OPERADORAS CDMA IMPLANTAM PADRÃO CDMA2000 1xEV-DO REVISION A

Com a Revisão A, operadoras vão poderão oferecer avançados serviços multimídia de banda larga e IP

English

Costa Mesa, Califórnia, 13 de junho de 2006 — O CDG (CDMA Development Group) (www.cdg.org), anunciou hoje que cinco das principais operadoras do mundo - KDDI (Japão), LG Telecom (Coréia do Sul), Sprint Nextel e Verizon Wireless (EUA) e Telecom New Zealand - pretendem implementar comercialmente a Revisão A da tecnologia CDMA2000® 1xEV-DO. Juntas, estas operadoras representam milhões de consumidores e empresas e com este novo padrão, poderão reforçar suas respectivas posições de liderança, além de gerar receita com a prestação de serviços multimídia por banda larga, imbatíveis no mercado.

“Em menos de um ano após sua finalização, a Revisão A já se tornou uma realidade”, disse Perry LaForge, diretor executivo do CDG. “A infra-estrutura comercial do padrão já se encontra disponível no mercado e os aparelhos para utilização pelo consumidor serão lançados no segundo semestre de 2006. Isso significa que as operadoras CDMA2000 poderão fornecer modernos serviços de banda larga a seus cliente até o final deste ano”.

Comentários das operadoras CDMA2000:

KDDI: “O CDMA continua sendo a tecnologia celular mais inovadora, tanto para prestadoras de serviços como para consumidores”, afirmou Dr. Hideo Okinaka, vice-presidente e gerente geral da Divisão de Espectro e Padrões Técnicos da KDDI. “Com o padrão Release 0 e agora com a Revisão A, a KDDI detém uma clara vantagem competitiva no mercado onde as tecnologias CDMA e UMTS competem corpo a corpo como as demais tecnologias de terceira geração”.

LG Telecom: “A disponibilização da infra-estrutura e dos aparelhos baseados na Revisão A nos confere uma vantagem em termos de redução do tempo de lançamento no mercado, o que as outras tecnologias não conseguem acompanhar”, disse June-hyuk Kwon, chefe da Equipe de Planejamento de Redes da LG Telecom. “A disponibilidade e o desempenho deste padrão reforçam a nossa crença de que o CDMA2000 é a melhor tecnologia disponível para comunicações móveis”.

Sprint- Nextel: “A Revisão A amplia a expansão de nossa rede Power Vision SM , atualmente a maior rede celular de banda larga do país", disse Iyad Tarazi, vice-presidente da área de Desenvolvimento de Rede da Sprint Nextel. “Trata-se de uma iniciativa inédita no mercado, com a finalidade de oferecer os mais avançados serviços de dados e banda larga tanto para empresas como para usuários finais.”

Telecom New Zealand : “A revisão A é a chave para se manter a liderança no mercado celular de banda larga”, disse Kevin Bowler, gerente geral da área de Mobilidade da Telecom New Zealand. “Optamos pela tecnologia CDMA2000, pois nos oferece desempenho e oportunidades de negócios que nenhuma outra tecnologia celular conseguirá acompanhar tão cedo”.

Verizon Wireless: “Nossos premiados serviços de banda larga – BroadbandAccess SM para o mercado empresarial e V CAST SM Music and Video – são os melhores de suas categorias, graças à nossa rede EV-DO”, disse Ed Salas, vice-presidente de Estratégia de Rede da Verizon Wireless. “Com a Revisão A, adquirimos uma vantagem significativa sobre nossas concorrentes e ainda contamos com a flexibilidade de nos mantermos a frente das demandas atuais”.

O padrão CDMA2000 1xEV-DO Revisão A é uma versão aperfeiçoada do 1xEV-DO Release 0, uma tecnologia celular de banda larga hoje já utilizada em 36 redes, na Ásia, Américas e Europa, com outras 37 em fase de finalização. As principais características da Revisão A são:

• Velocidade de banda larga – A revisão A aumenta as velocidades de download (forward link) com picos de até 3,1 Mbps, sendo, portanto, a solução ideal para aplicações que demandam largura de banda, a exemplo de vídeo e transmissão de grandes arquivos.
  • Simetria – A revisão A aumenta tem maiores velocidades no upload (link reverso), com picos de 1,8 Mbps, sendo perfeita para grandes arquivos, nos casos em que o usuário recebe e envia com a mesma freqüência este tipo de arquivo. Viabilizando maiores velocidades de uplink, a revisão A torna-se a primeira tecnologia celular disponível comercialmente, capaz de proporcionar experiência real de banda larga sincronizada, algo que serviços similares, como cabo e DSL, não conseguem oferecer.
  • Compatibilidade retroativa – As redes de Revisão A, conferem suporte às aplicações e aos aparelhos Release 0 já existentes. Em vista disso, os atuais usuários da tecnologia Release 0 vão continuar gerando receita, por muito tempo ainda, mesmo após a implementação da Revisão A. Esta compatibilidade retroativa é particularmente importante para empresas, pois poderão continuar alavancando os investimentos que já fizeram em equipamentos Release 0, por muitos anos ainda.
  • Baixa latência – A Revisão A apresenta uma latência de 32 milissegundos, tornando-a a solução ideal para aplicativos sujeitos a atrasos, como é o caso do push-to-talk (PTT), voz sobre IP (VoIP) e redes virtuais privadas (VPN).
  • Qualidade de serviço – A maior qualidade dos serviços oferecidos pela Revisão A também faz com que essa tecnologia seja a mais adequada para serviços VoIP, de vídeotelefonia e outros que necessitem de mecanismos avançados na rede e nos aparelhos para garantir uma experiência com alta qualidade para os usuários.
  • All-IP – O protocolo de Internet (IP) está se tornando rapidamente a base de todas as futuras redes de dados e de telefonia. A indústria CDMA2000 previu esta tendência, anos atrás, e começou se preparando para este momento projetando tecnologias 3G compatíveis com o IP. Razão pela qual, as operadoras CDMA2000 hoje desfrutam de maior flexibilidade e maior eficiência de largura de banda, o que se traduz em maior controle e maior economia de custos.

Para mais informações sobre a tecnologia CDMA2000 1xEV-DO e Revision A, visite www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
O CDMA2000 é a tecnologia de terceira geração mais implantada do mundo, com 152 operadoras CDMA2000 em 68 países, incluindo 36 sistemas CDMA2000 1xEV-DO. Há mais de 250 milhões de assinantes de serviços 3G CDMA2000. O CDMA2000 tornou-se a tecnologia preferida de operadoras cdmaOne™, TDMA, analógicas e Greenfield, tendo sido instalada nas freqüências de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Há cerca de 1.100 aparelhos CDMA2000 disponíveis, inclusive aparelhos 244 baseados no padrão 1xEV-DO. Mais informações sobre a tecnologia podem ser encontradas no website da CDG: www.cdg.org.

Sobre o grupo CDG
O CDMA Development Group é uma associação de classe, sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover mundialmente o desenvolvimento, a implantação e a utilização das tecnologias CDMA. Entre as mais de 110 empresas associadas ao grupo CDG, destacam-se muitos dos maiores fabricantes de equipamentos e operadoras celulares do mundo. As principais atividades do grupo abrangem desenvolvimento de serviços e recursos CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos de regulamentação e suporte internacional. Atualmente, há mais de 500 pessoas distribuídas entre os vários subcomitês do grupo trabalhando com assuntos relacionados com a tecnologia CDMA.

Informações para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

Nota aos editores:
cdmaOne é uma marca comercial do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA).

CDMA450 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos donos.