A TELECOM NEW ZEALAND EM SAUDÁVEL COMPETIÇÃO UTILIZANDO CDMA2000

A TNZ será uma das primeiras do mundo a oferecer Serviços 3G de Banda Larga Móvel Avançada com CDMA2000 1xEV-DO Rev. A

COSTA MESA, Califórnia, 10 de outubro de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) informou hoje que a Telecom New Zealand decidiu atualizar sua rede para CDMA2000® 1xEV-DO Rev. A, a partir de dezembro de 2006. A tecnologia Rev. A permite às operadoras de todo o mundo oferecer velocidades médias de transferência de dados de 800 kbps para o downlink e 400 kbps para o uplink, com picos de velocidade atingindo 3,1 Mbps e 1,8 Mbps, respectivamente, em uma portadora de dados exclusiva de 1,25 MHz. Por outro lado, as operadoras WCDMA, usando mais de três vezes o volume de espectro, serão capazes de gerar velocidades similares através de portadoras compartilhadas de voz e dados de 5 MHz, com as comunicações por voz tendo prioridade na utilização da portadora.

Historicamente, a TNZ foi a primeira a levar serviços de dados de banda larga móvel wireless ao país com 1xEV-DO Versão 0. Agora, com a Rev. A, a TNZ será uma das primeiras do mundo e a primeira na Nova Zelândia a oferecer serviços avançados de dados em banda larga a seus valiosos usuários.

Perry LaForge, diretor executivo do CDG, comentou: "Os assinantes desejam acesso instantâneo à Internet, a seu e-mail e a sua conta na rede privada empresarial (VPN) onde quer que estejam e a qualquer hora. Desde que a TNZ lançou a EV-DO, a resposta positiva dos seus assinantes levou o mercado a se voltar para serviços de dados de banda larga 3G na Nova Zelândia. Com a tecnologia EV-DO, os usuários podem acessar os serviços de dados de alto valor agregado a qualquer tempo e em qualquer lugar, dentro da área de cobertura EV-DO da TNZ, estejam sentados em suas mesas dentro de um edifício usando seu laptop ou em um táxi, ônibus ou trem usando seu PDA. Quando deixam a área de cobertura EV-DO, eles podem continuar a acessar perfeitamente seus dados através da rede CDMA2000 1X existente."

A Rev. A, a mais nova evolução da tecnologia CDMA2000, está mudando as regras do setor wireless novamente, oferecendo menores latências para suportar aplicações sensíveis à demora como voz sobre IP (VOIP) de alto desempenho e push-to-talk (PTT). Também é compatível com maiores velocidades de upload permitindo aos usuários enviar fotografias, vídeos pessoais e e-mails com grandes anexos de seus aparelhos móveis.

A partir de dezembro de 2006, a TNZ começará a oferecer serviços habilitados com Rev. A em Auckland. Até meados de 2007, esses serviços serão oferecidos em cidades importantes em toda a Nova Zelândia, como Wellington, Christchurch, Hamilton e Dunedin. Todos os locais de células EV-DO restantes na Nova Zelândia já estarão atualizados para a Rev. A até dezembro de 2007.

Mais informações sobre CDMA2000 estão disponíveis no site do CDG no endereço www.cdg.org.

Sobre CDMA
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 176 operadoras em 75 países, incluindo 51 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 275 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne 2G, existem mais de 335 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.460 aparelhos CDMA2000 de mais de 85 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 350 dispositivos para 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.