CDMA2000 ULTRAPASSA 400 MILHÕES DE ASSINANTES NO MUNDO NO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2007

A base de assinantes CDMA2000 1xEV-DO cresce em mais de 10 milhões, somando mais de 75 milhões de assinantes de banda larga

COSTA MESA, Califórnia, 10 de setembro de 2007 -- O CDMA Development Group (CDG) anunciou hoje um segundo trimestre bastante positivo para CDMA e CDMA2000®, com importantes marcos alcançados, um fortalecimento ainda maior de sua posição como a tecnologia de banda larga móvel e de liderança 3G no mercado:

• A base cumulativa de assinantes cdmaOneTM e CDMA2000 ultrapassou 400 milhões de usuários no mundo, devido à forte demanda por serviços 3G CDMA2000. Quase 93 por cento da base de 400 milhões de Assinantes agora acessam as Tecnologias CDMA2000.
  • A base de assinantes 1xEV-DO atingiu 75 milhões de usuários e agora é responsável por 94 por cento do mercado mundial de banda larga móvel.
  • Existem mais de 378 milhões de assinantes 3G CDMA2000 em 97 países. A tecnologia CDMA2000 continua a ser a tecnologia 3G dominante e com maior disponibilidade no mundo.

"O desempenho, a flexibilidade e as vantagens de inovação no mercado de CDMA2000 estão, sem dúvida, no centro do crescimento sustentável da tecnologia”, declarou James Person, diretor de operações do CDG. “As vantagens econômicas da tecnologia – incluindo sua adequação a cidades densamente povoadas e a áreas remotas – estabeleceram a CDMA2000 como a plataforma de liderança para oferecer serviços de comunicação a mercados globais diversificados."

1xEV-DO teve um aumento de 10 milhões de novos usuários no segundo trimestre e aproximadamente 40 milhões no ano entre junho de 2006 e junho de 2007. O CDG mantém sua previsão de que o número de assinantes 1xEV-DO irá ultrapassar o marco de 100 milhões de usuários no quarto trimestre – tornando-se de longe a tecnologia de banda larga móvel de maior liderança em todo o mundo.

Mantendo o rápido crescimento observado no primeiro trimestre de 2007, o segundo trimestre assistiu o acréscimo de cerca de 27 milhões de assinantes CDMA2000, levando a base total a quase 378 milhões de usuários. A tecnologia CDMA2000 continua a crescer com mais de 100 milhões de novos assinantes por ano, ultrapassando significativamente o crescimento de WCDMA. A expansão de CDMA2000 é alimentada por sua superior qualidade de voz, acesso a banda larga de alta velocidade, custo total de propriedade da rede mais baixo e a crescente disponibilização de dispositivos e serviços. Como resultado, CDMA2000 se tornou a primeira opção em tecnologia em mercados em desenvolvimento e emergentes.

No total, as tecnologias CDMA cresceram a 20 por cento durante o ano, de junho de 2006 a junho de 2007, com o crescimento mais intenso vindo da região Ásia-Pacífico, seguido pela América do Norte, Europa, Oriente Médio e África. A região Ásia-Pacífico é responsável por 47 por cento do mercado CDMA global e, de junho de 2006 a Junho 2007, mais de 45 milhões de novos assinantes CDMA foram acrescentados na região. A maior parte da expansão deu-se na China e na Índia, os mercados wireless de mais rápido crescimento e na Coréia e Japão, os mercados de comunicação móvel mais avançados do mundo. A América do Norte (incluindo os EUA e o Canadá) presenciaram um aumento com aproximadamente 17 milhões de novos usuários no crescimento anual e, com 132 milhões de assinantes, agora é responsável por mais de 51 por cento do mercado wireless na região. A Europa, o Oriente Médio e a África adicionaram mais de 4 milhões de assinantes no ano passado, um bom prenúncio para o crescimento de CDMA2000 em mercados historicamente dominados por tecnologias concorrentes.

Mais informações sobre CDMA2000 estão disponíveis em www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 226 operadoras em 97 países, incluindo 77 sistemas CDMA2000 1xEV-DO e 9 redes comerciais Rev. A. CDMA2000 se tornou a tecnologia de escolha para operadoras em mercados desenvolvidos e emergentes e está sendo instalada nas faixas de 450, 700, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Cerca de 1800 aparelhos CDMA2000 de mais de 92 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 460 dispositivos 1xEV-DO e 35 Rev A. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento sem fio do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne is a registered trademark of the CDMA Development Group. CDMA2000 is a registered trademark of the Telecommunications Industry Association (TIA-USA).