A CDMA2000 AUMENTA SUA PRESENÇA NA ÁSIA CENTRAL PARA ATENDER A RÁPIDA EXPANSÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES WIRELESS

Mais de 20 Operadoras da Região estão se beneficiando do Desempenho Tecnológico e Adaptabilidade da Tecnologia CDMA2000 para Comunicações Rurais

COSTA MESA, Califórnia, 9 de outubro de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que a tecnologia CDMA2000® está apresentando um forte crescimento em toda a Ásia Central. São 23 as operadoras CDMA2000 que estão preenchendo a lacuna digital em países como o Azerbaijão, Paquistão e Uzbequistão, oferecendo acesso econômico a dados e voz em banda larga a milhões de usuários, tanto nas áreas urbanas quanto rurais. Essas operadoras têm se mostrado capazes de manter uma receita média por usuário (ARPU) acima da média do setor, oferecendo serviços de dados e voz de valor agregado a baixo custo em áreas de limitado poder aquisitivo.

"O CDG tem a satisfação de constatar o forte crescimento da tecnologia CDMA em toda a Ásia Central”, declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "As operadoras da Ásia Central estão encarando a CDMA2000 como a escolha natural, por ser uma tecnologia madura e proporcionar vantagens competitivas em relação a suporte de voz, conectividade em banda larga, aparelhos de baixo custo e um custo total menor de propriedade de redes. Estes fatores, associados à flexibilidade da tecnologia em abranger diferentes necessidades do mercado, têm permitido às operadoras atender de forma eficiente a crescente demanda por serviços wireless fixos e móveis, proporcionando ao mesmo tempo um melhor retorno de investimento."

A região, que compreende o Azerbaijão, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Mongólia, Paquistão, Tadjiquistão e Uzbequistão, representa uma população de mais de 236 milhões. As redes CDMA2000 atualmente atendem a maioria da população que vive nessa região diversificada e densamente povoada. A flexibilidade e alto grau de adaptação inerente à tecnologia para atendimento de diferentes topografias, densidades populacionais e serviços oferecidos possibilitaram às operadoras funcionarem de forma viável nas áreas urbanas e remotas da Ásia Central, onde sistemas de linhas fixas não estão disponíveis facilmente e o uso de voz é razoavelmente alto.

O crescimento do número de assinantes na região tem sido rápido. Por exemplo, segundo Khalid Khan, presidente do fórum CDMA no Paquistão, “O crescimento do número de assinantes no Paquistão tem sido extraordinário, onde a base de assinantes WLL de CDMA2000 ultrapassou os 1,2 milhões de assinantes somente no último ano. Com o lançamento futuro de redes CDMA2000 totalmente móveis no início do próximo ano, esperamos que mais de 10 milhões de pessoas no Paquistão estejam usando serviços CDMA2000 avançados até 2010."

"Estamos impressionados com o desempenho consistente da tecnologia CDMA e a proposição de valor que ela oferece," declarou Artem Orange, principal executivo da Diallog, uma investidora estrangeira no Paquistão com licença para operar serviços de telecomunicação em 5 regiões, cobrindo mais de 40 milhões de habitantes do país. "Além da capacidade de oferecer amplo acesso a dados em banda larga, a confiabilidade da conexão CDMA e a qualidade de sua transmissão por voz são os dois benefícios principais que estamos oferecendo aos nossos clientes."

A seguir uma lista das operadoras CDMA na Ásia Central que já implantaram comercialmente ou que pensam em implantar os serviços CDMA2000 nos próximos seis meses:

País

Operadora

Rede

AZTRANK

Azerbaijão

Caspian American Telecom (CATEL)

BTRIB

AZ Telecom

ULTEL

1X (Em implantação)

Azerbaijão

MCIT (Nakhchivan Autonomous Republic)

Geórgia

Iberiatel

Cazaquistão

JSC ALTEL (Dalacom)

Quirguistão

AkTel LLC (FONEX)

EV-DO (Em implantação)

Quirguistão WinLine 1X (Comercial)
Mongólia Mobicom (Mongolia) cdmaOne(Comercial)
Mongólia Mongol Telecom      cdmaOne (Comercial)
Mongólia SkyTel

EV-DO (Em implantação)

Paquistão DV COM 1X (Em implantação)
EV-DO (Em implantação)
Paquistão Great Bear International Services (Diallog)

EV-DO (Em implantação)

Paquistão Pakistan Telecommunication Company (PTCL)

Paquistão TeleCard Ltd.

Paquistão Worldcall

EV-DO (Comercial)

Paquistão Instaphone

1X (Em implantação)
EV-DO (Em implantação)

Tadjiquistão JSC Tajiktelecom 1X (Comercial)
Uzbequistão JSC Uzbektelecom 1X (Comercial)
Uzbequistão Perfectum Mobile

1X (Comercial)

Uzbequistão Telekom Mobile Inc. 1X (Comercial)

Mais informações sobre a tecnologia CDMA2000 estão disponíveis no site www.cdg.org.

Sobre CDMA
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 176 operadoras em 75 países, incluindo 51 sistemas CDMA2000 1x-EV-DO, atendendo a mais de 275 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne(tm)2G, existem mais de 335 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.460 aparelhos CDMA2000 de mais de 85 fornecedores, incluindo mais de 350 dispositivos para 1xEV-DO. . Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA)). CDMA450 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.