CDG Press Releases

OPERADORAS CDMA2000 PRESTARAM SERVIçOS 3G A MAIS DE 350 MILHõES DE ASSINANTES EM TODO O MUNDO NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2007

A base de assinantes de CDMA2000 1xEV-DO mais que dobrou no ano passado, ultrapassando 65 milhões de assinantes de banda larga wireless globalmente

COSTA MESA, Califórnia, 4 de Junho de 2007 -- O CDMA Development Group (CDG) anunciou hoje que a tecnologia CDMA2000(r) foi além dos 350 milhões de assinantes 3G no fim do primeiro trimestre de 2007. Incluindo os assinantes cdmaOne(tm) 2G, existem agora mais de 387 milhões de assinantes CDMA no mundo. O CDG também anunciou que a base de assinantes EV-DO mais que dobrou no ano passado atingindo mais de 65 milhões de assinantes wireless de banda larga. A migração de 2G para 3G está acontecendo rapidamente, com 217 operadoras CDMA2000 em 95 países oferecendo serviços 3G na maioria dos principais centros urbanos e mercados emergentes. A comercialização de mais de 30 milhões de aparelhos CDMA2000 por trimestre vem criando significativas economias de escala.

"CDMA2000 alcançou uma massa crítica em termos de economias de escopo e de escala”, declarou Joe Lawrence, vice-presidente de marketing do CDG. "O valor econômico comprovado e a flexibilidade da CDMA2000 a torna a “primeira opção em tecnologia” para atender as variadas necessidades dos assinantes de maior poder aquisitivo em áreas urbanas densamente povoadas, bem como as necessidades básicas de usuários com baixo poder aquisitivo em áreas rurais esparsamente povoadas."

Nos primeiros três meses de 2007, as operadoras CDMA2000 acrescentaram mais de 25 milhões de assinantes às suas redes, acumulando em sua base de usuários cerca de 351 milhões de usuários em todo o mundo. CDMA2000 continua a crescer à razão de 100 milhões de novos usuários por ano, acrescentando quase o dobro do número de usuários WCDMA. O crescimento da tecnologia CDMA2000 permanece sendo impulsionado por sua superior qualidade de voz, alta velocidade no acesso de banda larga, custo total de propriedade de rede mais baixo e a crescente disponibilidade e viabilidade financeira de aparelhos e serviços.

Destaques do crescimento de assinantes CDMA2000 por região:

• 50% de crescimento anual na China e na Índia, os dois maiores mercados wireless do mundo: de março de 2006 a março de 2007, mais de 46 milhões de novos assinantes CDMA2000 foram adicionados na região Ásia Pacífico, com a maior parte do crescimento vindo da China e da Índia, onde 33 milhões de novos usuários foram acrescentados.
  • 83% de crescimento anual torna a América Latina e o Caribe a região de mais rápido crescimento: no fim do primeiro trimestre de 2007, havia 63 milhões de assinantes CDMA2000 na América Latina e no Caribe, incluindo 2,6 milhões de usuários EV-DO. Nos quatro anos desde a primeira implantação, a tecnologia CDMA2000 capturou 20% da fatia do mercado e é a segunda maior tecnologia na região.
  • A tecnologia CDMA2000 domina na América do Norte (EUA e Canadá) com 118 milhões de assinantes -- 46% de participação no mercado: o crescimento de assinantes CDMA2000 na América do Norte durante o primeiro trimestre de 2007 atingiu uma taxa de 20 por cento ao ano.
  • Os mercados em desenvolvimento são responsáveis por 164 milhões, ou 47% do mercado de CDMA2000: os mercados rurais estão representando um papel cada vez maior no crescimento da tecnologia CDMA2000, na América Latina, Ásia Central e do Sul, Oriente Médio e África. CDMA2000 se tornou a tecnologia de preferência nesses mercados emergentes devido ao seu valor econômico.

O CDG também relatou que a adoção de CDMA2000 1xEV-DO ultrapassou as expectativas do setor. Existem agora 65 milhões de usuários 1xEV-DO no mundo, representando um aumento surpreendente de mais de 35 milhões de assinantes no ano passado. A esta taxa, o número de assinantes 1xEV-DO deverá ultrapassar o marco de 100 milhões de usuários até o fim do ano.

Os dados acima demonstram como o setor está rapidamente migrando para 3G. No fim do primeiro trimestre de 2006, havia 466 milhões de assinantes 3G (CDMA2000 e WCDMA), 155 milhões dos quais foram adicionados no ano passado. Agora a 3G é responsável por mais de 16% dos assinantes globais e a caminho de atingir 1,2 bilhões de usuários, ou 41% do mercado, até 2010. A tecnologia CDMA2000 está liderando essa migração de 2G para 3G; representando 73% do mercado total de 3G. Cerca de 91% de toda a base de assinantes 2G e 3G CDMA utiliza serviços 3G CDMA2000, indicando que o setor de CDMA está quase concluindo sua migração para 3G.

Mais informações sobre CDMA2000 estão disponíveis em www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 217 operadoras em 95 países, incluindo 72 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 350 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne™ 2G, há mais de 387 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras em mercados desenvolvidos e emergentes, e está sendo instalada nas bandas 450, 700, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Mais de 1700 aparelhos CDMA2000 de mais de 92 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 440 dispositivos 1xEV-DO e 26 Rev A. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA).