IMPLANTAÇÕES DE CDMA2000 1XEV-DO REV. A SE EXPANDEM EM TODO O MUNDO

1xEV-DO Rev. A é a primeira rede baseada em IP, de baixa latência, banda larga avançada, VoIP e rede multicast a ser implantada comercialmente

ORLANDO, Flórida, 27 de março de 2007 -- CTIA WIRELESS 2007 -- O CDMA Development Group (CDG) anunciou hoje que 21 operadoras em 18 países da África, Ásia, Europa, América do Norte, América Latina e região do Caribe estão implantando a tecnologia CDMA2000® 1xEV-DO REV.A. Desde o primeiro lançamento comercial realizado pela Sprint-Nextel nos EUA em outubro de 2006, já existem agora cinco redes Rev. A em operação, implantadas pela KDDI (Japão), Sprint-Nextel (EUA e Porto Rico), TNZ (Nova Zelândia) e Verizon Wireless (EUA). Outras 16 redes Rev. A em mais 14 países se encontram em vários estágios de implantação. Para dar suporte a esses lançamentos, mais de 20 dispositivos Rev. A se encontram disponíveis nesse momento para uso comercial, incluindo PC cards, cartões PCexpress incorporados em notebooks PC, modems USB, gateways de banda larga, roteadores Wi-Fi e aparelhos móveis. Várias outras ofertas de produtos serão apresentadas em breve por mais de uma dezena de fornecedores.

"Existem grandes oportunidades por trás da Rev. A. Seis meses após a primeira implantação, a tecnologia tem se expandido em mercados desenvolvidos e também em mercados em desenvolvimento. Nos próximos meses, redes Rev. A estarão disponíveis para milhões de pessoas em diversos mercados, como EUA, Canadá, Japão, Coréia do Sul, Nova Zelândia, Tanzânia, Mongólia e o Caribe”, declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Essas operadoras estão na vanguarda para a transmissão de uma experiência nova e completa em termos de banda larga móvel voltada para seus clientes, enquanto outros concorrentes, usando outras tecnologias de banda larga sem fio, não podem alcançar neste momento."

Rev. A é a mais avançada tecnologia de banda larga sem fio comercialmente disponível nos dias de hoje, fornecendo picos de velocidade de dados de banda larga de até 3,1 Mbps no link direto e 1,8 Mbps no link reverso, latências de rede mais baixas, maior simetria bi-direcional e mecanismos avançados de Qualidade de Serviço (QoS). Com esses recursos as operadoras podem oferecer serviços aprimorados para geração de receitas, como acesso à Internet por banda larga em tempo real, e-mails com transferência de grandes arquivos (em ambas as direções), multimídia multicast, serviços sensíveis à demora como voz sobre IP (VoIP), Push-to-Multimídia (PTM), vídeo conferência, redes multimídias sociais e sofisticados jogos em 3D para vários jogadores. Redes Rev. A baseadas em IP também proporcionam às operadoras a flexibilidade de serviços adicionais e maior eficiência de banda larga, o que pode ser traduzido em maior controle e substancial economia de custos – cerca de 30% do custo total de propriedade de uma operadora.

A Rev. A vem causando um forte impacto no mercado mundial e, com tempo médio de processamento de dados de 600-1400 kbps no link direto e 350-500 kbps no link reverso, ela oferece velocidades significativamente mais altas e uma melhor experiência para o usuário do que quaisquer outras tecnologias de banda larga sem fio. Em termos práticos, os clientes Rev. A podem agora fazer o download de anexos de e-mail de 1 MB -- o equivalente a uma pequena apresentação de PowerPoint ou um grande arquivo em PDF – em menos de 15 segundos e fazer o upload de um arquivo do mesmo tamanho em menos de 25 segundos.

Para as operadoras CDMA2000 1xEV-DO a implantação da Rev. A representa uma simples atualização das suas redes já existentes. Isso preserva seus investimentos anteriores, já que as redes Rev. A usam os elementos essenciais de rede já existentes e suportam as aplicações e dispositivos 1xEV-DO Rel 0 atuais. Além disso, os dispositivos Rev. A mais modernos são compatíveis com versões anteriores dos sistemas CDMA2000 1X e cdmaOne(tm). A Rev. A se adapta perfeitamente aos mercados desenvolvidos e emergentes, devido à sua eficiência espectral e funcionalidade aperfeiçoada de rede com base em IP que proporciona acesso mais rápido à Internet em comparação a DSL e permite às operadoras oferecer VoIP, conteúdo de televisão multicast e um grande número de outros serviços de banda larga móvel de próxima geração -- o quadruple play.

As operadoras a seguir já lançaram ou estão planejando o lançamento comercial da Rev. A nos próximos seis meses:

Operator Region Launch Status
Telesystems of Ukraine Ukraine To be launched
Telus Canada To be launched
Verizon Wireless U.S. Commercial

Nota: Nesta lista nem todas estão incluídas. Existem outras operadoras que tencionam implantar a Rev. A comercialmente, mas não tornaram públicos os seus planos.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 194 operadoras em 84 países, incluindo 57 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 325 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne™ 2G, existem mais de 375 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield), e está sendo instalada nas bandas 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.600 aparelhos CDMA2000 de mais de 90 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 400 dispositivos 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG no endereço www.cdg.org

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA).