O SETOR DE CDMA REGISTRA IMPORTANTES CONQUISTAS EM 2006

Aumento Substancial de Assinantes, Expansão Global, Inovações Tecnológicas -- CDMA2000 Lidera em 3G

COSTA MESA, Califórnia, 12 de março de 2007 -- O CDMA Development Group (CDG) anunciou hoje que o setor de CDMA continua a manter sua liderança em 3G, atingindo vários marcos importantes em 2006, incluindo um substancial aumento do número de assinantes, tendo testemunhado ainda uma crescente demanda por serviços de banda larga sem fio.

• Com 100 milhões de novos assinantes em 2006, o número de usuários de CDMA cresceu a uma taxa anual de 24 por cento, alcançando um total de 373,5 milhões de assinantes cdmaOne™ e CDMA2000® em todo o mundo.
  • Cerca de 190 milhões de aparelhos foram vendidos em 2006, 28% com recursos de banda larga 1xEV-DO.
  • A demanda por assinaturas em banda larga móvel para CDMA2000 1xEV-DO cresceu enormemente, com mais de 30 milhões de novas adesões em 2006 e a tecnologia 1xEV-DO conta agora com 55 milhões de usuários globais, comparados aos 24,4 milhões em 2005.
  • As quatro primeiras redes mundiais CDMA2000 1xEV-DO Revision A (Rev. A) foram lançadas no quarto trimestre de 2006, cumprindo a promessa de acesso em banda larga de alta velocidade nas duas direções e latências significativamente mais baixas.

"As operadoras CDMA2000 continuam a liderar a distribuição de serviços 3G avançados”, declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Com a implantação de Rev. A chegando e de Ultra Mobile Broadband(tm) (UMB)aparecendo no horizonte, podemos esperar que essa tendência de crescimento continue. As operadoras CDMA2000 têm se beneficiado das inovações tecnológicas e da liderança do mercado, e estão em posição excepcional para colher as recompensas por capacitar uma experiência real de banda larga móvel".

A migração para 3G tem sido liderada pelo setor CDMA com um número crescente de operadoras que atendem agora cerca de 70% de todos os assinantes 3G globais.

• Mais de 230 operadoras em mais de 100 países implantaram ou estão planejando implantar a tecnologia CDMA2000; 192 operadoras em 82 países já operam comercialmente.
    • Cerca de 50% dessas operadoras já implantaram ou estão planejando implantar serviços de banda larga sem fio usando CDMA2000 1xEV-DO.
    • Cerca de 103 dessas operadoras implantaram ou estão empenhadas em implantar serviços 3G usando a tecnologia CDMA450.
    • Cerca de 40 operadoras GSM optaram por implantar a tecnologia CDMA2000 3G.

A procura por serviços de dados sem fio possibilitados pela tecnologia EV-DO é motivada por mensagens multimídia, jogos, entretenimento, personalização, serviços empresariais e outros serviços de dados avançados sem fio. Essa procura é responsável pelo crescente aumento da receita das operadoras.

• Para a maior parte das operadoras líderes que utilizam a tecnologia CDMA2000, dados móveis (incluindo SMS) respondem agora por mais de 15% de sua receita média mensal.
    • A Sprint Nextel, Verizon Wireless e Telecom New Zealand registraram uma quebra de recordes, um crescimento de dois dígitos na receita de dados sem fio, de 66%, 63%, e 34,2%, respectivamente.
    • Na Coréia, a SK Telecom continuou a se beneficiar de um crescimento na receita média por usuário (ARPU) de 11% em comparação a 2005.
    • No Japão, a KDDI informou um aumento de 7,4% nas receitas de dados, atingindo US$28,30 por usuário por mês em seus serviços de dados de banda larga EV-DO (WIN), o que contribuiu para um aumento de 30% na receita total da KDDI.

O setor CDMA introduziu uma grande variedade de dispositivos CDMA2000 em 2006 e levou os custos dos aparelhos 3G para menos de US$30, através de iniciativas como a Global Handset Requirements para CDMA (GHRC).

• Mais de 600 aparelhos CDMA2000 foram disponibilizados comercialmente em 2006, aumentando o total para 1.600, incluindo 400 aparelhos 1xEV-DO, 25 WorldMode(tm) e 18 EV-DO Rev. A.
  • Mais de 25 notebooks habilitados para EV-DO foram introduzidos pela Dell, HP, Itronix, Lenovo, Panasonic, Sony e Toshiba.
  • O setor apresentou aparelhos 3G CDMA2000 1X com custo de venda no atacado inferior a US$30 no altamente competitivo mercado da Índia e ofereceu mais de 30 modelos de aparelhos, de 12 fornecedores diferentes, às operadoras de todos os continentes, por menos de US$50.

Mais informações sobre CDMA2000 estão disponíveis no site www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 192 operadoras em 82 países, incluindo 57 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 350 milhões de assinantes. Contando com os assinantes 2G cdmaOne™, existem mais de 375 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield), e está sendo instalada nas bandas 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.600 aparelhos CDMA2000 de mais de 90 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 400 dispositivos 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Ultra Mobile Broadband e UMB são marcas comerciais e de serviços de propriedade do CDMA Development Group Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.