SETOR CDMA OFERECE PORTÁTEIS 3G QUE CUSTAM MENOS DE 35 DÓLARES

Iniciativas de Redução de Custo Continuam a Reduzir o Preço de Aparelhos 3G Básicos

COSTA MESA, Califórnia, 7 de fevereiro de2007 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que pelo menos dois fornecedores de dispositivos móveis de custo ultrabaixo estão oferecendo atualmente telefones CDMA2000(r) 3G por menos de 35 dólares para portadoras selecionadas e outros cinco fornecedores estão oferecendo portáteis CDMA2000 por menos de US$40. No total, há mais de dez modelos de aparelhos CDMA2000 oferecidos por sete fornecedores por menos de US$40 para prestadoras de serviço na África, China, Ásia Central, América Latina, Sudeste da Ásia e Índia. Em 2007, espera-se que outros 30 modelos de aparelhos móveis CDMA2000 de custo ultrabaixo, de mais de quinze fornecedores, sejam disponibilizados comercialmente.

Através de iniciativas de redução de custos como a Global Handset Requirements for CDMA (GHRC) e CDMA Certification Forum (CCF) do CDG e iniciativas lideradas por portadoras para a agregação de aparelhos, o setor CDMA manteve e acelerou sua liderança na oferta de portáteis 3G, fornecendo acesso, a um custo razoável, à telefonia, Internet e serviços e ainda aplicativos populares de valor agregado.

"Nossa meta é continuar a trabalhar com os membros do CDG para assegurar que os aparelhos sejam disponibilizados para todos os segmentos do mercado e, ao mesmo tempo, apoiar um eco-sistema saudável e oferecer uma ampla seleção de serviços de voz e dados 3G que os assinantes de CDMA2000 esperam”, disse Perry LaForge, diretor executivo do CDG.

A tecnologia CDMA2000 provou ser a solução ideal para fornecer telecomunicações wireless confiáveis e acessíveis para áreas urbanas densamente povoadas, bem como para comunidades rurais pequenas e esparsamente povoadas, onde o poder de compra é limitado. Atualmente, mais de 300 milhões de pessoas usam aparelhos CDMA2000 que permitem comunicação clara e cristalina, acesso rápido à Internet, maiores taxas de chamadas completadas e menos chamadas perdidas.

A iniciativa GHRC do CDG desenvolve um conjunto comum de requisitos para o aparelho CDMA2000 usados pelas prestadoras de serviço 3G para gerar economias de escala através da compra de dispositivos em conjunto. A iniciativa CCF padroniza e simplifica o processo de testes e certificação para que os aparelhos CDMA2000 possam ser entregues mais rápido, com maior cobertura de testes e mais economia. Com o sucesso continuado das iniciativas GHRC, CCF e da agregação de dispositivos das operadoras CDMA, o CDG e as empresas membro poderão oferecer uma seleção mais ampla de aparelhos de custo ultrabaixo com mais serviços de valor agregado do que outros padrões concorrentes. Essas iniciativas de participação conjunta estão permitindo às operadoras CDMA2000 oferecer a seus clientes uma seleção mais competitiva de produtos e serviços e, ao mesmo tempo, aumentar a economia em seus negócios.

Mais informações sobre os aparelhos CDMA2000 estão disponíveis no site www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 190 operadoras em 81 países, incluindo 54 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 300 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne™ 2G, existem mais de 350 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield), e está sendo instalada nas bandas 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.500 aparelhos CDMA2000 de mais de 90 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 390 dispositivos 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.