CDG Press Releases

OPERADORAS CDMA CONTINUAM A QUEBRAR OS RECORDES DO SETOR NA ÍNDIA; LIDERANDO NO MUNDO O CRESCIMENTO DE ASSINANTES, REDUÇÕES DE CUSTO NA REDE E DISPONIBILIDADE DE APARELHOS A PREÇOS ULTRA-REDUZIDOS

O CDG comemora o aniversário de um ano de seu escritório na Índia recepcionando a Conferência "CDMA India 2007" em Nova Delhi em 24 de maio

NOVA DELHI, 24 de maio de 2007 – Hoje na Conferência "CDMA India 2007", um evento que comemora o aniversário de um ano do escritório do CDMA Development Group (CDG) na Índia, o CDG anunciou que as operadoras CDMA2000® da Índia continuam a quebrar os recordes do setor. Elas estão indicando o caminho em direção ao aumento da penetração do telefone e do acesso à Internet na Índia oferecendo tarifas a preços acessíveis e aparelhos a custo ultra-reduzido. A partir de março de 2007, o número de assinantes CDMA2000 na Índia atingiu 44,5 milhões, mais do que o dobro da base de assinantes registrada no ano passado.

As operadoras CDMA da Índia alcançaram esse marco extraordinário e, ao mesmo tempo, quebraram diversos recordes do setor:

1. As mais baixas tarifas de voz do mundo: as operadoras da Índia começaram a oferecer tarifas a partir de US$0,025 por minuto para serviços de telefonia wireless.
  2. A mais rápida conquista de assinantes do mundo: a Reliance Communications (RCL) vendeu mais de um milhão de telefones em uma semana após a introdução em 2 de maio de 2007 de três telefones CDMA2000 monocromáticos de custo ultra-reduzido com acesso a dados.
  3. O mercado de mais rápido crescimento do mundo: as operadoras da Índia têm lançado serviços 3G CDMA2000 1X mais rápido do que em qualquer outro mercado, ultrapassando a média líquida de 1,7 milhões de assinantes adicionados por mês.
  4. O telefone em cores mais acessível do mundo: a RCL introduziu o telefone sem fio de menor custo do mundo com uma tela em cores, o Classic 631.
  5. Telefones com acesso a dados mais econômicos do mundo: a RCL introduziu três dos telefones móveis de custo mais baixo do mundo com acesso a dados, os modelos Classic 202, 203 e 204.
  6. O primeiro portátil de chip único 3G CDMA do mundo: a Tata Teleservices lançou o primeiro aparelho CDMA2000 do mundo usando uma solução de chip único, MotoFone f3c, para permitir serviços de recursos múltiplos a preços acessíveis.

"O CDG está entusiasmado ao testemunhar a tendência de quebra de recordes que vem ocorrendo na Índia," declarou BV Raman, diretor administrativo do CDG na Índia. "A tecnologia CDMA2000 continua a oferecer uma liderança de dois a três anos de vanguarda comparada a outras tecnologias wireless na prestação de serviços de alta qualidade de voz e dados em alta velocidade. O sucesso do serviço wireless na Índia tornou-se um exemplo importante do potencial da tecnologia CDMA2000 em atender a demanda de mercados emergentes.”

As operadoras CDMA2000 da Índia continuam a expandir seu portfólio de aparelhos de custo muito baixo (VLE), bem como de dispositivos médios e de ponta para atender a demanda de todos os segmentos do mercado. Durante o ano passado, 38 aparelhos CDMA2000 VLE de 13 fornecedores foram introduzidos no mercado altamente competitivo da Índia. Com esse amplo portfólio de diversos fornecedores, a tecnologia CDMA2000 está bem posicionada para prosseguir sua rápida expansão por toda a Índia e também em outros mercados em desenvolvimento.

Enquanto isso, com a oferta de roaming internacional, roaming de padrão múltiplo (CDMA e GSM) e campanhas como "Thank you India" (Obrigado Índia) da Tata Telservices e "Talk in Color" (Fale em cores) da Reliance, foram disponibilizadas para os consumidores opções atraentes para a atualização para cores e dispositivos de múltiplas funções. Tanto a Reliance quanto a Tata Teleservices introduziram o verdadeiro roaming global com seu serviço "One Number One World" (Um número, um mundo) que oferece aos consumidores da Índia roaming contínuo através das redes CDMA e GSM em todo o mundo com um único número de telefone – um serviço não igualado por nenhuma outra provedora wireless da Índia. Além disso, os serviços wireless CDMA2000, Reliance Netconnect e Tata Indicom Plug 2 Surf, são as soluções de preferência para a obtenção de conectividade à Internet contínua e de alta velocidade em toda a vasta região da Índia.

A Índia é o mercado de mais rápido crescimento em serviços wireless do mundo e é também um dos mercados de mais rápido crescimento em serviços CDMA. Em 2006, a CDMA mais que duplicou sua base de assinantes na Índia. Com aproximadamente 45 milhões de assinantes, a Índia é agora o terceiro maior mercado CDMA no mundo; embora, até a primeira metade de 2007, a base de clientes CDMA no país deverá exceder a da Coréia do Sul, passando a Índia para o segundo lugar atrás apenas dos Estados Unidos. A Reliance Communications e a Tata Teleservices estão entre as 10 principais operadoras CDMA2000 do mundo. Com uma teledensidade de somente 18 por cento e uma população rural não-atendida, espera-se que o rápido avanço de CDMA na Índia seja mantido por muitos anos.

Para mais informações sobre CDMA2000, visite o site do CDG em www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 215 operadoras em 95 países, incluindo 70 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 350 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne™ 2G, existem mais de 387 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield), e está sendo instalada nas bandas 450, 700, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Mais de 1700 aparelhos CDMA2000 de mais de 92 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 440 dispositivos 1xEV-DO e 26 Rev A. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne e WorldMode são marcas comerciais registradas do CDMA2000 Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comercias são de propriedade de seus respectivos donos.