O CDG PARABENIZA A COTECAL PELO LANÇAMENTO DA PRIMEIRA REDE COMERCIALCDMA450 NA ARGENTINA

A Rede CDMA450 da CoTeCal foi projetada para atender às necessidades de comunicação urbana e rural do sul da Patagônia

COSTA MESA, Califórnia, 5 de outubro de 2006 -- Em 21 de setembro, o CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) parabenizou a operadora de telecomunicações cooperativa da Argentina CoTeCal (Cooperativa Telefonica de Calafate Limitada) por se tornar a primeira operadora de rede CDMA450TM comercial da Argentina e a segunda no Hemisfério Ocidental depois da Valtron, a operadora rural do Peru. Usando a tecnologia CDMA450, a CoTeCal está fornecendo telefonia local fixa, acesso à Internet e outros serviços de acesso de dados de alto valor agregado aos distritos de El Calafate e El Chalten na província de Santa Cruz, no interior da Patagônia ao sul da Argentina.

"O CDG se congratula com a CoTeCal pela implantação de uma das mais avançadas redes de telecomunicações do mundo visando proporcionar conectividade acessível de voz e Internet aos cidadãos da Patagônia argentina," disse Perry LaForge, diretor executivo do CDG. “Essa implantação demonstra o poder e a flexibilidade da tecnologia CDMA450 para atender às necessidades de expansão e crescimento das telecomunicações em uma região de destacado desenvolvimento turístico que abrange áreas rurais esparsamente povoadas e extensos parques nacionais."

Usando a solução ZTE CDMA2000® que opera em freqüências mais baixas de 450 MHz, a CoTeCal pode oferecer serviços eficientes e econômicos de telefonia wireless e Internet no distrito de El Calafate, localizado em uma região da Patagônia rodeada de altas montanhas e da famosa geleira "Perito Moreno." Em um corredor de aproximadamente 160 km de comprimento e 40- 70 km de largura, a tecnologia CDMA450 está alcançando regiões que não haviam sido incluídas no plano de implantação original, mas, devido às características de propagação inerentes dessa tecnologia, os usuários da região estão recebendo excelente cobertura de sinal. Com somente três macro-estações base e uma micro-estação base, a CoTeCal está proporcionando ampla cobertura entre o centro de El Calafate, o aeroporto, a estrada para o Lago Roca, onde a geleira está localizada, as vastas fazendas de gado conhecidas como "estâncias" e os parques nacionais ao redor.

A CoTeCal opera outra estação base de CDMA450 que foi doada ao governo argentino pela empresa Huawei em El Chalten, uma localidade turística em uma das áreas geladas continentais nos Andes. Embora a cidade tenha somente cerca de 300 habitantes, o sistema oferece serviços telefônicos e de acesso à Internet a cerca de 500 a 1000 pessoas por dia durante o pico da estação turística no verão.

"Graças à tecnologia CDMA450 nossa cooperativa pode cumprir sua missão de conectar pessoas através das planícies e corredores das montanhas andinas", declarou Patricio Iacaruso, presidente da CoTeCal. "Estamos conectando toda a população que reside ou visita El Calafate e El Chalten através de telefone ou Internet. Isso inclui os rancheiros nas estâncias, os cidadãos locais nos povoados, os turistas que visitam o lugar, o setor de turismo local e as autoridades nacionais e locais que atendem e protegem os parques nacionais, e ainda seus visitantes e residentes locais, como a polícia, militares, o corpo de bombeiros, a defesa civil, redes de transportes e administradores dos parques nacionais."

A CoTeCal está levando serviços avançados de telecomunicação a diversas áreas e localidades com mais de 20.000 habitantes que recebem um grande número de turistas todos os anos. A tecnologia robusta e as excelentes características de propagação da tecnologia CDMA450 irão melhorar a produtividade e a qualidade de vida dos cidadãos dessa região que irão se beneficiar tanto no aspecto econômico como no social.

Mais informações sobre a tecnologia CDMA450 estão disponíveis no site www.cdg.org.

Sobre CDMA
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 169 operadoras em 75 países, incluindo 49 sistemas CDMA2000 1x-EV-DO, atendendo a mais de 275 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne(tm)2G, existem mais de 335 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.250 aparelhos CDMA2000 de mais de 80 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 280 dispositivos para 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). CDMA450 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.