FÓRUM DE CERTIFICAÇÃO PARA CDMA APROVA TERMINAL DA NOKIA

Conjunto de testes para certificação de terminais CDMA reduz em até 40% tempo de lançamento dos produtos no mercado

English

Costa Mesa e San Diego, Califórnia – 6 de junho de 2006 – O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) e a Nokia anunciaram hoje que o Fórum de Certificação CDMA (CCF – CDMA Certification Forum) deu seu aval para que o aparelho Nokia 2355 CDMA2000 1X seja lançado comercialmente.

A Nokia é a primeira das principais fabricantes de terminal a utilizar o processo de certificação do CCF. O aparelho celular Nokia 2355 foi testado pelo Wireless Test Systems (WTS), instituto de testes baseado em San Diego, que utilizou o plano de testes padrão do laboratório CCF. Um aparelho recebe a certificação CCF quando passa por toda bateria de testes das características e funcionalidades suportadas pelo terminal e está pronto para aprovação da operadora.

“O CCF está orgulhoso em ter a participação da Nokia no seu processo de certificação. Como uma das líderes na fabricação de terminais móveis, a Nokia percebeu a importância deste conjunto de testes para o aperfeiçoamento de seu produto”, afirmou Thom Erickson, presidente e CEO da CCF. “Com o processo de certificação da CCF, os terminais CDMA2000 podem ser testados e certificados com a mesma qualidade, porém em menos tempo e com redução de quase 20% no custo do processo tradicional”.

“A Nokia pretende disponibilizar seus aparelhos no mercado com cada vez mais agilidade e com melhores condições de custo-benefício”, afirmou Larry Paulson, vice-presidente de Marketing de Produtos da Divisão de CDMA da Nokia. “Com o conjunto de testes CCF, a Nokia obteve uma redução de cerca de cinco semanas no tempo que normalmente leva para concluir o processo de testes tradicional, além de registrar quedas de até 79% no ônus da empresa com certificações”, completou o executivo.

“Os fabricantes de terminais estão em constante busca por formas de agilizar o lançamento de seus produtos no mercado, com preços mais baixos. A experiência da Nokia com o processo de certificação CCF comprovou a eficiência do conjunto de testes para obtenção destes objetivos”, afirmou Perry laForge, Diretor Executivo do CDG.

Sobre o CCF:
O Fórum de Certificação CDMA (CCF) é uma parceria entre as operadoras de CDMA e os vendedores de aparelhos CDMA para certificar os aparelhos de CDMA que estão prontos para sua comercialização. A CCF oferece um moderno processo de certificação global que capacita o aparelhos a serem adequadamente testados e certificados para comercialização de maneira mais acessível e rápida. Sua patente existe para definir e manter um plano de processo de testes com padrão global para certificar aparelhos CDMA2000 de acordo com os requisitos de conformidade do produto, interoperabilidade de rede, e especificações essenciais para o desempenho que são ditadas por padrões de normas internacionais. O Fórum, o qual possui membros fundadores como Motorola, Nokia, QUALCOMM, Telstra, U.S. Cellular e Via Telecom, também é responsável pela validação das plataformas de teste, autorizando dependências para testes, auditoria dos dados dos testes e emissão dos certificados dos aparelhos. Para mais informações sobre o CCF, visite o site no endereço www.globalccf.org ou contate a central de Notícias do CDG (CDG News Bureau).

Sobre a Nokia:
A Nokia é líder mundial em comunicações móveis, estimulando o crescimento e a sustentabilidade do setor mais abrangente de dispositivos de mobilidade, além de fornecer equipamentos, soluções e serviços para operadoras de rede e corporações A companhia promove a conexão entre pessoas e oferece produtos simples e inovadores como celulares, dispositivos e soluções para geração de imagens, jogos, mídia e negócios.

Sobre o CDG:
O Grupo de Desenvolvimento do CDMA é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e uso mundial das tecnologias CDMA. As mais de 100 companhias membros do CDG incluem muitas das maiores empresas de manufatura de equipamentos e provedores de tecnologia sem fio. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento das qualidades e serviços do CDMA, relações públicas, educação e seminários, questões regulatórias e suporte internacional. Atualmente, há mais de 500 indivíduos trabalhando dentro das várias subcomissões do CDG em assuntos relacionados ao CDMA. Para mais informações, contate a Central de Notícias do CDG (CDG News Bureau) no telefone +1-714-540-1030, ou visite o site no endereço www.cdg.org.

Informações para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

Nota aos editores:
cdmaOne é uma marca comercial do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA).

CDMA450 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos donos.