações mais rápidas considerando quaisquer tecnologias de redes. Este rápido crescimento irá continuar, já que 31 operadoras em outros 19 países estão implantando a Rev. A - 80% dos quais sendo de mercados emergentes. Na América do Norte e na América do Sul existem atualmente 12 redes comerciais Rev. A em 5 países, com outras 13 redes em fase de implantação.

As diferenças básicas da Rev. A são as rápidas conexões de rede, baixas latências e “lightning” – velocidades médias de transferência de dados mais rápidas– cerca de 1 Mbps em ambas as direções. Além de suportar aplicações sensíveis a atraso como Push-to-Talk, a tecnologia se mostrou uma alternativa confiável e econômica para acesso à Internet de banda larga em regiões onde a implantação de telefonia convencional possuía um custo proibitivo. A Rev. A foi também a primeira tecnologia sem fio a oferecer aparelhos comerciais antes que surgissem as primeiras redes.

Implantações de redes de banda larga Rev.A deverão aumentar a penetração da Internet em mercados emergentes quase do mesmo modo que a tecnologia CDMA2000 1X aumentou a penetração da telefonia. Isto já foi comprovado muitas vezes em vários mercados do mundo, como Argélia, Angola, Brasil, Índia, Indonésia, Peru, Vietnã, Marrocos, Nigéria, Romênia, Ucrânia, Venezuela e Iêmen. A conectividade em banda larga de alta velocidade em grandes áreas provou ser um negócio de sucesso e um serviço ao consumidor também em mercados desenvolvidos altamente competitivos.

Para uma lista completa de redes EV-DO Rev. A e suas presentes condições, por favor, visite o site: http://www.cdg.org/worldwide/index.asp?h_area=0&h_technology=5

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 255 operadoras em 99 países, incluindo 91 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, servindo a mais de 418 milhões de assinantes. Contando com assinantes 2G cdmaOne existem mais de 431 milhões de usuários CDMA em todo o mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras em mercados desenvolvidos e emergentes e está sendo instalada nas faixas de 450, 700, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Mais de 1.950 aparelhos CDMA2000 de mais de 110 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 500 dispositivos 1xEV-DO Rel.0 e 48 Rev. A. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Sobre o CDG
O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

###

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos donos.