A TECNOLOGIA CDMA2000 É UMA SOLUÇÃO ECONÔMICA PARA FORNECER SERVIÇOS AVANÇADOS DE COMUNICAÇÃO NOS MERCADOS RURAIS

A CDMA2000 oferece Telefonia, Internet de Banda Larga e Acesso Multimídia em Áreas Remotas

COSTA MESA, Califórnia, 20 de setembro de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) divulgou hoje que mais de 150 operadoras no mundo usam tecnologias CDMA2000® 3G para atender os mercados rurais com serviços avançados de comunicação. A CDMA2000 é a plataforma ideal para esses mercados porque proporciona grande cobertura com transmissões de baixa freqüência, suporta comunicação por voz e dados em alta velocidade e ainda oferece uma ampla variedade de aparelhos, incluindo telefones portáteis de baixo custo.

"Residentes e empresas presentes nas áreas rurais desejam o acesso a serviços móveis econômicos como todo mundo”, declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "A CDMA2000 é a primeira opção em tecnologia entre as operadoras rurais para permitir telefonia a preço acessível, acesso de alta velocidade à Internet e a conteúdo multimídia em áreas remotas com baixa densidade populacional e freqüentemente limitado poder de compra. Como resultado, a tecnologia CDMA2000 está ajudando a cumprir a promessa de fazer a ponte tecnológica para muitas regiões do globo."

A tecnologia CDMA2000 está conectando residentes e empresas localizadas nas áreas rurais aos serviços de telefone e Internet em todos os continentes do mundo; por exemplo, através dos serviços 3G oferecidos pela Starcomm Nigeria na África, Sky Link na Rússia, Tata Teleservices na Índia, Telstra na Austrália, Valtron no Peru, Embark na América do Norte e Nordisk Mobiltelefon na Noruega.

Locais com transmissão de espectro celular CDMA2000 já existentes e estações de amplo alcance maximizam a cobertura, que é crítica no sentido de atender às exigências dos cases de negócios para o fornecimento de comunicação rural móvel. Quando comparadas a tecnologias que utilizam freqüências acima de 1 GHz, as redes CDMA2000 operando em bandas de espectro mais baixo de 450 e 800 MHz permitem um maior alcance, menos locais de transmissão celular, melhor penetração em construções, melhor desempenho móvel, menor consumo de energia, maior capacidade e taxas mais altas de transmissão de dados. É preferível utilizar as bandas de freqüências mais baixas para oferecer acesso universal a preços acessíveis a comunicações por voz, acesso a Internet e serviços multimídia nos mercados rurais.

Para um baixo consumo de voz (200 minutos de uso por mês) e dados (5 megabytes por mês) em áreas de população esparsa (31 assinantes por 350 km 2), a tecnologia CDMA2000 a 800 MHz requer um sétimo, um terço ou metade do número de estações celulares exigidas pelas tecnologias WiMAX a 2.500MHz, GSM/EDGE a 900MHz ou WCDMA/HSDPA a 2.100 MHz, respectivamente. Isso permite às operadoras atenderem suas responsabilidades totais de serviço de maneira mais econômica e oferecer, mais efetivamente, serviços valiosos e incentivados pelo governo como aprendizado à distância, telemedicina e segurança pública.

A CDMA2000 também é a tecnologia que irá sustentar sua base de baixo custo através da implantação de redes All-IP flexíveis, expansíveis e compatíveis com antigas versões. A eficiência espectral da CDMA2000 EV-DO Rev A com arquitetura All-IP reduz o custo de propriedade (TCO) de uma rede, melhora o desempenho e permite implantações mais rápidas. De acordo com o Signals Research Group, um Rev A sobre um pacote comutado de núcleo All-IP pode aumentar a capacidade da rede de 10 a 30 por cento, eliminando elementos de rede de circuitos comutados desnecessários e reduzindo os custos de transporte em até 50 por cento. Essa economia resulta na redução do custo de propriedade (TCO) em mais de 30 por cento em um período de 10 anos em comparação com a rede 3G tradicional que utiliza redes separadas de voz e dados.

Combinada com menos locais de transmissão, custos operacionais reduzidos e uma grande variedade de aparelhos portáteis acessíveis, a tecnologia CDMA2000 é a solução irrefutável para as comunicações rurais, inclusive em países em desenvolvimento.

Mais informações sobre CDMA2000 estão disponíveis em www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 166 operadoras em 73 países, incluindo 46 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 275 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne 2G, existem mais de 335 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.250 aparelhos CDMA2000 de mais de 80 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 280 dispositivos para 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA2000 Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

Nota aos Editores
cdmaOne e WorldMode são marcas comerciais registradas do CDMA2000 Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.