CDMA2000 1xEV-DO REV. A ABRE NOVOS CAMINHOS.COM A DISPONIBILIDADE DE APARELHOS

Rev. A é a primeira tecnologia wireless a começar a vender aparelhos antes da tecnologia de rede ser implantada comercialmente em qualquer lugar do mundo

COSTA MESA, Califórnia, 3 de outubro de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) tem o prazer de anunciar que existem oito aparelhos móveis de banda larga CDMA2000® 1xEV-DO Rev. A (Versão A) disponíveis no mercado atualmente, com três desses dispositivos já sendo comercializados no varejo. Pela primeira vez na história dos wireless, aparelhos para uma nova tecnologia (Rev. A) estão sendo vendidos antes da implantação comercial em qualquer lugar do mundo. Normalmente, ocorre de modo contrário, já que fabricar aparelhos de pequeno porte “prontos para comercialização” apresenta maiores desafios do que integrar a nova tecnologia em estações base e placas de canal. Até a introdução da Rev. A, o cronograma para a implantação de redes de novas tecnologias era orientado pela disponibilização de seus aparelhos. A evolução e atualização para a Rev. A demonstra a maturidade e a receptividade do setor CDMA2000, bem como o poder de manter-se compatível com tecnologias anteriores e futuras.

Os aparelhos CDMA2000 1xEV-DO Rev. A anunciados ao público incluem:

Fabricante Modelo do Aparelho

Tipo do Aparelho (Rev. A)

Novatel Wireless Merlin S720 PC Card
Pantech PX500 PC Card
Sierra Wireless AirCard 595 PC Card
Sierra Wireless AirCard 595U USB Modem (thumb card)
Sierra Wireless AirCard 597E PC Card
Sierra Wireless MC5725(V) PCI Express Mini Card (módulo embutido)
Toshiba W47T

Telefone com multicasting BCMCS

Toshiba DRAPE

Telefone com multicasting BCMCS

Aqueles com placa de PC modem Sierra Wireless AirCard 595, Novatel Wireless Merlin S720 e Pantech PX500 já estão disponíveis on-line e em lojas de varejo selecionadas. Esses aparelhos com modem PC wireless de banda larga irão proporcionar uma área bem mais ampla de conectividade de rede (WAN) e um aumento nas velocidades médias de download de 450-850 kbps com bursts de até 3,1 Mbps e velocidades médias de upload de até 300-400 kbps com bursts de até 1,8 Mbps, seis vezes mais rápidas do que as taxas de upload disponíveis atualmente. Os aparelhos Rev.A da Toshiba estarão disponíveis no final do ano e são capazes de suportar diversos recursos avançados, como Transmissão BCMCS (BroadCast MultiCast Services), vídeo telefonia, figuras 3D de alta resolução e serviços de compras por celular com cartão pEZ FeliCa, etc.

Perry LaForge, diretor executivo do CDG, declarou: "A comunidade CDMA continua a liderar o setor com a disponibilização de aparelhos móveis coordenados, de baixa latência e de banda larga de alta velocidade. Esta é uma clara indicação que o setor CDMA2000 está na vanguarda, oferecendo a seus assinantes serviços novos e aprimorados com o melhor desempenho possível, o que irá criar novas oportunidades de receitas para as operadoras e maior satisfação e fidelidade do cliente."

De modo similar à tecnologia 1xEV-DO Release 0, a precursora da Rev. A, os aparelhos estão sendo rapidamente lançados e o CDG espera que mais aparelhos para Rev. A sejam lançados comercialmente em breve. Espera-se que mais PC cards, USB thumb cards e notebooks PC com Rev. A embutidos estejam disponíveis no mercado em alguns meses, bem mais cedo do que o previsto. A Sony recentemente anunciou seus planos de integrar a conectividade WAN de banda larga Rev. A a seus notebooks ultra portáteis VAIO no próximo ano em parceria com a Sprint.

EV-DO Rev. A foi aprimorada para suportar aplicações sensíveis a demora e em tempo real, usando rápido estabelecimento de chamadas, menores intervalos de tempo de transmissão, transmissões de pacotes em tempos variáveis, rápida e eficiente administração de cabeçalhos de pacotes IP através de compressão de dados (RoHC), rápidos pedidos de repetição automática híbrida(HARQ), redundância gradativa de resposta em uplink, rápido e eficiente controle da camada de link de troca de mensagens, qualidade de serviço (QoS), diversidade de antena de recepção e rápida troca de estação base (handoffs) controlada pelo aparelho móvel. Essas inovações tecnológicas estreitamente ligadas permitem à Rev A oferecer o mais alto desempenho e o menor custo para quase todos os tipos de aplicações móveis.

Mais informações sobre CDMA2000 estão disponíveis no site da CDG no endereço www.cdg.org.

Sobre CDMA
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 169 operadoras em 75 países, incluindo 49 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 275 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne 2G, existem mais de 335 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.250 aparelhos CDMA2000 de mais de 80 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 280 dispositivos para 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA2000 Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.