RÁPIDA EXPANSÃO DE CDMA2000 EM TODA A ÁFRICA

Operadoras encontram tecnologia ideal de redes de banda larga sem fio para Mercados Urbanos e Rurais

COSTA MESA, Califórnia, 6 de novembro de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que a tecnologia CDMA2000® rapidamente se tornou a primeira opção em tecnologia, à medida que as operadoras africanas combinam um inigualável potencial de crescimento de clientes com a comunicação por voz de clareza cristalina, o bom desempenho em banda larga e a facilidade de implantação da tecnologia CDMA. Atualmente existem 33 operadoras CDMA2000 funcionando comercialmente nos países mais populosos da África, representando uma base de assinantes de cerca de 5,4 milhões de pessoas. Outras 18 operadoras deverão lançar seus serviços nos próximos seis meses. A base de assinantes CDMA deverá crescer substancialmente nos próximos cinco anos para atender a um mercado de mais de 600 milhões de pessoas.

De acordo com os Indicadores Mundiais de Telecomunicações da ITU (União Internacional de Telecomunicações), somente dez em cada 100 pessoas têm acesso a um telefone e duas em cada 100 pessoas na África têm acesso à Internet. A tecnologia CDMA2000 vem satisfazendo à crescente demanda em ambos os segmentos do mercado, especialmente por suportar serviços de dados em banda larga via terminais wireless fixos, placas de PC e modems. Essa tecnologia, acessível em amplas áreas de cobertura, tem se tornado vital para dar suporte às comunicações de organizações não-governamentais (ONGs), organizações internacionais e instituições governamentais. Além disso, as operadoras voltadas para consumidores, como a Movicel Telecomunicações de Angola, a Starcomms da Nigéria e a Kasapa Telecom de Gana estão testemunhando a adesão maciça aos serviços CDMA2000.

"O CDG tem a satisfação de testemunhar a rápida expansão da tecnologia CDMA2000 em toda a África”, declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "A clareza da emissão de voz e o poder da banda larga dessa tecnologia a torna ideal para economias emergentes que desejam estabelecer uma infra-estrutura durável de comunicações sem fio em um curto espaço de tempo. A implantação de CDMA nas bandas de freqüência mais baixas de 450 MHz e 800 MHz é significativamente mais econômica e segura do que a implantação de uma infra-estrutura de telecomunicações fixas. Esperamos que esse crescimento continue na África e se estenda pelo resto do mundo".

A título de exemplo, a Starcomms da Nigéria e a Terracom de Ruanda demonstraram que seus mercados estão prontos para mais do que apenas serviços de voz de baixo custo ou de mensagens instantâneas (SMS). Seus clientes estão exigindo acesso de banda larga à Internet a preços acessíveis. Elas atendem a essa demanda contida de acesso em banda larga complementando com a tecnologia EV-DO suas redes antes centradas em voz. As implementações resultantes serviram para demonstrar o amplo poder e flexibilidade que a CDMA pode oferecer como uma tecnologia 3G na África. Em conseqüência, outras 8 operadoras do continente africano estão agora planejando maximizar o potencial de suas rede já para o próximo ano, oferecendo serviços de dados em banda larga a um custo acessível usando a tecnologia EV-DO.

A seguir uma lista das operadoras CDMA na África que já operam comercialmente ou que planejam implantar serviços CDMA2000 nos próximos seis meses:

País

Operadora

Rede

Argélia Algerie Telecom 1X (Comercial)
EV-DO (A ser lançada)
Argélia Consortium Algerian de Telecommunications (Lacom) 1X (Comercial)
EV-DO (A ser lançada)
Angola Movicel Telecomunícações Lda 1X (Comercial)
EV-DO (A ser lançada)
Angola Mundo Startel 1X (A ser lançada)
Benin Bell Benin Communications (BBCOM) 1X (A ser lançada)
Botsuana Botswana Telcommunications Corp. (BTC) 1X (A ser lançada)
Camarões CAMTEL (CTPhone) 1X (Comercial)
EV-DO (Planejada)
Costa do Marfim Arobase Telecom S. A. 1X (Comercial)
Rep. Dem do Congo Tatem 1X (A ser lançada)
Djibouti Djibouti Telecom 1X (A ser lançada)
Egito Telecom Egypt 1X (Comercial)
Etiópia Ethiopian Telecommunications Corp. (ETC) 1X (Comercial)
Gana Kasapa Telecom Ltd. 1X (Comercial)
Quênia E.M. Communications Ltd. (Popote Wireless) 1X (Comercial)
Quênia Flashcom Ltd. 1X (Comercial)
Quênia Telkom Kenya Ltd. 1X (Comercial)
Madagascar Telecom Malagasy S.A. (Telma) 1X (Comercial)
Mali Sotelma 1X (Comercial)
Mauritânia Mauritel 1X (Comercial)
Marrocos Maroc Connect 1X (A ser lançada)
Moçambique Telecomunícações de Mozambique 1X (A ser lançada)
Namibia Telecom Namibia 1X (A ser lançada)
Níger Sonitel 1X (Comercial)
Nigéria Cell Communications Ltd. 1X (Comercial)
Nigéria Independent Telephone Network Ltd. 1X (Comercial)
Nigéria Intercellular Nigeria Ltd. 1X (Comercial)
Nigéria Ministry of Communications 1X (A ser lançada)
Nigéria MTS First Wireless 1X (Comercial)
Nigéria Multi-Links Telecommunications Ltd. 1X (Comercial)
Nigéria Nigerian Telecommunications Ltd. (Nitel) 1X (Comercial)
Nigéria Oud’a Tel 1X (A ser lançada)
Nigéria Prestel 1X (A ser lançada)
Nigéria Rainbownet Ltd. 1X (Comercial)
Nigéria Reliance Telecommunications Ltd. (Reltel) 1X (Comercial)
Nigéria Starcomms Ltd. 1X (Comercial)
EV-DO (Comercial)
Ruanda Terracom 1X (Comercial)
EV-DO (Comercial)
Serra Leoa Datatel 1X (A ser lançada)
África do Sul Neotel 1X (Planejada)
EV-DO (Planned)
Sudão Canar Telecommunications Co. Ltd. (Canar) 1X (Comercial)
Sudão Mobitel Sudan 1X (Comercial)
Sudão Sudatel (Sudani) 1X (Comercial)
Tanzânia Benson Online 1X (A ser lançada)
Tanzânia MyCell 1X (A ser lançada)
Tanzânia Tanzania Telecommunications Company Ltd. (TTCL) 1X (Comercial)
EV-DO (A ser lançada)
Tanzânia Zanzibar Telecom Ltd. (ZANTEL) 1X (A ser lançada)
Togo Togo Telecom 1X (A ser lançada)
Tunísia Telecom Tunisia 1X (Comercial)
Uganda MTN Uganda 1X (Comercial)
Uganda Uganda Telecom Ltd. 1X (Comercial)
EV-DO (Planejada)
Zâmbia Zambia Telecommunications Ltd. (ZAMTEL) 1X (Planejada)

Mais informações sobre CDMA2000 estão disponíveis no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Sobre CDMA
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 177 operadoras em 76 países, incluindo 51 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 275 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne 2G, existem mais de 335 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield), e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.460 aparelhos CDMA2000 de mais de 85 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 350 dispositivos 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.