CDMA2000 PRONTA PARA DOMINAR MERCADO BASE DE SERVIÇOS 3G

Estudos do Yankee Group reafirmam paridade entre os preços de aparelhos e a importância de Serviços Diferenciados para manter o crescimento no número de assinantes

COSTA MESA, Califórnia, 20 de setembro de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) comentou hoje as constatações observadas no novo estudo do Yankee Group sobre os preços de aparelhos básicos na Índia no segundo trimestre de 2006. Especificamente, o estudo constatou que a diferença entre os Preços Médios de Venda (ASP) considerando os modelos básicos GSM e CDMA2000® importados na Índia era de US$5. Em todo o portfólio de produtos, o preço médio de venda de CDMA2000 permaneceu mais baixo do que os GSM, em torno de US$35. Esses resultados são consistentes com aqueles relatados pelo Yankee Group referentes ao primeiro trimestre de 2006.

"A experiência com CDMA2000 na Índia mostra que a 3G oferece maior valor do que a 2G para as operadoras e seus usuários nos mercados emergentes," declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Com os aparelhos básicos para GSM e CDMA2000 atingindo a paridade de custo, os usuários, mesmo nos segmentos do mercado mais sensíveis a preço, estão cada vez mais optando pela tecnologia CDMA2000 porque ela oferece mais valor com serviços 3G diferenciados."

Concluído em agosto de 2006, o estudo do Yankee Group sobre venda de aparelhos móveis na Índia observou que 64% de todos os aparelhos CDMA2000 são vendidos por menos de US$50. O setor de CDMA2000 na Índia continua a oferecer 22 aparelhos de 10 fornecedores, enquanto o setor de GSM oferece 17 aparelhos de 5 fornecedores.

A disponibilidade de aparelhos CDMA2000 de baixo custo não está limitada à Índia. "Não vemos virtualmente nenhuma diferença no custo de aparelhos GSM ou CDMA2000, sejam básicos ou avançados," declarou Xiaoyu Tong, gerente geral do departamento de serviços de valor agregado da Unicom da China. "Nossa orientação estratégica é de fortalecer nossa postura competitiva através da prestação de serviços de próxima geração geradores de receita, utilizando dispositivos CDMA2000 e não depender somente de receitas de voz e mensagens curtas através de dispositivos GSM."

O Yankee Group também constatou que preços muito baixos não são o único determinante nas vendas de aparelhos. Em vez disso, o consumidor escolhe um provedor de serviços baseado em fatores como os recursos e funcionalidade do aparelho, incluindo telas em cores, jogos, acesso à Internet, personalização, funções avançadas de mensagens e capacidade da câmera; notoriedade da marca; reconhecimento da qualidade; valor dos serviços de comunicação em relação a outros produtos de consumo; distribuição e disponibilidade do produto em geral e outros valores intangíveis. Como prova disso, um único aparelho básico CDMA2000, o ZTE C-150, ultrapassou as vendas combinadas de todos os Aparelhos para Mercados Emergentes (EMH) GSM na Índia em três vezes, desde que esses aparelhos foram lançados em janeiro de 2006.

O estudo do Yankee Group ainda sugere que os assinantes a quem são direcionados os aparelhos abaixo de US$50 irão exigir segmentação sofisticada e agressiva dos serviços, de modo similar ao que ocorre no restante do mercado, incluindo acesso a serviços de dados de alto valor agregado. No Brasil, por exemplo, os consumidores demonstraram pouco interesse na compra de aparelhos EMH (para Mercados Emergentes) já que não oferecem o mesmo nível de garantia do produto, aparência e prestação de serviços que estão acostumados a receber.

De acordo com John Jackson, diretor de tecnologias wireless/móveis do Yankee Group, "Consumidores de baixa renda não desejam necessariamente o telefone mais barato,sendo que um aparelho de preço mais baixo pode na realidade afastar os consumidores. Eles não querem ser tratados como cidadãos de segunda classe."

O CDG sustenta que a liderança de três anos da tecnologia CDMA2000 na prestação de serviços 3G de voz, vídeo e dados em banda larga a tornará a opção óbvia em tecnologia na maioria dos mercados emergentes.

Mais informações sobre CDMA2000 estão disponíveis em www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 164 operadoras em 72 países, incluindo 41 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 275 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne 2G, existem mais de 300 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.250 aparelhos CDMA2000 de mais de 80 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 280 dispositivos para 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

Nota aos Editores
cdmaOne e WorldMode são marcas comerciais registradas do CDMA2000 Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.