CDG Press Releases

CDG APLAUDE A ALOCAÇÃO DO ESPECTRO DE 800 MHZ PARA OPERADORAS CDMA DA ÁFRICA DO SUL

Neotel e Thinta Thinta irão introduzir Serviços de Telefonia e Dados de Banda Larga 3G CDMA2000

COSTA MESA, Califórnia, 8 de maio de 2007 -- O CDMA Development Group (CDG) parabeniza hoje a Independent Communications Authority (Departamento de Comunicações) da África do Sul (ICASA) pela alocação de espectro na freqüência de banda de 800 MHz para a Neotel e a Thinta Thinta. A Neotel irá se tornar a primeira operadora fixa CDMA wireless a oferecer telefonia e serviços de dados em banda larga 3G aos mais de 47 milhões de cidadãos da África do Sul em todo o país a preços acessíveis. A Thinta Thinta, a primeira provedora de serviços CDMA a receber uma Licença para Área Sub-atendida (USAL), irá fornecer serviços avançados 3G similares dentro da Província Kwa Zulu-Natal. Com essas alocações de espectro, a Neotel e a Thinta Thinta irão se juntar às 207 operadoras CDMA2000® que atualmente oferecem serviços 3G CDMA econômicos a mais de 325 milhões de assinantes em todo o mundo. Hoje, existem 34 operadoras CDMA em 22 países africanos que estão fornecendo telefonia e acesso à Internet de alta velocidade a custos reduzidos a milhões de pessoas que vivem dentro das áreas urbanas densamente povoadas e nas remotas áreas rurais esparsamente povoadas e mal atendidas da região.

"A alocação da banda de 800 MHz terá um impacto positivo significativo nos negócios de telecomunicação na África do Sul e em todo continente africano”, declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "A utilização de CDMA2000 no espectro de 800 MHz irá levar a grandes melhorias no desempenho, resultados econômicos e qualidade na prestação de serviços de telefonia sem fio e dados em banda larga. A tecnologia CDMA2000 se tornou o padrão global para serviços fixos, WLL e de mobilidade limitada, com mais de 140 destas redes em operação em todo o mundo. Ficou comprovado que é a solução 3G mais econômica para o fornecimento de serviços de alta qualidade de voz e dados. Cumprimentamos a ICASA, a Neotel e a Thinta Thinta pelos papéis desempenhados para a expansão dos setores de telecomunicações e economia na África do Sul."

CDMA2000 é uma tecnologia de classe mundial, ideal para o desenvolvimento em países como a África do Sul, devido ao seu ecossistema maduro, eficiência espectral, flexibilidade de implantação de redes, custo total de propriedade e economias de escala. Do ponto de vista econômico, a CDMA2000 habilita um conjunto completo de serviços de telecomunicação geradores de receitas que permitem às operadoras gerar lucros em mercados de baixo poder aquisitivo. Algumas das vantagens de CDMA2000 para o desenvolvimento de mercados são:

• Qualidade de voz superior: CDMA2000 1X oferece melhor clareza de voz, capacidade de voz e desempenho de qualidade nas chamadas do que qualquer outra tecnologia wireless. Isso permite às operadores prestarem serviços a mais usuários com melhor qualidade utilizando menos recursos de rede, reduzindo significativamente deste modo o custo total de implantação e manutenção da rede. A qualidade superior das chamadas com CDMA2000 assegura menos chamadas desligadas/desconectadas, menos estática e interferência, menos falhas nas conexões na primeira tentativa e distorção e eco reduzidos.
  • Conectividade em banda larga de alta velocidade: CDMA2000 1X e 1xEV-DO Proporcionam acesso seguro à Internet de alta velocidade e serviços de dados em banda larga, capacitando as operadoras a oferecer de forma mais econômica uma ampla variedade de aplicações geradoras de receita de dados em banda larga e baixa latência aos usuários domésticos, governo, setor de educação, pequenos negócios e empresas, especialmente em áreas remotas de difícil acesso. EV-DO Rev. A permite médias de transmissão de dados de 600-1400 kbps no forward link (envio) e 350-500 kbps no reverse link (recepção) em grandes áreas de cobertura, oferecendo velocidades significativamente mais altas e melhor experiência do usuário do que a maioria das outras tecnologias emergentes do mercado.
  • Serviços com base em IP: Com a tecnologia EV-DO Rev. A, operadoras emergentes no mercado podem sobrepujar outras tecnologias na migração para a próxima geração de serviços de voz e dados em banda larga all-IP, como VoIP, multimídia em tempo real e acesso à Internet em banda larga, comparável, ou melhor, do que conexões DSL e cabo. Essas características avançadas tornam a Rev. A ideal para acessar a Internet e permitir aplicações sensíveis à demora e predominantemente de banda larga, como enviar emails com grandes anexos, mensagens instantâneas de multimídia elaboradas, vídeo de transmissão contínua de webcam, push-to-talk, televisão, rádio, transmissão de notícias, aprendizado à distância e telemedicina.
  • Aparelhos de custo acessível: Existe uma grande variedade de escolha de aparelhos de custo acessível variando de telefones de menos de US$35 até notebooks PC com EV-DO com conectividade em banda larga. A maturidade de CDMA2000 e as substanciais economias de escala globais permitem a disponibilização de dispositivos a custo reduzido.

"CDMA é a primeira opção em tecnologia para operadoras de todo o mundo”, disse Ajay Pandey, diretor administrativo da Neotel. "Estamos muito satisfeitos por receber a designação para o espectro de 800 MHz e esperamos implantar uma variedade de telefonia e serviços de dados em banda larga para os cidadãos da África do Sul até a metade do ano. Pela primeira vez, eles poderão experimentar o valor da comunicação por voz límpida e cristalina e os verdadeiros serviços de acesso por banda larga.”

"Estamos ansiosos para usar a tecnologia CDMA2000 na banda de freqüência de 800 MHz para satisfazer a demanda reprimida de telefones e acesso à Internet por banda larga das áreas rurais mal atendidas da Província de Kwa Zulu-Natal," comentou Sbonelo Mvuyana, presidente executivo da Thinta Thinta. "O aspecto econômico favorável da tecnologia e seu ecossistema maduro nos permite criar um próspero caso de negócio que irá transpor a fronteira digital e fortalecer a economia da região.”

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 207 operadoras em 90 países, incluindo 57 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 325 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne™ 2G, existem mais de 375 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield), e está sendo instalada nas faixas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.650 aparelhos CDMA2000 de mais de 90 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 450 dispositivos 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número +1-714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos