SETOR CDMA CONTINUA A REDUZIR OS PREÇOS DE APARELHOS CDMA

Aparelhos 3G CDMA2000 alcançaram paridade de preços com aparelhos 2G

COSTA MESA, Califórnia, 30 de abril de 2007 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que os preços no atacado para aparelhos básicos CDMA2000® continuam a declinar rapidamente -- com base em iniciativas do setor CDMA, economias de escala e aumento na concorrência -- à medida que mais fornecedores de aparelhos básicos entram no mercado. No ano passado, cerca de 35 aparelhos CDMA2000 abaixo de US$50 foram introduzidos no mercado da Índia por 12 fornecedores.

Em seu último relatório sobre aparelhos VLE (de preços muito baixos) na Índia, datado de 6 de abril de 2007, o Yankee Group declara que no quarto trimestre de 2006, havia 17 modelos CDMA2000 abaixo de US$50, disponíveis comercialmente, de nove fabricantes de aparelhos, incluindo dois aparelhos oferecidos por menos de US$30. O relatório aponta também que o preço de venda médio (ASP) para aparelhos CDMA2000 abaixo de US$50 caiu para US$39,29, e o diferencial entre aparelhos 3G CDMA2000 e 2G GSM básicos na Índia foi reduzido em alguns dólares. Ainda assim, ao contrário dos aparelhos 2G somente voz, mais de uma dezena de aparelhos CDMA2000 3G VLE acessam a Internet para download de sons de chamada e papéis de parede e pelo menos três deles possuem display em cores.

Com relação à 3G, a diferença de custo entre aparelhos WCDMA e CDMA2000 ainda permanece bastante grande. Atualmente, aparelhos CDMA2000 básicos são US$100-$200 mais baratos do que aparelhos WCDMA de baixo custo. Esta diferença, como também o número de modelos e fornecedores nessa faixa de preços, representa uma vantagem competitiva significativa para operadoras CDMA2000 em todo o mundo. A tecnologia CDMA2000 representa mais de 70 por cento do mercado 3G de todo o mundo.

"Na Índia, a concorrência da tecnologia CDMA2000 fez com que os aparelhos 3G alcançassem paridade de preços com as tecnologias 2G no segmento de dispositivos básicos", declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Através de iniciativas do setor como a campanha "3G Para Todos" do CDG voltada para especificações para aquisição de aparelhos comuns e compra de dispositivos agregados, os preços de dispositivos de voz de baixo custo e transmissão de dados por banda larga irão continuar a cair, fortalecendo ainda mais o case de negócios da tecnologia CDMA2000 para mercados em desenvolvimento. Nossa campanha não está limitada a um fornecedor específico; estamos vendo resultados em um grande número de fornecedores."

As principais constatações do relatório do Yankee Group são:

• O portfólio de dispositivos CDMA2000 é menos dispendioso: O Preço de Venda Médio (ASP) na Índia em todo o portfólio de dispositivos CDMA2000 permaneceu significativamente mais baixo do que o portfólio GSM em uma média de US$51 (ASP para CDMA foi de US$45,16 comparados aos US$96,17 para GSM).

• Venda de aparelhos CDMA VLE: Até 88% dos aparelhos CDMA2000 vendidos na Índia estavam na categoria VLE abaixo de US$50.
  • Declínio de preços de 7% por trimestre: O ASP de um aparelho CDMA2000 VLE in Índia caiu para US$39,29, uma diminuição de 7% do preço de US$42,26 no trimestre anterior.
  • Paridade de preço: No valor de US$39,24, o ASP para aparelhos CDMA2000 VLE leva vantagem sobre o ASP de aparelhos GSM abaixo de US$50 com menos recursos. O preço diferencial entre aparelhos básicos CDMA2000 3G e GSM 2G na Índia foi reduzido para US$4,34 em relação aos US$4,40 do terceiro trimestre.

• A seleção de aparelhos CDMA2000 VLE continua a se ampliar com uma grande seleção de aparelhos VLE de diferentes fornecedores. No quarto trimestre de 2006 eram encontrados dois modelos CDMA2000 abaixo de US$30, sete abaixo de US$40 e oito abaixo de US$50 disponíveis comercialmente:
    • Abaixo de $30: ZTE Classic 201, LGE 2750
    • Abaixo de $40: Rose Classic 631, Jinpeng Classic 101, TCL Classic 401, LGE 2650, LGE 2690, LGE 2710, Motorola W150I
    • Abaixo de $50: LGE 2530, Nokia N1255, Jinpeng Classic 131, Jinpeng Classic 132, ZTE C150, Huawei C2205, Haier C1000, LGE 3330

Sobre CDMA2000

CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 207 operadoras em 90 países, incluindo 57 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 325 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne™ 2G, existem mais de 375 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield), e está sendo instalada nas bandas 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.650 aparelhos CDMA2000 de mais de 90 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 450 dispositivos 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número +1-714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos