A CHINA UNICOM RECEBEU A PRIMEIRA LICENÇA DE ESPECTRO 3G PARA OPERAR CDMA2000 EM MACAU

A China Unicom irá implantar serviços CDMA2000 1xEV-DO

COSTA MESA, Califórnia, 30 de outubro de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) tem o prazer de anunciar que a China Unicom recebeu uma das primeiras licenças de espectro 3G na China, na região de Macau. A China Unicom deverá implantar a tecnologia CDMA2000® 1xEV-DO nessa região densamente povoada, confirmando assim a rápida expansão de CDMA2000 em toda a China. A licença para 3G foi concedida em 24 de outubro de 2006, pelo Bureau of Telecommunications Regulation de Macau.

"O CDG sente-se satisfeito com a intenção da China Unicom de expandir seus serviços CDMA2000 para Macau," declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Este é um outro exemplo de como uma operadora de nível internacional pode se beneficiar do desempenho, flexibilidade e variedade de aparelhos da tecnologia CDMA2000, além de dois a três anos de vantagem sobre as tecnologias concorrentes."

A China apresenta um dos mercados de mais rápido crescimento em CDMA2000. Até setembro de 2006, o número total de assinantes CDMA2000 1X alcançou 36,1 milhões. O acréscimo líquido mensal de usuários CDMA naquele mês foi de 340.000, e 670.000 novos aparelhos foram vendidos. A receita média por usuário (ARPU) gerada pela rede CDMA2000 da China Unicom é de aproximadamente 68 RMB (US$8,60), 30% mais alta do que a ARPU gerada com GSM. Assim que os serviços CDMA2000 1xEV-DO de dados em banda larga forem disponibilizados, o crescimento de assinantes da China Unicom deverá crescer substancialmente.

"Ficamos felizes de receber uma licença 3G para operar CDMA2000 1xEV-DO em Macau," comentou o Dr. Zhengmao Li, Diretor do Conselho e Vice-Presidente da China Unicom. "Aguardamos ansiosamente a oportunidade de atender a nossos valiosos clientes nesta região com a mais moderna tecnologia CDMA2000 e com avançados serviços móveis em banda larga."

Em alguns mercados, as operadoras relatam que sua base de assinantes 1xEV-DO está crescendo a uma taxa de 230% ao ano e seus assinantes de banda larga sem fio gastam duas vezes mais em dados e 40-60% a mais no total do que os usuários comuns de celular. Mais de 36 milhões de pessoas no mundo estão pagando por serviços de dados em banda larga CDMA2000 1xEV-DO. Esses serviços estão sendo oferecidos atualmente por 52 operadoras em 33 países e mais 8 redes 1xEV-DO estão sendo implantadas.

A tecnologia CDMA2000 é capaz de ativar todo o espectro de telecomunicações, desde a demanda por serviços telefônicos em áreas rurais da China esparsamente povoadas até atender a crescente demanda por conectividade sem fio em banda larga em seus centros urbanos densamente povoados, como Macau.

Mais informações sobre CDMA2000 estão disponíveis em www.cdg.org.

Sobre CDMA
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 178 operadoras em 76 países, incluindo 52 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 275 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne 2G, existem mais de 335 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.460 aparelhos CDMA2000 de mais de 80 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo 350 dispositivos 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA2000 Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne e WorldMode são marcas comerciais registradas do CDMA2000 Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.