POSICIONAMENTO DO CDG SOBRE A DISSOLUÇÃO DA JOINT-VENTURE ENTRE NOKIA E SANYO

A expectativa é de que o CDMA2000 continue atendendo por muito tempo as demandas globais por comunicações móveis acessíveis

English

São Paulo, SP — 26 de junho de 2006 — Em resposta à recente dissolução da associação que vinha sendo planejada entre Nokia e Sanyo e as subseqüentes declarações feitas pela Nokia, o CDG (CDMA Development Group) (www.cdg.org), apresenta os seguintes comentários.

1. O CDG expressa seu desapontamento pelo fato da associação proposta entre Nokia e Sanyo não ter se concretizado. Para a Nokia, essa associação poderia gerar presença mais forte no mercado, em importantes mercados da tecnologia CDMA, como Estados Unidos, Japão e Coréia, onde a expansão desta tecnologia é grande. A parceria também proporcionaria que a Nokia participasse mais ativamente de mercados emergentes como África, Brasil, China, Índia e Rússia.

2. A indústria de CDMA2000® conta com um bom suporte e uma ampla base de empresas fornecedoras de aparelhos a preços bastante competitivos. Atualmente, existem mais de 50 empresas que fornecem cerca de 1250 aparelhos compatíveis com o padrão CDMA2000.

3. De acordo com a Strategy Analytics, a LG, a Samsung e a Motorola são líderes mundiais na área de aparelhos celulares CDMA. A participação da Nokia neste mercado mundial tem sido pequena, sobretudo em mercados de destaque, como a América do Norte. Se a Nokia reduzir suas vendas de aparelhos CDMA, várias outras fornecedoras de aparelhos CDMA poderão preencher esta lacuna facilmente, segundo análises do CDG.

4. Esta concorrência saudável resultou na oferta de aparelhos CDMA2000 3G com preços semelhantes aos de aparelhos GSM 2G. Por exemplo, atualmente existem 21 modelos de aparelhos CDMA2000 no mercado com custo inferior a US$ 50 (no atacado), fabricados por 10 empresas na Índia, um dos mercados mais concorridos do mundo no setor das comunicações móveis. Dois destes modelos são da Nokia; os outros 19 são fabricados pela LG, Motorola, Samsung, Huawei, Haier, JingPing, Kyocera, UT Starcom e ZTE. Com estes terminais CDMA mais baratos, o usuário tem acesso a diversos serviços de valor agregado, onde ele pode fazer download, o que não é possível com os telefones GSM 2G, seus principais concorrentes.

5. O CDMA2000 continua desfrutando de um forte suporte na indústria, o que é evidenciado pelas recentes citações, feitas pelas operadoras como KDDI, LG Telecom, Sprint-Nextel, Telecom New Zealand, Verizon Wireless, Airvana, QUALCOMM, Lucent, Motorola e Nortel. A tecnologia CDMA2000 confere às operadoras uma significativa vantagem competitiva. Atualmente existem mais de 152 operadoras, em 68 países, prestando serviços 3G a mais de 250 milhões de clientes em todo o mundo.

6. Muitas das redes CDMA2000 inauguradas nos últimos anos, se situam em mercados onde preço é um fator importante, assim como em zonas rurais, como na África, na Rússia e em grande parte da Ásia. Estas operadoras optaram pela tecnologia CDMA2000, para poder prestar serviços de voz e acesso à Internet em banda larga com preços acessíveis utilizando freqüências baixas como 450 e 800 MHz. Estudos recentes mostram que, em muitos mercados, o custo total de propriedade de uma rede CDMA2000 3G é menor do que o de uma rede 2G. Hoje em dia, há mais de 50 operadoras CDMA450 TM em todo o mundo, cobrindo alguns dos lugares mais remotos do planeta. Prevê-se que o CDMA2000 continue sendo a tecnologia 3G mais importante, operando em mercados rurais ainda por muito tempo.

Mais informações sobre o CDMA2000 podem ser encontradas em www.cdg.org.

Sobre o CDMA2000:
O CDMA2000 é a tecnologia de terceira geração mais implantada no mundo, com 152 operadoras CDMA2000 em 68 países, incluindo 37 sistemas CDMA2000 1xEV-DO operando comercialmente. Com mais de 250 milhões de assinantes, CDMA2000 controla 82% do mercado de terceira geração. CDMA2000 tornou-se a tecnologia preferencial das operadoras cdmaOne™, TDMA, analógicas e Greenfield, tendo sido instalada nas freqüências de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Há praticamente 1.200 aparelhos CDMA2000 disponíveis, inclusive aparelhos 280 baseados no padrão 1xEV-DO. Mais informações sobre a tecnologia podem ser encontradas no website da CDG: www.cdg.org.

Sobre o CDG:
O CDMA Development Group é uma associação de classe, sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover mundialmente o desenvolvimento, a implantação e a utilização das tecnologias CDMA. Entre as mais de 110 empresas associadas ao grupo CDG, destacam-se muitos dos maiores fabricantes de equipamentos e operadoras celulares do mundo. As principais atividades do grupo abrangem desenvolvimento de serviços e recursos CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos de regulamentação e suporte internacional. Atualmente, há mais de 500 pessoas distribuídas entre os vários subcomitês do grupo trabalhando com assuntos relacionados com a tecnologia CDMA. Para mais informações sobre o grupo CDG, entre em contato com CDG News Bureau, no telefone +1-714-540-1030, ou visite o website da CDG, em www.cdg.org.

Informações para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

* CDMA2000 é uma marca registrada da Associação da Indústria de Telecomunicações (TIA-USA).
** CDMA450 é uma marca registrada da Associação da Indústria de Telecomunicações (TIA-USA)
*** cdmaOne é uma marca registrada do grupo CDG.
**** WorldMode é uma marca registrada do grupo CDG