O CDMA2000 1xEV-DO CUMPRE A PROMESSA DE BANDA LARGA SEM FIO, POSSIBILITANDO NOVOS SERVIÇOS PARA OS USUÁRIOS E MAIORES RECEITAS PARA AS OPERADORAS

O CDG Publica estudos de casos do mercado e das operadoras

COSTA MESA, Califórnia, 8 de maio de 2006 O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) informou hoje que as operadoras da Ásia e dos EUA assistiram a uma significativa absorção pelo mercado dos serviços de banda larga sem fio CDMA2000® 1xEV-DO, obtendo assim maior crescimento e maiores receitas.

A vantagem de ser o primeiro no mercado, com novas oportunidades de marketing e uma ampla seleção de aparelhos permitiu às operadoras atrair mais usuários de tecnologia de ponta, reduzir a rotatividade e aumentar as receitas da transmissão de dados. Em alguns mercados, as operadoras relatam que suas assinaturas 1xEV-DO estão crescendo a uma taxa de 230% ao ano e que os assinantes de banda larga wireless gastam 2 vezes mais em dados e 40-60% mais no total do que a média dos usuários. Suas experiências estão expressas em um documento intitulado: “O papel do CDMA2000 no Sucesso de Banda Larga Wireless", já disponível no site do CDG na Internet.

"O CDMA2000 liderou por 3 anos o setor de banda larga wireless e atualmente está instalado em 55 países, servindo a quase 30 milhões de usuários em todo o mundo", declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "O mais importante é que o 1xEV-DO oferece os serviços que o cliente de tecnologia wireless deseja, o que se reflete no número crescente de usuários e o crescimento de minutos de utilização com bons resultados para as operadoras através de receitas mais altas e melhoria no desempenho em geral”.

Quando o CDMA2000 1xEV-DO foi introduzido comercialmente em 2002, foi a primeira WAN (wide-area network - rede de área ampliada), de tecnologia de banda larga wireless instalada no mundo todo. Atualmente, existem 35 redes em funcionamento e mais 37 estão em fase de implantação em 6 continentes, fazendo do 1xEV-DO a tecnologia de transferência de dados de alta velocidade mais amplamente utilizada.

Com velocidades compatíveis à banda larga fixa convencional – velocidades médias de 400 a 800 kbps até 2,4 Mbps – o 1xEV-DO permite o acesso mais rápido à informação e a aplicativos customizados para as empresas, bem como a novos serviços como TV móvel, acesso a programas de rádio, download de músicas, distribuição de vídeo e videogames interativos 3G para o cliente. Esses serviços e mais de 217 aparelhos 1xEV-DO produziram grande entusiasmo no mercado, com 12% dos assinantes de CDMA2000 já usando banda larga e o número de usuários está crescendo 4 milhões por trimestre. Segundo a SK Telecom da Coréia, o 1xEV-DO já é responsável por mais de 40% da base de assinantes da operadora.

Ser a primeira do mercado com banda larga permitiu às operadoras de CDMA2000 atrair e reter usuários de tecnologia de ponta. A KDDI do Japão, por exemplo, relata que mais da metade das novas assinaturas para seus serviços WIN 1xEV-DO é de novos clientes.

Com a grande demanda por serviços 1xEV-DO, as operadoras presenciaram o rápido crescimento na utilização de transmissão de dados e nas receitas geradas. Nos Estados Unidos, a receita com dados da Verizon Wireless no primeiro trimestre foi mais que o dobro da alcançada no ano passado, contribuindo com US$ 872 milhões ou 11,5% no total da receita de todos os serviços, crescendo 6,3 por cento em relação ao ano anterior. A ARPU (receita média por usuário) com a transmissão de dados alcançou US$ 5,58 no trimestre, 79% acima do ano anterior; os clientes de dados totalizaram 26,1 milhões, um aumento de 47% sobre o ano anterior. A receita com transmissão de dados da Sprint Nextel chegou a US$ 800 milhões no primeiro trimestre de 2006, com a receita média por usuário crescendo 21%, responsável por 11% da receita total por usuário. Nos 3 anos desde a introdução do 1xEV-DO, a SK Telecom subscreveu 8,2 milhões de usuários e a transmissão de dados contribuiu com 27,6% no total da receita do terceiro trimestre de 2005.

"O sucesso comercial do 1xEV-DO demonstra que há enormes oportunidades para transmissão avançada de dados; ser a primeira no mercado dá às operadoras uma vantagem frente à concorrência", continuou LaForge. "Com a nova geração de tecnologias CDMA2000 programada para implantação nos próximos dois anos, as operadoras poderão manter sua liderança na oferta de uma avançada experiência multimídia".

Mais informações sobre CDMA2000 e estudos de casos de operadoras estão disponíveis no site da CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 150 operadoras CDMA2000 em 68 países, incluindo 35 sistemas CDMA2000 1xEV-DO. Existem mais de 225 milhões de assinantes de 3G CDMA2000. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne(tm), TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Mais de 1100 aparelhos CDMA2000 estão disponíveis no Mercado, incluindo 217 dispositivos para 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site da CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA. As mais de 120 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à CDMA. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

# # #

*Nota aos editores: CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA).