CDG Press Releases

AS OPERADORAS CDMA2000 DA ÍNDIA TESTEMUNHAM OUTRO MÊS DE QUEBRA DE RECORDE NO CRESCIMENTO DO NÚMERO DE ASSINANTES

Acréscimo de 2,05 milhões de assinantes CDMA em outubro de 2006; a base cumulativa de assinantes CDMA na Índia atinge 40,5 milhões

NOVA DÉLI, 27 de novembro de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que as operadoras CDMA2000® da Índia acrescentaram mais um recorde, ultrapassando 2,05 milhões líquidos de assinantes no mês de outubro. Isso eleva para 40,5 milhões o número de assinantes CDMA wireless na Índia. A tecnologia CDMA2000 agora é responsável por cerca de 30 por cento da base de assinantes wireless do país. A Reliance Communications e a Tata Teleservices continuam a liderar o mercado com o total de 38,3 milhões de assinantes em conjunto.

Pela primeira vez, o crescimento líquido trimestral de assinantes na Índia excedeu o da China no terceiro trimestre de 2006, embora os números da China tenham, por si só, atingido um novo recorde. Com a penetração wireless ainda sendo de reduzidos 13,7% na Índia, tanto a Reliance como a Tata estão se preparando para capturar uma parcela significativa desse crescimento que se acelera a cada dia. A base de clientes CDMA da Índia cresceu 125% entre setembro de 2005 e setembro de 2006, ultrapassando a base de GSM, que observou um aumento de 79% no mesmo período. Igualmente, nos últimos três anos, 44% do mercado de telefonia fixa (PCO), consistindo de mais de 2 milhões de linhas, foi capturado pelas operadoras CDMA. A receita média por usuário de um telefone fixo é cerca de 4 a 5 vezes maior do que a de um usuário de telefonia móvel.

Há cerca de 6 meses, a Tata Teleservices anunciou um investimento na rede de US$ 540 milhões para os próximos 12 meses, o que irá incluir a expansão para todo o país de serviços CDNA2000. Desde janeiro de 2006, a Tata conquistou mais de meio milhão de novos assinantes por mês. Em outubro, foram adicionados mais de 950.000 assinantes, um pouco abaixo dos 1,06 milhão de assinantes conquistados pela Reliance. A portadora atribui este sucesso a sua grande rede de varejo e aos planos de serviço atraentes, que incluem o recebimento gratuito de chamadas. A Tata também assistiu a uma forte absorção de sua ampla seleção de aparelhos de baixa e alta capacidade, muitos deles compatíveis com aplicativos para pequenos negócios, empresas e consumidores BREW®, Java™ e Windows Mobile®.

"O CDG alegra-se em ver crescimento sem precedentes das telecomunicações wireless na Índia," declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "O desempenho superior e a economia imbatível da tecnologia CDMA2000 criaram uma concorrência saudável no setor de comunicações sem fio da Índia. À medida que novos espectros 3G se tornem disponíveis, esperamos que aumente o nível da concorrência. Os consumidores na Índia serão os maiores beneficiados e a introdução de serviços móveis de banda larga irá ajudar a fortalecer a economia.”

A TRAI (Telecom Regulatory Authority of India) anunciou o envio de uma proposta de alocação e atribuição de seu espectro 3G para o Departamento de Telecomunicações (DoT), através de uma entrevista à imprensa em 28 de setembro. O CDG aprovou a proposta de alocação do espectro 3G submetida pela TRAI para a aprovação do DoT. A alocação e destinação do espectro 3G nas bandas de freqüência de 450 MHz, 800 MHz e 2100 MHz irá beneficiar a Índia, seu setor de telecomunicações em rápida expansão e seus consumidores. É consistente com a maneira correta e transparente segundo a qual tal espectro é alocado e distribuído em outros mercados, sendo um modo de se obter benefícios de um enfoque holístico na alocação desse bem escasso e recurso nacional.

O CDG concorda com os princípios recomendados de uso eficiente do espectro, assegurando a neutralidade da tecnologia e dos serviços e estabelecendo ainda um equilíbrio entre os participantes. Esses princípios resultarão em aumento da concorrência, crescimento futuro e serviços com preços mais acessíveis para os consumidores da Índia. Estes princípios, universalmente aceitos, deverão ser aplicados para a alocação e distribuição tanto do espectro 2G como para o 3G na Índia.

Na maioria dos mercados em crescimento, as operadoras eventualmente implantam tecnologias de interface do espaço espectral eficientes, como a 3G, para atender à crescente demanda de serviços de voz e dados de alta velocidade por parte de seus clientes individuais e empresariais. Esses serviços exigem grandes larguras de banda para assegurar suficiente capacidade, altas taxas de transferência de dados e uma experiência satisfatória para os usuários finais. A tecnologia CDMA2000 está pelo menos dois a três anos à frente das outras tecnologias wireless na prestação desses importantes serviços.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 180 operadoras em 76 países, incluindo 52 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 275 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne 2G, existem mais de 335 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.460 aparelhos CDMA2000 de mais de 86 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 351 dispositivos para 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne e WorldMode são marcas comerciais registradas do CDMA2000 Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.