CDG Press Releases

A CDMA2000 AGREGA MAIS DE 25 MILHÕES DE NOVOS ASSINATES NO MUNDO NO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2006

Com mais de 45 milhões de usuários de 1xEV-DO e Implantações da Rev. A, o setor de CDMA2000 está em um caminho de migração acelerada para avançados serviços de banda larga

COSTA MESA, Califórnia, 27 de novembro de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG) anunciou hoje que o número total de assinantes CDMA2000® atingiu 302 milhões, acrescentando mais de 25 milhões de novos usuários no terceiro trimestre. A tecnologia CDMA2000 1xEV-DO acrescentou 9 milhões de novos usuários, elevando o número total de assinantes de 1xEV-DO para mais de 45 milhões. CDMA2000 se mantém como a tecnologia 3G dominante em todo o mundo. Atualmente ela representa 75% da base mundial de assinantes 3G. O total da base de assinantes CDMA que utiliza serviços cdmaOne e CDMA2000 ultrapassou os 350 milhões no fim do terceiro trimestre de 2006. O crescimento líquido de assinantes durante esse trimestre alcançou a maior marca de todos os tempos, aproximadamente 19 milhões, com a migração evolutiva de 2G cdmaOne para 3G CDMA2000 se aproximando do fim.

"O CDG tem prazer em relatar o forte e continuado crescimento de CDMA2000 em todo o mundo", disse Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Consumidores, tanto de mercados desenvolvidos como de emergentes, estão reagindo favoravelmente à qualidade do desempenho e à economia oferecida pelas tecnologias CDMA2000. Mais de 85% dos assinantes CDMA já se utilizam das tecnologias 3G e 15% deste total acessam serviços wireless em banda larga. A tecnologia CDMA2000 continuará a liderar a tendência global em direção à migração para 3G, alcançando 330 milhões de usuários CDMA2000 e 50 milhões de usuários de 1xEV-DO até o fim de 2006."

A região da Ásia-Pacífico é a que possui mais assinantes de CDMA2000, seguida da América do Norte, o Caribe e a América Latina e depois a Europa, o Oriente Médio e a África (EMEA). Na América do Norte, a CDMA2000 é, de longe, a tecnologia com maior predominância, com 43% de participação no mercado. Na América Latina e no Caribe é a única tecnologia 3G disponível, sendo responsável por 20% de todos os usuários. Na Ásia, a tecnologia CDMA2000 ultrapassou os 134 milhões de usuários e o número de assinantes continua a aumentar a taxas de dois dígitos, impulsionado pelo crescimento da operadora CDMA na Índia, novas implantações no Sudeste da Ásia e o sucesso da KDDI no Japão.

Anualmente, a base de assinantes CDMA2000 cresceu mais de 100 milhões, ou 50%, entre setembro de 2005 e setembro de 2006. Ásia-Pacífico, Caribe e América Latina foram as regiões que mais contribuíram para esse crescimento, acrescentando de 36 e 39 milhões de usuários respectivamente e a base de assinantes da América do Norte também cresceu, ficando acima de 22 milhões de usuários.

Devido à forte demanda por CDMA2000, a base de assinantes CDMA acrescentou 69 milhões de novos usuários no ano passado, o que representa um aumento de 25%.

Atualmente, há mais de 180 operadoras CDMA2000 em operação comercial em todo o mundo, das quais 52 operadoras oferecem serviços de dados em banda larga 1xEV-D. Outras 42 CDMA2000 1X e 53 redes 1xEV-DO estão em processo de implantação. À medida que as operadoras começam a atualizar suas redes CDMA2000 para 1xEV-DO Rev. A, visando proporcionar melhores serviços de dados em banda larga, esperamos que o crescimento de assinantes continue a aumentar substancialmente. Essa estratégia de ser pioneiro no mercado ajuda a alimentar o crescimento do número de assinantes e a reduzir a rotatividade.

Para mais informações visite: www.cdg.org/worldwide/cdma_world_subscriber.asp e www.cdg.org/technology/cdma_technology/cdma_stats.asp.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 180 operadoras em 76 países, incluindo 52 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 300 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne 2G, existem mais de 350 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.460 aparelhos CDMA2000 de mais de 85 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 350 dispositivos para 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne is a registered trademark of the CDMA Development Group. CDMA2000 is a registered trademark of the Telecommunications Industry Association (TIA-USA). All other trademarks are the property of their respective owners.

cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.