VENDAS DE MODEMS CDMA2000 1xEV-DO INTEGRADOS EM COMPUTADORES PORTÁTEIS PARA CONECTIVIDADE EM GRANDES ÁREAS ESTÃO SUPERANDO AS EXPECTATIVAS

Desempenho em Banda Larga e Cobertura Onipresente Permitem Insuperável Conectividade Móvel para Empresas

LOS ANGELES, 13 de setembro de 2006 -- CTIA WIRELESS IT & ENTERTAINMENT -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que as vendas de laptops com modems de alta velocidade CDMA2000® 1xEV-DO integrados superaram as expectativas. A 1xEV-DO é a primeira tecnologia de rede wireless de grande abrangência (WWAN) a ser integrada em notebooks PC e agora está sendo fornecida por mais fabricantes de laptops e em maior variedade de modelos do que qualquer outra tecnologia. Existem atualmente seis fabricantes importantes de notebooks: Dell, HP, Itronix, Lenovo, Panasonic e Toshiba que oferecem PCs com o sistema 1xEV-DO integrado.

"Os hubs e roteadores da rede wireless para a área local (WLAN) limitaram os usuários a áreas de acesso comparativamente restritas”, declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Com a proliferação de wireless por banda larga, os clientes precisam se conectar de modo permanente e entre grandes distâncias. A conexão através de sinais WWAN oferece a área de cobertura que os clientes esperam e a tecnologia 1xEV-DO proporciona o desempenho em banda larga que eles exigem. Quando os clientes experimentarem a liberdade da 1xEV-DO, não se contentarão com nada menos”.

Em particular, clientes empresariais estão se beneficiando da liberdade de conexão onde houver um sinal de rádio 1xEV-DO, uma área de cobertura que ultrapassa em muito as de Wi-Fi ou de qualquer outra tecnologia de acesso por onda de rádio. A capacidade da 1xEV-DO para desempenho em banda larga e sua adequação a coberturas onipresentes a torna ideal para satisfazer as exigências das empresas e dos navegadores em movimento. O CDG cita as seguintes vantagens como fatores fundamentais para a rápida absorção da 1xEV-DO integrada:

• Aumento de produtividade: A rede 1xEV-DO integrada permite a liberdade de conexão onde haja cobertura para celular, permitindo aos profissionais em deslocamento um mais alto grau de acesso e flexibilidade – especialmente quando se refere a informações urgentes e acesso a redes privadas (VPNs). A 1xEV-DO também permite conectividade em trânsito, como em trens, táxis, balsas, etc.
  • Mobilidade Simplificada: O serviço 3G CDMA2000 detecta e conecta automaticamente a WWANs quando estão disponíveis, eliminando a busca por cobertura, configurações inconvenientes e o excesso de contas experimentado com os pontos de cobertura Wi-Fi.
  • Maior segurança: A tecnologia 3G CDMA2000 oferece autenticação e utiliza o recurso “spread-spectrum” para manter os dados e as conexões protegidas. Além disso, os notebooks com tecnologia 1xEV-DO integram-se perfeitamente com protocolos de redes privadas virtuais (VPN), permitindo aos administradores de TI aplicar um alto nível de segurança de acesso através do servidor remoto.
  • Maior confiabilidade: Notebooks com o recurso 1xEV-DO integrado trazem módulos WWAN e antenas embutidas, eliminando a necessidade de placas wireless separadas, que podem ser perdidas, esquecidas ou danificadas.
  • Custos Previsíveis: Operadoras líderes CDMA2000 oferecem opções de planos de serviço, incluindo utilização mensal ou diária ilimitada, que permite o acesso à WWAN em qualquer lugar da rede em todo o país.

"A Dell é a líder no setor no apoio a soluções de comunicação já desenvolvidas, sob encomenda e pode agregar valor e produtividade crescentes a nossos clientes e em bases econômicas," afirmou Kirk Neibert, gerente de marketing de banda larga móvel da Dell. "Integrando 1xEV-DO em nossos notebooks, oferecemos a nossos clientes que buscam recursos de mobilidade, benefícios nas áreas de automação da força de vendas, assistência técnica remota e treinamento."

"A Lenovo monta notebooks PCs reconhecidos por aumentar a produtividade do usuário e simplificar a conectividade," informou Howard DuLany, gerente de marketing wireless da Lenovo. "Somando-se a nossas exclusivas ferramentas de administração e tecnologias de segurança líderes no setor, a banda larga WWAN baseada na tecnologia 1xEV-DO da Lenovo irá ajudar nossos clientes a se manterem conectados em mais lugares com uma experiência de usuário muito mais consistente”.

"Nossas pesquisas mostram que 84% dos participantes dentre as empresas Fortune 100 disseram estar interessadas ou muito interessadas em laptops com modems de alta velocidade integrados”, disse Iain Gillott, fundador e presidente da iGR. "Constatamos também que o custo total de propriedade(TCO)estimado do modelo com CDMA EV-DO integrado era 14 por cento mais baixo do que o modelo com placa EV-DO para PC. A EV-DO integrada atende às necessidades dos gerentes de TI e profissionais em movimento que precisam de uma ampla área de acesso em banda larga."

Mais informações sobre CDMA2000 estão disponíveis em www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 166 operadoras em 73 países, incluindo 46 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 275 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne 2G, existem mais de 335 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.250 aparelhos CDMA2000 de mais de 80 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 280 dispositivos para 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA2000 Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

Nota aos Editores
cdmaOne e WorldMode são marcas comerciais registradas do CDMA2000 Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.