CDMA2000 CONTINUE SUA EXPANSÃO NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE

A Tecnologia CDMA lidera com 26 por cento de participação no mercado regional

FLORIANÓPOLIS, Brasil, 2 de outubro de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje o crescimento do número de assinantes de 2G cdmaOneTM e 3G CDMA2000® e a expansão de sua participação nos mercados da América Latina e do Caribe, atingindo 70,4 milhões de usuários, ou 26 por cento de participação no mercado de tecnologia da região. A tecnologia CDMA2000, que atualmente atende a 46,4 milhões da base total de assinantes CDMA, é a única tecnologia 3G disponível comercialmente na região. Ela oferece aos assinantes da América Latina serviços de telefonia contínuos, multimídia e serviços de dados em banda larga sem fio a preços acessíveis. As operadoras que oferecem serviços CDMA2000 na região estão se beneficiando do desempenho de uma tecnologia competitiva e uma vantagem expressiva de 2 a 3 anos no tempo de lançamento.

Perry LaForge, diretor executivo do CDG, comentou: "O setor de CDMA está empenhado em capacitar consumidores e empresas nas áreas urbanas e rurais da América Latina e Caribe para que tenham acesso a todos os benefícios da tecnologia 3G com o menor custo possível." Ele ainda acrescentou: "As pessoas nessa região com baixo poder aquisitivo vêm alcançando conquistas expressivas em seus hábitos pessoais além dos benefícios econômicos associados ao acesso universal. E aqueles com maior poder aquisitivo têm acesso aos serviços mais modernos de multimídia avançada e dados em banda larga através de uma grande variedade de aparelhos wireless com inúmeras funções e baixo custo."

Na América Latina e no Caribe, a tecnologia CDMA2000 ocupa uma sólida posição nos mercados mais importantes, com 35 operadoras em 21 países. Existem mais de 32 redes comerciais CDMA2000 1X e 16 CDMA2000 1xEV-DO na região. A presença da tecnologia CDMA2000 continuará se expandindo com a implantação de 17 novas redes comerciais e outras 10 redes em fase experimental.

Consumidores, empresas e pequenos negócios exigem que as operadoras ofereçam serviços de voz a preços acessíveis e de boa qualidade, bem como serviços 3G que melhorem seu estilo pessoal e a sua produtividade. A tecnologia CDMA2000 é a tecnologia preferida entre as operadoras para oferecer de forma econômica serviços de multimídia e de dados em banda larga móvel. Consumidores e empregadores na América Latina e no Caribe já estão usufruindo aplicações móveis avançadas como busca na Internet em alta velocidade, recebimento de e-mails com grandes anexos em aparelhos celulares, gravação de vídeos pessoais, TV ao vivo e jogos em 3D.

Até o final do primeiro trimestre de 2007, os serviços 3G CDMA2000 serão oferecidos no Caribe por pelo menos 18 operadoras em 12 ilhas, com uma combinação de serviços CDMA2000 1X e 1xEV-DO. Atualmente, no Caribe, cerca de quatro milhões de assinantes CDMA2000 estão utilizando serviços 3G de voz, multimídia e banda larga mensalmente. Esses números não incluem executivos e turistas que utilizam essas redes em trânsito ao longo do ano.

A tecnologia CDMA continua a cumprir sua promessa de oferecer serviços de comunicação wireless avançados a preços acessíveis para toda a América Latina em todas as topografias e densidades demográficas. A maneira pela qual a CDMA vem se expandindo na região é através da distribuição de serviços avançados de comunicação wireless utilizando a banda de freqüência 450, conhecida como CDMA450. CDMA450 é uma tecnologia 3G que oferece tecnologia da informação e serviços públicos a preços competitivos em áreas rurais esparsamente povoadas onde o fornecimento de cobertura com o menor número de estações base é primordial. A ampla cobertura e as vantagens econômicas do CDMA450 se originam da eficiência espectral do CDMA2000 e das características de propagação permitidas por uma banda de freqüência mais baixa como a de 450 MHz.

As operadoras CDMA e estatísticas de assinantes estão disponíveis em www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 169 operadoras em 75 países, incluindo 49 sistemas CDMA2000 1x-EV-DO, atendendo a mais de 275 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOneTM 2G, existem mais de 330 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.260 aparelhos CDMA2000 de mais de 80 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 280 dispositivos para 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA2000 Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

Nota aos Editores
cdmaOne e WorldMode são marcas comerciais registradas do CDMA2000 Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.