OPERADORAS CDMA2000 LIDERAM EM SERVIÇOS DE DADOS AVANÇADOS NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE

Acelera-se a Implantação e Adoção do CDMA2000 1xEV-DO

SÃO PAULO, Brasil, 30 de maio de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) informou hoje que 22 operadoras em 17 países da América Latina e do Caribe já implantaram ou estão em processo de instalação de redes CDMA2000® 1xEV-DO. Aproveitando os recursos das tecnologias de alta velocidade de dados do 1xEV-DO, as operadoras introduziram uma ampla variedade de serviços de dados de banda larga para atender a necessidades diversificadas do mercado, variando desde o acesso por banda larga em áreas mal-atendidas até as mais avançadas aplicações, como TV ao vivo e jogos 3D, para os clientes de telefonia móvel. As operadoras estão observando uma demanda significativa de serviços 1xEV-DO, com a base de assinantes crescendo a uma taxa de 40% por trimestre.

Perry LaForge, diretor executivo do CDG comentou: "As operadoras CDMA2000 foram as primeiras a introduzir o 3G no mercado e agora têm pelo menos três anos de liderança em serviços de banda larga na região. A vantagem do tempo de comercialização permitiu a elas diferenciar seus serviços, expandirem-se para novos mercados e aumentar suas receitas. Com as melhorias futuras, como Rev A e Rev C, elas também serão as primeiras a contar com o sistema all-IP e capacidades avançadas de multimídia, ampliando ainda mais sua liderança no mercado".

A tecnologia 1xEV-DO foi introduzida na América Latina e no Caribe em 2003 e hoje existem 11 operadoras em 8 países, incluindo a Alegro PCS (Equador); Bermuda Digital Communications; Centennial Wireless (Porto Rico); Iusacell (México); Movistar e Movilnet (Venezuela); Movistar Guatemala; Smartcom PCS (Chile); Verizon Wireless Porto Rico, VIVO e Vesper (Brasil). Mais onze redes 1xEV-DO no Caribe e no Peru estão programadas para entrar em operação comercial este ano.

Com velocidades médias de 400-800 Kbps até 2,4 Mbps, a tecnologia 1xEV-DO permitiu às operadoras expandir seus portfólios de serviços, que agora incluem MMS, TV móvel, download de música e vídeos, diversão multimídia, WAP e acesso a e-mail. Em muitos mercados, as operadoras implantaram a tecnologia 1xEV-DO para oferecer serviços de banda larga para os mercados corporativo, residencial e público, oferecendo serviços como acesso à Internet, VPN, e-mail, monitoração por vídeo e aplicações verticais para os setores de seguros, segurança, transporte e saúde. A Alegro PCS, por exemplo, se tornou a segunda maior provedora de ISP no Equador e prevê que alcançará a liderança nos próximos meses.

Os aparelhos 1xEV-DO atualmente disponíveis no mercado refletem as diversas aplicações e usos na região e incluem portáteis multimídia, PDAs, modems e placas de PC, bem como terminais fixos, de diferentes faixas de preço.

"O sucesso da tecnologia 1xEV-DO em todo o mundo demonstra que existe um enorme mercado para tecnologias avançadas de banda larga sem fio. O setor CDMA2000 segue firme em seu caminho para capitalizar essas oportunidades”, continuou LaForge.

A tecnologia CDMA2000 1xEV-DO foi introduzida comercialmente em 2002 na Coréia do Sul. Foi a primeira rede WAN (grande alcance) de banda larga sem fio a ser instalada no mundo. Atualmente, existem 36 redes em funcionamento através de 6 continentes, tornando o 1xEV-DO a tecnologia de dados de alta velocidade mais implantada no mundo. Havia 30 milhões de assinantes 1xEV-DO no fim do primeiro trimestre de 2006 e 6 milhões de novos usuários são agregados a cada trimestre. Até o fim de 2006, haverá pelo menos 73 redes em funcionamento e cerca de 60 milhões de clientes 1xEV-DO.

A tecnologia CDMA2000 1xEV-DO Rev A, uma versão aperfeiçoada da Rel 0, implementada atualmente, apresenta técnicas que suportam aplicativos com tempo de latência e banda larga de uso intensivo como Voz sobre IP (VoIP). As operadoras da América do Norte e Ásia Pacifico estarão lançando Rev A este ano. A Rev B, que estará disponível em 2007, aumenta ainda mais o rendimento através de um esquema de múltiplas portadoras. A Rev C, uma interface avançada, irá oferecer taxas de dados de banda ultra larga e maior eficiência espectral combinados com menor latência, tornando-a ideal para serviços aprimorados de multimídia. Produtos Rev C comerciais estão programados para 2008 .

As operadoras de 1xEV-DO líderes nas Américas e na Ásia e fornecedores de infra-estrutura se encontraram na semana passada na Conferência Regional 3G CDMA da América Latina em São Paulo para compartilhar suas experiências e discutir a evolução do caminho de CDMA2000 para a próxima geração de tecnologias de banda ultra larga, sobre a convergência de fixos e móveis e da utilização de tecnologia sem fio para os serviços universais. Este é o 5º Encontro Anual CDMA na região e este ano estiveram presentes 300 operadoras, fornecedores de equipamentos e aplicativos, analistas e a mídia.

Sobre o CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 152 operadoras CDMA2000 em 68 países e 36 sistemas CDMA2000 1xEV-DO. Com 250 milhões de assinantes a tecnologia CDMA2000 controla 82% do mercado de 3G. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne(tm), TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Cerca de 1.200 aparelhos CDMA2000 estão disponíveis no mercado, incluindo 244 aparelhos para 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA. As mais de 110 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras e fabricantes de equipamento sem fio do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à CDMA.

Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores: cdmaOne é uma marca comercial do CDG. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA).

Informações para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

*Nota aos editores: CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA).