CDG Press Releases

OPERADORAS CDMA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE ESTÃO FORNECENDO SERVIÇOS MÓVEIS AVANÇADOS DE BANDA LARGA PARA USUÁRIOS DE TODA A REGIÃO

Operadoras da América Latina e Caribe introduzem a Tecnologia EV-DO Rev. A, a mais avançada solução para dados de banda larga disponível atualmente

CANCUN, México, 15 de maio de 2007 -- Hoje, na Conferência Regional de CDMA 3G da América Latina, o CDMA Development Group (CDG) anunciou que a tecnologia CDMA2000® continua a se expandir e é a líder em tecnologia 3G e de banda larga no Caribe e América Latina (CALA). Existem 43 operadoras comerciais CDMA2000 em 25 países da região e mais 11 estão montando suas redes. Em termos de prestadoras de serviço, a região do Caribe e América Latina é o segundo maior mercado depois da região Ásia Pacífico na prestação de serviços de dados em banda larga EV-DO, com 21 redes ativas e 11 mais sendo implantadas. Há 63 milhões de usuários CDMA2000 no Caribe e América Latina, com 2,6 milhões deles acessando serviços de dados em banda larga e este número vem crescendo rapidamente. As operadoras CDMA2000 estão agora acelerando a introdução de serviços avançados de dados de banda larga capacitados pela tecnologia CDMA2000 1xEV-DO Rev. A. Essa tecnologia foi primeiramente lançada pela Sprint Nextel nos Estados Unidos e em Porto Rico em outubro de 2006 e cerca de 30 operadoras a terão implantado até o início de 2008, 9 das quais na América Latina.

"É com prazer que o CDG assiste a CDMA2000 continuar em sua liderança no fornecimento das mais modernas tecnologias e serviços wireless do setor," declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Como vimos pelo sucesso das operadoras CDMA2000 na América Latina e no Caribe, existem oportunidades e uma demanda crescente por serviços de banda larga 3G na região. Fornecer simplesmente telefones pré-pagos e serviços de mensagens instantâneas provou ser insuficiente para atender a demanda de empresas, pequenos negócios e consumidores da região. A tecnologia CDMA2000 tem um sólido currículo de lucratividade relativo à prestação de uma grande variedade de serviços 3G geradores de receitas em mercados em desenvolvimento."

A Rev. A é a mais avançada tecnologia de banda larga wireless disponível comercialmente nos dias de hoje, oferecendo picos de velocidade de dados em banda larga de 3,1 Mbps no forward link (envio) e 1,8 Mbps no reverse link (recepção), latências de rede substancialmente menores, maior simetria bi-direcional e mecanismos avançados na Qualidade de Serviço (QoS). Através dessas capacitações, as operadoras podem oferecer serviços aperfeiçoados como acesso à Internet por banda larga em tempo real, e-mails com transferência de grandes arquivos (nas duas direções), endereçamento multicasting de multimídia e serviços sensíveis à demora, como voz sobre IP (VoIP), Push-to-Multimedia (PTM), vídeo-conferência, rede social multimídia e jogos 3D elaborados com múltiplos jogadores. As capacidades de transmissão de vídeo da Rev. A também irão ajudar as economias da América do Sul e do Caribe, permitindo medicina remota, aprendizado à distância, segurança pública e serviços de monitoramento baseados em localização.

As operadoras da CALA foram muito bem sucedidas em alavancar seu desempenho e as vantagens do tempo de colocação no mercado com tecnologias CDMA2000 para diferenciar seus serviços, direcionar receitas e conquistar novos mercados. Elas oferecem uma ampla gama de serviços aos consumidores, pequenos negócios e empresas, bem como ao setor público. Exemplos dos serviços CDMA2000 agora disponíveis na América Latina e no Caribe incluem:

• Centennial Puerto Rico – Acesso Móvel em banda larga ("Instant Internet" e "go Broadband") com planos de preço fixo; voz, SMS, MMS e entretenimento multimídia ("em movimento"); e-mail e acesso a informações e telecomunicações em qualquer lugar com acesso à Internet ("Aptus"). www.centennialpr.com
  • IUSACELL, México -- Acesso Móvel em banda larga ("BAM"), escritório móvel ("MovilOffice"), monitoramento em vídeo on-line ("Iusacam"), informações sobre tráfego em vídeo on-line ("TrafiCam"), serviços com base em localização ("UBICACEL"); TV móvel ("IusaTV"), serviços fixos de voz e dados em banda larga wireless para a casa ("BLAST"); MMS; e entretenimento multimídia. www.iusacell.com.mx
  • Movilnet Venezuela -- Acesso Móvel em banda larga ("Aba Movil"); serviços com base em localização ("Donde estas"); MMS; serviços de comunicação,informação e entretenimento (NEO"). www.movilnet.com.ve
  • Teluga, Guatemala – Conectividade de voz e dados em banda larga wireless fixos suburbanos e rurais. www.telgua.com.gt
  • VIVO Brasil – Acesso móvel à Internet ("VIVO Wap"), acesso móvel em banda larga usando 1X ("VIVO Zap") ou usando EV-DO ("VIVO Zap 3G"); música, vídeo, TV, entretenimento ("VIVO Play 3G"); serviços com base em localização ("VIVO Encontra"); escritório móvel; e serviço push-to-talk ("VIVO Direto"). www.vivo.com.br

As operadoras conseguiram uma significativa aceitação e retorno positivo desses serviços. A IUSACELL, por exemplo, registrou uma média de receita por usuário (ARPU)66-126% mais alta e 4,7 a 5,3 vezes mais assinantes pós-pagos do que seus concorrentes no México. A Movilnet na Venezuela informou que no fim do primeiro trimestre de 2007, possuía 529.000 clientes de banda larga, um aumento de 54% em relação ao ano anterior.

As principais operadoras, fornecedores de infra-estrutura e aparelhos, reguladores e analistas estão discutindo o futuro da 3G e da banda larga móvel e os benefícios e o caminho de evolução para a próxima geração de serviços CDMA2000 na 7ª Conferência Regional de CDMA 3G da América Latina, que está sendo realizada no Hotel Meridien em Cancun, no México, nos dias 15 e 16 de maio.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 215 operadoras em 95 países, incluindo 70 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 325 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne™ 2G, existem mais de 375 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield), e está sendo instalada nas bandas 450, 700, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Mais 1.700 aparelhos CDMA2000 de mais de 92 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 440 dispositivos 1xEV-DO e 26 Rev. A. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA).