A KDDI CONTINUA NA LIDERANÇA AO IMPLEMENTAR O CAMINHO PARA A EVOLUÇãO COM A TECNOLOGIA CDMA2000

O CDG relata os planos agressivos da KDDI para o progresso da evolução com EV-DO

COSTA MESA, Califórnia, 7 de novembro de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que a KDDI está fortalecendo seus serviços diferenciados de alta tecnologia, líderes no Japão, através da atualização da tecnologia CDMA2000® 1xEV-DO (CDMA 1X WIN) para Rev A. Isso irá possibilitar à KDDI introduzir aplicações sensíveis a atrasos, telefonia com vídeo baseada em VoIP e outras aplicações em tempo real, simétricas e simultâneas de voz e dados com características de alta qualidade nos serviços (QoS) e, ao mesmo tempo, expandir sua rede principal para uma plataforma totalmente baseada em IP.

A Rev A irá proporcionar à KDDI uma dianteira de um a dois anos no prazo de lançamento do produto, continuando a oferecer serviços de voz mais aprimorados e com melhor desempenho e ainda serviços de dados multimídia de banda larga a seus consumidores e clientes empresariais. A KDDI já anunciou a disponibilização de dois elegantes aparelhos Rev A da Toshiba, o W47T e o DRAPE, para atender ao lançamento comercial dos seus serviços avançados de tecnologia de banda larga, até dezembro de 2006. A atualização da rede Rev A também irá proporcionar à KDDI um caminho de atualização mais seguro para Revisões B e C do padrão EV-DO, visando oferecer serviços de ultra banda larga nos próximos anos.

"Temos a satisfação de constatar que a KDDI continua a se beneficiar das vantagens competitivas que a tecnologia CDMA2000 tem a oferecer”, declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "A atualização para compatibilidade com versões anteriores e futuras é um dos mais fortes elementos diferenciadores da tecnologia CDMA2000 e permite às operadoras manter uma significativa vantagem competitiva no mercado em relação às tecnologias concorrentes. Ao incluir implementações com maior largura de banda, as tecnologias airlink baseadas em OFDM (ortogonal) e técnicas avançadas de recepção, o caminho com a CDMA2000 irá resguardar a vantagem competitiva, preservando as economias de escala existentes e minimizando gastos de capital e despesas operacionais".

Hideo Okinaka, vice-presidente e gerente geral de Divisão de Padrões Técnicos e Espectro da KDDI, declarou: "A KDDI irá prosseguir com a CDMA e continuará a implantá-la. A tecnologia CDMA pode acomodar quase todos os tipos de serviços que nossos mercados poderiam exigir ou que nós possamos imaginar. Com os aperfeiçoamentos futuros à tecnologia CDMA2000, esperamos que esse quadro se mantenha no futuro próximo".

A tecnologia EV-DO Rev A se tornou padrão para 3GPP2 (Third Generation Partnership Project 2) e tem sido aprimorada para suportar uma ampla variedade de aplicações simétricas, sensíveis à demora e simultâneas de VoIP e dados de banda larga. O benefício mais destacado do Rev A será um aumento nas velocidades de uplink de até 1,8 Mbps e de downlink de até 3,1 Mbps, em comparação com o EV-DO Versão 0 que suporta velocidades de até 153,6 kbps e 2,4Mbps, respectivamente.

De acordo com Fumio Watanabe, diretor executivo e gerente geral da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Tecnológico, "A tecnologia HSDPA oferece benefícios similares aos dos serviços EV-DO Versão 0 que nós lançamos há três anos, em 2003. O Rev A irá nos projetar à frente de nossos concorrentes, permitindo-nos aproveitar os benefícios da recente introdução da portabilidade dos números de telefone e manter nossa liderança no crescimento líquido de assinantes 3G."

E ainda, como uma plataforma baseada em IP, a Rev A permitirá que a KDDI possa migrar em direção a uma rede totalmente IP capaz de suportar uma maior capacidade de voz com menores custos operacionais, o desenvolvimento mais rápido de aplicações e serviços e a convergência com outras redes móveis e fixas baseadas em IP.

Mais informações sobre CDMA2000 estão disponíveis no endereço www.cdg.org.

Sobre o CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 176 operadoras em 75 países, incluindo 51 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 275 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne 2G, existem mais de 335 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield), e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.460 aparelhos CDMA2000 de mais de 86 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 350 dispositivos 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne e WorldMode são marcas comerciais registradas do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.