CDMA2000 EM RÁPIDA EXPANSÃO NA CHINA

Venda Acelerada de Aparelhos, Serviços Diferenciados, Alianças Estratégicas e Mais Espectro irão estimular essa Expansão

COSTA MESA, Califórnia, 30 de outubro de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que a tecnologia CDMA2000® está se expandindo rapidamente na China, o mercado de telefonia móvel de maior crescimento no mundo. O crescimento constante dos assinantes da China Unicom, a diversificação com novos serviços de dados de maior valor agregado, a parceria estratégica com a principal operadora da Coréia, a SK Telecom (SKT) e o potencial de obtenção de espectro adicional, irão permitir à China se tornar tanto um parâmetro como uma vitrine de todas as vantagens que a CDMA2000 tem a oferecer.

"A China é um campo de ensaio para o mais moderno em tecnologia wireless," declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Com seu insuperável desempenho e dois a três anos de liderança em relação às tecnologias concorrentes, a tecnologia CDMA2000 emergiu como a opção definitiva para as operadoras de todo o mundo que desejam ter suas redes 3G em funcionamento o mais rapidamente possível."

Em setembro, o número de assinantes CDMA2000 da China alcançou 36,1 milhões, com o acréscimo líquido de mais de 340.000 assinantes. A China Unicom, a segunda maior operadora da China, apresentou um crescimento estável em 2006 com base em uma grande variedade de aparelhos e serviços de dados de alto valor agregado. Atualmente, o número de usuários CDMA da China Unicom está classificado como o N° 2 do mundo, somente atrás da Verizon Wireless, enquanto a sua rede CDMA está classificada como a N° 1.

A tecnologia CDMA2000 pode atribuir sua expansão na China à criteriosa compra de aparelhos feita pela China Unicom e os serviços populares que estes aparelhos habilitam. Nos primeiros nove meses de 2006, a China Unicom introduziu mais de 60 dispositivos, 50% deles com preços abaixo de RMB 1000, e vendeu mais de 5 milhões de unidades para atender à crescente demanda.

Para o futuro, espera-se que a operadora se beneficie com a integração de suas sub-marcas e com a introdução de uma grande seleção de aparelhos de marca através de sua aliança com a SKT. Tarifas reduzidas, planos de serviço flexíveis, promoções inovadoras e a expansão da cobertura da rede irão direcionar a conquista de novos clientes. A China Unicom está expandindo seus serviços para novas regiões de forma consistente, tendo acabado de lançar serviços CDMA2000 em Macau.

A capacidade da CDMA2000 de oferecer serviços de dados diferenciados de alto valor agregado continuará a ser um ingrediente essencial para incentivar a expansão desta tecnologia na China. Recentemente, a China Unicom assinou contratos com a Warner Music para oferecer serviços wireless de músicas e com a Tencent para lançar um aparelho celular especial tipo "QQ" e oferecer mensagens instantâneas. Também, a China Unicom está promovendo agressivamente seus próprios serviços de push-email (marketing por e-mail) e serviços móveis de propaganda.

A alocação e designação do espectro 3G deverão fornecer à China Unicom espectro adicional e uma licença para oferecer serviços 3G no início de 2007. Quando essa licença for obtida, a China Unicom poderá oferecer acesso à Internet e serviços de dados em banda larga aos cidadãos chineses, entidades governamentais, instituições educacionais e empresas em todo o país, utilizando o CDMA2000 1xEV-DO.

De acordo com o Dr. Zhengmao Li, Diretor do Conselho e Vice-Presidente da China Unicom, "Nossa orientação estratégica visa fortalecer nossa postura competitiva através da disponibilização de serviços de próxima geração geradores de receita e não contar somente com centros de voz 2G e serviços de mensagens instantâneas."

Mais informações sobre CDMA2000 estão disponíveis em www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 177 operadoras em 76 países, incluindo 51 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 275 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne(tm) 2G, existem mais de 335 milhões de usuários CDMA2000 no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.460 aparelhos CDMA2000 foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 350 dispositivos 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA2000 Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne e WorldMode são marcas comerciais registradas do CDMA2000 Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.