CDG Press Releases

MAIS DE 250 OPERADORAS EM 105 PAÍSES DO MUNDO ESCOLHERAM CDMA2000

CDMA2000 continua a se expandir rapidamente em todos os mercados e regiões

CANCUN, México, 15 de maio de 2007 -- O CDMA Development Group (CDG) anunciou hoje que 251 operadoras em 105 países em todos os continentes do globo, escolheram as tecnologias CDMA2000® para oferecer serviços 3G, incluindo mais de 100 operadoras que escolheram CDMA2000 nos últimos três anos. Existem atualmente 215 operadoras CDMA2000 oferecendo serviços comerciais 3G e mais 36 irão fazer seu lançamento nos próximos seis meses. A maior parte dessas operadoras está em ritmo acelerado para a introdução de serviços móveis em banda larga CDMA2000 1xEV-DO; 124 operadoras já implantaram ou estão introduzindo EV-DO Rel 0 e 30 operadoras já lançaram ou estão prontas para lançar serviços de dados móveis EV-DO Rev A.

"CDMA2000 é a tecnologia 3G e banda larga móvel mais amplamente difundida em todo o mundo e continua a crescer em mercados desenvolvidos e a se expandir em regiões emergentes," declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Esse extraordinário crescimento cria uma enorme economia de escala, fortalecendo ainda mais o case de negócios para serviços CDMA2000 3G. Com seu sólido desempenho, flexibilidade de rede e aspectos econômicos positivos, a tecnologia CDMA2000 irá continuar a desempenhar um papel de liderança na transição do setor para serviços de dados móveis em banda larga 3G."

A tecnologia CDMA2000 continua a acrescentar novas operadoras nas regiões da Ásia-Pacífico, Caribe e América Latina (CALA) e América do Norte, expandindo-se rapidamente na África, Oriente Médio, Europa Ocidental e Oriental e Rússia.

• A região Ásia-Pacífico possui o maior número de redes CDMA2000 com 69 operadoras em 30 países, seguida pelo Caribe e América Latina com 54 operadoras em 29 países. A África e o Oriente Médio representam a terceira maior região com 52 operadoras em 31 países oferecendo serviços 3G.
  • A maior parte do crescimento em termos de novas operadoras e mercados CDMA2000, no ano passado, veio de mercados em desenvolvimento na África e Oriente Médio, Ásia Central e Sudeste da Ásia, que agora responde por 40 por cento do número total de operadoras CDMA2000 em todo o mundo.
  • A tecnologia CDMA2000 também realizou significativas incursões nos países do norte e leste da Europa, bem como na Rússia. Existem 40 operadoras em 13 países nesta região extremamente competitiva.
  • Em termos de adoção de tecnologias EV-DO, a região Ásia-Pacífico possui o maior número de operadoras, 33 das quais já oferecem ou lançarão em breve serviços comerciais, seguida pelo Caribe e América Latina e África com 31 e 26 operadoras, respectivamente.
  • Desde outubro de 2006, quando a Sprint Nextel lançou Rev A nos Estados Unidos e Porto Rico, a tecnologia foi adotada por operadoras de todos os continentes, nos mercados desenvolvidos e em desenvolvimento.

Hoje existem 7 redes Rev A funcionando comercialmente na América do Norte, Ásia, América Latina, Caribe e África. Mais de 23 operadoras estão implantando redes Rev A, 6 delas são da região da África e Oriente Médio, comprovando o forte case de negócios da Rev A para mercados em desenvolvimento.

Mais informações sobre implantações de CDMA2000 podem ser encontradas em http://www.cdg.org/technology/cdma_technology/cdma_stats.asp.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 215 operadoras em 95 países, incluindo 70 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 325 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne™ 2G, existem mais de 375 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield), e está sendo instalada nas bandas 450, 700, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Mais de 1700 aparelhos CDMA2000 de mais de 92 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 440 dispositivos 1xEV-DO e 26 Rev A. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA).