Operadoras CDMA2000 serão as Primeiras a Oferecer VoIP de Alto Desempenho

1xEV-DO Revisão A Fornecerá Ganhos sem Precedentes em Velocidade, Capacidade e OpEx

LOS ANGELES, 12 de setembro de 2006 -- CTIA WIRELESS IT & ENTERTAINMENT -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que as operadoras CDMA2000® que estão realizando seu upgrade para 1xEV-DO Revisão A (Rev A), com capacidade de conversação de qualidade (QoS), serão as primeiras a oferecer serviços de comunicação VoIP (voz sobre IP)de alto desempenho através de redes wireless 3G. Além de compatível com toda uma nova linha de serviços simultâneos e em tempo real que utilizam pacotes VoIP, esta atualização na evolução irá permitir convergência de rede e uma conseqüente redução de despesas operacionais. Especificamente, as redes Rev A com qualidade de serviço irão aumentar as velocidades de downlink e uplink, proporcionar simetria e reduzir a latência e instabilidade em serviços sensíveis a demoras que requerem altos níveis de prioridade. Esses serviços incluem: voz sobre IP (VoIP), push-to-talk (PTT), push-to-media, vídeo-conferência, endereçamento multicasting e jogos 3D de apresentação complexa com múltiplos jogadores.

"A capacidade de oferecer VoIP de alto desempenho através de uma rede móvel é um dos maiores avanços que surgiram em anos”, declarou Perry LaForge, diretor do CDG. "VoIP através do celular não será somente mais flexível e econômico do que redes discadas, mas ele irá auxiliar no sentido de permitir a convergência das telecomunicações com o entretenimento, aparelhos eletrônicos e tecnologia da informação.”

A tecnologia EV-DO Rev A foi padronizada através do 3GPP2 (Third Generation Partnership Project 2 – Projeto de Parceria de Terceira Geração) e foi aperfeiçoada para suportar aplicações sensíveis a demoras e em tempo real, usando rápido estabelecimento de chamadas, menores intervalos de tempo de transmissão, transmissões de pacotes em tempos variáveis, rápida e eficiente administração de cabeçalhos de pacotes IP através de compressão de dados (RoHC), rápidos pedidos de repetição automática híbrida(HARQ), redundância gradativa de resposta em uplink, rápido e eficiente controle da camada de link de troca de mensagens, qualidade de serviço (QoS), diversidade de antena de recepção e rápida troca de estação base (handoffs) controlada pelo aparelho móvel. Essas inovações tecnológicas estreitamente ligadas permitem à Rev A oferecer o mais alto desempenho e o menor custo para quase todos os tipos de aplicações móveis. Nenhuma outra tecnologia wireless pode igualar sua maturidade e flexibilidade. O suporte da Rev A para VoIP irá fazer oscilar a balança entre as redes de pacotes regulares e as baseadas em IP.

Mike Iandolo, presidente da Mobility Access Solutions do Grupo de Soluções de Redes da Lucent Technologies, comentou: "Com a Rev A, as operadoras terão capacidade de rapidamente implantar aplicações baseadas em VoIP que misturem recursos de voz, dados, vídeo e multimídia para atender as necessidades de comunicação móvel da maioria dos assinantes em todo o mundo. A Lucent acredita que a Rev A é um elemento essencial no movimento em direção a um mundo todo baseado em IP e, com a comunidade CDMA, seremos um dos primeiros a torná-lo realidade.”

"A tecnologia CDMA2000 Rev A oferece acesso transparente, veloz e fácil de usar para serviços de voz baseado em IP, multimídia e dados em banda larga para criar uma experiência sem paralelos para o usuário”, disse Darren McQueen, diretor sênior, CDMA, Motorola. "A Rev A torna real a VoIP de desempenho superior. A introdução de redes Rev A na Motorola permite uma nova experiência do usuário com serviços simultâneos, ao mesmo tempo fornecendo uma plataforma para a rápida introdução de outras aplicações complexas que irão proporcionar às operadoras CDMA a supremacia em serviços diferenciados."

Doug Wolff, vice-presidente e gerente geral da CDMA, Nortel, acrescentou: "Ampliando o sucesso da CDMA2000 1xEV-DO, a evolução para a nova Rev A irá permitir às operadoras usar o mesmo espectro que sempre usaram para continuar oferecer uma grande variedade de novas, inovadoras e complexas aplicações de IP a seus clientes. O melhor desempenho do setor da Rev A permite aprimorar a qualidade de serviço de uma operadora ao suportar serviços de voz sensíveis a demoras, como push-to-talk e vídeo-telefonia."

"Como a combinação da Rev A e VoIP proporciona maior capacidade de voz, as operadoras poderão oferecer chamadas telefônicas em banda larga mais baratas quando comparadas à tecnologia tradicional de circuitos comutados," disse Randy Battat, CEO da Airvana. "Isso cria um case de negócios irrefutável para que a banda larga móvel seja implantada em todo lugar. O resultado é um ”círculo virtual” de custos mais baixos, permitindo novas aplicações de multimídia, levando a receitas crescentes, que levam a mais implantações e a custos ainda menores.”

Visão geral dos benefícios de VoIP para operadoras EV-DO Rev A:

• Convergência e interoperabilidade de redes – No lugar de estar restrita a uma simples rede de acesso, as aplicações VoIP permitem às operadoras prestar serviços interoperáveis sobre redes múltiplas de acesso: EV-DO, convencional, cabo, DSL e Wi-Fi.
  • Capacidade de voz aumentada -- VoIP sobre Rev A irá suportar entre 44 a 66 chamadas de voz simultaneamente dentro de uma única portadora 1.25 MHz, dependendo dos recursos ativados e da carga da rede.
  • Mais rápido desenvolvimento de aplicações e serviços – Em vez de anos para desenvolver um novo serviço ou aplicação, as novas aplicações e serviços EV-DO Rev A, com base em IP podem ser criadas em uma questão de semanas ou meses.
  • Custos mais baixos – redes móveis baseadas em VoIP são mais fáceis de administrar, mais eficientes e custam menos para operar do que redes de voz móveis de circuitos comutados.

Mais informações sobre CDMA2000 1xEV-DO Revisão A estão disponíveis no site da CDG no endereço www.cdg.org.

Sobre CDMA
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 166 operadoras em 73 países, incluindo 46 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 275 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne 2G, existem mais de 335 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.250 aparelhos CDMA2000 de mais de 80 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 280 dispositivos para 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA2000 Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.