CDG Press Releases

39 OPERADORAS GSM OPTAM PELA TECNOLOGIA CDMA2000

A Tecnologia CDMA2000 oferece serviços mais competitivos às operadoras GSM

COSTA MESA, Califórnia, 20 de novembro de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que 39 operadoras GSM já implantaram ou estão em fase de implantação da tecnologia CDMA2000® para oferecer serviços de voz a custo reduzido e gerar receitas a partir de serviços de dados de alto valor agregado, caracterizando a tendência contínua de transição de serviços 2G para 3G.

"O CDG testemunha com satisfação a rápida migração dos serviços de 2G para 3G," declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "A clareza de voz da CDMA2000 e a conectividade em banda larga tornam essa tecnologia ideal para economias emergentes que querem aumentar seu produto interno bruto (PIB)per capita. Além disso, no mercado competitivo de hoje, operadoras GSM 2G estão se voltando para CDMA2000 3G para oferecer serviços diferenciados e aumentar a receita média por usuário (ARPU). Esperamos que essa tendência continue."

Operadoras GSM vêm implantando a tecnologia CDMA2000 devido à sua capacidade de satisfazer, de forma mais competitiva, as diferentes necessidades de comunicação wireless de consumidores, pequenos negócios e grandes empresas em qualquer mercado do mundo. A CDMA2000 oferece uma grande variedade de aplicações, como serviços a preços acessíveis de telefonia, acesso à Internet em banda larga, mensagens instantâneas multimídia, entretenimento, informação, comércio móvel e localização. Implantar uma rede CDMA2000 baseada em IP nas bandas de freqüência de 450 e 800 MHz é significativamente mais econômico do que implantar outras tecnologias wireless nas bandas de freqüência mais altas.

A seguir uma relação das operadoras que já implantaram comercialmente, ou estão planejando implantar, serviços CDMA2000 nos próximos seis meses:

País

Operadora

Rede

Argélia Algerie Telecom 1X (Comercial)
EV-DO (A ser implantada)
Argélia Consortium Algerian de Telecommunications (Lacom) 1X (Comercial)
EV-DO (A ser implantada)
Aruba Setar 1X (A ser implantada)
Aruba Digicel 1X (A ser implantada)
Bahamas Bahamas Telecommunications Company Ltd. 1X (A ser implantada)
Barbados Digicel 1X (A ser implantada)
Benin Bell Benin Communications (BBCOM) 1X (A ser implantada)
Bermuda Digicel 1X (A ser implantada)
Ilhas Virgens CCT Global Communications 1X (A ser implantada)
Camboja Cambodia Shinawatra Co. Ltd. 1X (Comercial)
Ilhas Cayman Digicel 1X (A ser implantada)
China China Unicom 1X (Comercial)
República Tcheca Telefonica O2 Czech Republic (Eurotel Praha)

1X (Comercial)
EV-DO (Comercial)

Djibouti Djibouti Telecom 1X (A ser implantada)
Etiópia Ethiopian Telecommunications Corp. (ETC) 1X (Comercial)
Índia Bharat Sanchar Nigam Ltd. (BSNL) 1X (Comercial)
Índia Mahangar Telephone Nigam Ltd. (MTNL) 1X (Comercial)
Índia Reliance Communications* 1X (Comercial)
Indonésia PT Indosat (StarOne) 1X (Comercial)
Indonésia PT Telkom Indonesia (Telkom Flexi) 1X (Comercial)
Jamaica Digicel 1X (A ser implantada)
Laos Lao Telecommunications 1X (Comercial)
Madagascar Telecom Malagasy S.A. (Telma) 1X (Comercial)
Mali Sotelma 1X (Comercial)
Mauritânia Mauritel 1X (Comercial)
Nepal Nepal Telecom 1X (A ser implantada)
Paquistão PTCL 1X (Comercial)
Filipinas Innove Communications (Globe subsidiary) 1X (A ser implantada)
Arábia Saudita Saudi Telecom Company 1X (A ser implantada)
Serra Leoa Datatel 1X (A ser implantada)
Sudão Mobitel Sudan 1X (Comercial)
Tanzânia Zanzibar Telecom Ltd. (ZANTEL) 1X (A ser implantada)
Togo Togo Telecom 1X (A ser implantada)
Trinidad & Tobago TSTT 1X (Comercial)
Tunísia Telecom Tunisia 1X (Comercial)
Uganda MTN Uganda 1X (Comercial)
Uganda Uganda Telecom Ltd. 1X (Comercial)
EV-DO (Planejada)
Ucrânia Ukraine Mobile Communications (UMC) EV-DO (A ser implantada)
Zâmbia Zambia Telecommunications Ltd. (ZAMTEL) 1X (Planejada)

*A Reliance continuará a operar tanto redes GSM quanto CDMA2000.

Além de diversas empresas de telecomunicação de linha fixa que decidiram implantar CDMA2000, várias empresas holding que investiram anteriormente em GSM estão investindo agora em CDMA2000, incluindo Arfeen Group, Hutchison Whampoa Ltd., Mobile TeleSystems (MTS), MTN Group, Orascom Telelcom Holdings e Sistema.

Mais informações sobre CDMA2000 estão disponíveis no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Sobre CDMA
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 180 operadoras em 76 países, incluindo 52 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 275 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne™ 2G, existem mais de 335 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield), e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.460 aparelhos CDMA2000 de mais de 85 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 350 dispositivos 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000 relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.