SERVIÇOS AVANÇADOS 3G CONTINUAM A AUMENTAR A RECEITA COM DADOS, FORTALECER A RECEITA COM VOZ E REDUZIR A ROTATIVIDADE

Até 2010, a grande maioria de usuários de banda larga móvel no mundo estará usando CDMA 3G

COSTA MESA, Califórnia, 20 de fevereiro de 2007 -- O CDMA Development Group (CDG) anunciou hoje que as operadoras 3G que implantaram a tecnologia CDMA2000® 1xEV-DO estão introduzindo aplicativos móveis inovadores, enquanto colhem os benefícios do acréscimo das receitas com dados e voz, aumento na satisfação e lealdade do cliente e redução da rotatividade. Para a maioria das operadoras CDMA2000 líderes, os dados móveis (incluindo SMS) agora são responsáveis por 15% ou mais de sua receita total mensal.

"As comunicações móveis entraram em outra fase de sua evolução, onde as receitas e a competitividade das operadoras são determinadas pela amplitude e qualidade dos serviços de dados que oferecem”, declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "A vantagem do tempo de colocação no mercado no caminho evolutivo da tecnologia CDMA2000 está permitindo às operadoras direcionar esta tendência e aumentar seus negócios oferecendo uma grande variedade de serviços populares. A adoção desses serviços permitiu aos clientes empresariais e consumidores testemunharem uma melhoria substancial na produtividade e no estilo de vida."

Os assinantes estão se tornando mais dependentes dos avanços da tecnologia, como conteúdo de vídeo, download de músicas, mensagens multimídia e TV móvel. As operadoras CDMA2000 testemunham uma demanda crescente por esses serviços. Por exemplo, no quarto trimestre de 2006, US$ 1,4 bilhões ou aproximadamente 16% das receitas totais em serviços wireless da Verizon Wireless vieram de serviços de dados, 63% maior em comparação ao o ano anterior. Do mesmo modo, no terceiro trimestre de 2006, a Sprint Nextel registrou um aumento recorde de US$7,80 por usuário por serviços de dados. No mesmo trimestre, a Telecom New Zealand aumentou sua receita com dados móveis em 34,2% para NZ51 (US$34,2) milhões, impulsionada pela oferta de serviços como push-to-talk, mensagens multimídia, ID de música, sons do autor da chamada e tons de chamada. Na Coréia, aproximadamente 6 entre 10 pessoas utilizam serviços de dados móveis quase diariamente e a SK Telecom registra que mais de 26% de suas receitas totais mensais advêm de serviços de dados, mais de três quartos das quais vindas de serviços não-SMS. No Japão, a KDDI registrou uma media de US$28,30 por usuário por mês para seus serviços móveis de dados EV-DO (WIN), contribuindo com 30% de suas receitas totais. Quase 78% dos usuários de EV-DO da KDDI inscreveram-se em planos de tarifas básicas simplificadas, que são muito populares para aqueles assinantes que mudaram para a KDDI após a Portabilidade de Número de Aparelho Móvel (MNP) ter sido introduzida.

Desde 1999, as operadoras CDMA introduziram muitas inovações rentáveis em aplicações como serviços de localização, vídeo sob pedido, casa digital e rede de comunicação social. Mais exemplos de aplicações inovadoras introduzidas pelas operadoras CDMA podem ser encontrados no seguinte site na Internet:

De acordo com relatório recente da Strategy Analytics chamado, "Beyond 3G: Looking for True Mobile Broadband," (Além da 3G: Procurando a Real Banda Larga Móvel) até 2010 a grande maioria, ou 94%, dos 518 milhões de usuários esperados de banda larga móvel no mundo estarão usando variações de tecnologias existentes, como CDMA2000 1xEV-DO e HSPA. Todas as outras tecnologias de banda larga alternativas devem ser sobrepujadas por essas duas soluções dominantes em futuro próximo.

Para mais informações, visite: www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 190 operadoras em 84 países, incluindo 54 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 300 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne™ 2G, existem mais de 350 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield), e está sendo instalada nas bandas 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.500 aparelhos CDMA2000 de mais de 90 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 390 dispositivos 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.