CDG Press Releases

AUMENTA A PRESENÇA DA TECNOLOGIA CDMA2000 NO SUL DA ÁSIA – A REGIÃO DO MUNDO COM O MAIS RÁPIDO CRESCIMENTO DE SERVIÇOS WIRELESS

A base de assinantes CDMA2000 na região praticamente dobrou no ano passado

COSTA MESA, Califórnia, 22 de março de 2007 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que a tecnologia CDMA2000® vem apresentando um substancial crescimento na base de assinantes em todo o sul da Ásia, praticamente dobrando a base de assinantes na região, passando de 23 milhões em 2005 para 45 milhões no final de 2006. Vinte e seis operadoras no Afeganistão, Bangladesh, Índia, Nepal, Paquistão e Sri Lanka escolheram a tecnologia CDMA2000 para oferecer acesso a serviços de voz e de dados em banda larga a preços acessíveis, para usuários em áreas urbanas como também em áreas rurais remotas. CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida nesses mercados, permitindo às operadoras oferecerem telefone e acesso à Internet universal, diferenciando-se por seus serviços de dados populares geradores de receitas, como tons de chamada, e-mail, transmissão diária de informações e download de músicas étnicas.

"O CDG tem grande satisfação em informar o enorme crescimento do número de assinantes CDMA e a expansão da sua presença no sul da Ásia”, declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Cada vez mais as operadoras do sul da Ásia reconhecem que a tecnologia CDMA2000 é a melhor opção para preencher a lacuna digital em sua região, por oferecer serviços avançados de telecomunicação a milhões de pessoas e ainda possibilitar um retorno vantajoso de seus investimentos."

Mais de 1,6 bilhões de pessoas vivem no sul da Ásia – cerca de um quinto de toda população mundial – no entanto poucas pessoas atualmente têm acesso a serviços de telecomunicação. No Afeganistão, somente 4,35% de sua população possui um telefone e 0,1% usa a Internet, de acordo com relatório da International Telecommunication Union (ITU). Na Índia e Paquistão, a relação número de habitantes/linha de telefone é ligeiramente superior a 11% e 5 a 6% da população têm acesso à Internet. A tecnologia CDMA2000 provou se adaptar perfeitamente às necessidades dos mercados emergentes. Ela oferece capacidade de rede aprimorada para atender à demanda crescente por serviços de voz e dados por banda larga de alta velocidade, incluindo acesso à Internet, com custo mais baixo e melhor qualidade de serviços do que os sistemas 2G.

O crescimento das implantações e do número de assinantes de operadoras CDMA2000 no sul da Ásia apresenta um ritmo acelerado. Vinte e seis operadoras possuem redes CDMA2000 1X funcionando comercialmente ou em fase adiantada de implantação e sete dessas operadoras estão implantando sistemas 1xEV-DO para oferecer acesso à Internet em banda larga. A Índia é o mercado maior e de mais rápido crescimento para serviços CDMA2000 na região, com 6 operadoras e mais de 47 milhões de usuários até o final de fevereiro de 2007. A Índia é também agora o segundo maior mercado CDMA do mundo, ultrapassado apenas pelos Estados Unidos.

A disponibilidade de aparelhos de baixo preço é um requisito fundamental para o mercado do sul da Ásia. Pelos menos dois fornecedores oferecem atualmente telefones 3G CDMA2000 por menos de USD$30 e outros cinco fornecedores estão oferecendo aparelhos por menos de USD$40. No total, existem mais de dez modelos de aparelhos CDMA2000 oferecidos por sete fornecedores abaixo de USD$40. Em 2007, outros 30 projetos de aparelhos celulares CDMA2000 com custo extremamente baixo deverão estar disponíveis comercialmente lançados por mais de quinze fornecedores.

A seguir uma relação das operadoras CDMA no sul da Ásia que já implantaram comercialmente ou estão planejando implantar serviços CDMA2000 dentro dos próximos seis meses:

Country Operator Network
Afghanistan Afghan Telecom Limited 1X (Commercial)
Afghanistan Wassel Telecom 1X (To Launch)
Bangladesh Dhaka Telephone Company Ltd. 1X (Commercial)
Bangladesh Jalalabad Telecom Ltd. 1X (Commercial)
Bangladesh National TeleCom Ltd. (NTC) 1X (To Launch)
EV-DO (To Launch)
Bangladesh Onetel Communications Ltd. 1X (Commercial)
Bangladesh Pacific Bangladesh Telecom Ltd. (PBTL), (CityCell) cdmaOne (Commercial)
1X (Commercial)
EV-DO (To Launch)
Bangladesh RanksTel 1X (Commercial)
Bangladesh Tele Barta Ltd. 1X (Commercial)
EV-DO (To Launch)
India Bharat Sanchar Nigam Limited (BSNL) 1X (Commercial)
India HFCL Infotel Limited 1X (Commercial)
India Mahangar Telephone Nigam Limited (MTNL) 1X (Commercial)
India Reliance Communications 1X (Commercial)
India Shyam Telelink Limited 1X (Commercial)
India Tata Teleservices Ltd. 1X (Commercial)
Nepal Nepal Telecom 1X (Commercial)
EV-DO (To Launch)
Nepal United Telecom Limited (UTL) 1X (Commercial)
Pakistan DVCOM 1X (To Launch)
EV-DO (To Launch)
Pakistan Great Bear International Services (Diallog) 1X (Commercial)
EV-DO (To Launch)
Pakistan Pakistan Telecommunication Company Ltd. (PTCL) – Etisalat 1X (Commercial)
EV-DO (To Launch)
Pakistan TeleCard Ltd. 1X (Commercial)
Pakistan Worldcall 1X (Commercial)
Sri Lanka Lanka Bell 1X (Commercial)
Sri Lanka Sri Lanka Telecom (SLT) 1X (Commercial)
Sri Lanka Suntel 1X (Commercial)
Sri Lanka TriTel Services (Pvt) Ltd. 1X (Commercial)

Mais informações sobre CDMA2000 estão disponíveis no site do CDG no endereço www.cdg.org.

Sobre CDMA
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 194 operadoras em 84 países, incluindo 57 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 350 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne™ 2G, existem mais de 375 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield), e está sendo instalada nas bandas 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.600 aparelhos CDMA2000 de mais de 90 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 400 dispositivos 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG no endereço www.cdg.org

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). CDMA450 é uma marca comercial registrada da TIA-USA. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.