CDMA2000 LIDERA A MIGRAÇÃO DE 2G PARA 3G E CONTINUA A FORTALECER SUA POSIÇÃO NO MERCADO

Dados do mercado disponíveis no site do CDG

COSTA MESA, Califórnia, 31 de julho de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje ter disponibilizado uma nova publicação informativa do CDMA2000®– destinada a indicar as várias formas pelas quais a tecnologia chegou à liderança alcançada, transferindo seu desempenho avançado às redes de todo o mundo. Essa publicação informativa está disponível no site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

"A CDMA2000 é uma das tecnologias wireless mais bem sucedidas do mundo. A nova publicação do CDG sobre os amplos benefícios e vantagens da tecnologia CDMA2000 é um importante recurso para operadoras e analistas do setor que desejam uma orientação definitiva sobre o tipo de rede que irá impulsionar as telecomunicações em direção à próxima geração" afirmou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Com base no desempenho e economia de seu programa evolutivo à proliferação mundial de seu amplo portfólio de aparelhos a preços acessíveis e serviços avançados de nova geração, a CDMA2000 se tornou uma solução em comunicações móveis ainda mais irrefutável do que nos seus primórdios, quando foi introduzida no setor há seis anos.”

A seguir exemplos de dados incluídos na publicação informativa:

• Aproximadamente 200 operadoras escolheram CDMA2000, e este número continua a crescer.
  • Nos últimos 3 anos, cerca de 126 operadoras, que poderiam escolher entre diversas tecnologias 2G e 3G, optaram pela CDMA2000.
  • Cerca de 25 operadoras GSM implantaram a CDMA2000 para fornecer serviços de valor agregado 3G.
  • Os serviços CDMA2000 estão disponíveis em quase 75 países em cada um dos mais importantes mercados do mundo, em todos os seis continentes.
  • Com aproximadamente 275 milhões de assinantes, a tecnologia CDMA2000 oferece serviços de próxima geração, gerando economias de escopo e escala comparáveis à GSM.
  • Até 80% da base de assinantes de 3G utiliza os aparelhos e serviços CDMA2000.
  • Cerca de 8,5 milhões de pessoas se tornam assinantes de serviços CDMA2000 todos os meses.
  • Até o fim de 2006, a tecnologia CDMA2000 irá atingir 350 milhões de usuários e os analistas prevêem que esse número se aproximará de 500 milhões até 2010.
  • Com a introdução de 1.250 aparelhos de mais de 80 fornecedores, a CDMA2000 oferece a maior seleção de aparelhos, em comparação a qualquer outra tecnologia.
  • Aparelhos para novas adesões à CDMA2000 que custam menos de US$50 se aproximaram da paridade de preços daqueles com tecnologia GSM e têm preços mais acessíveis do que os aparelhos para GSM em todo o portfólio de produtos nos mercados mais competitivos, como a Índia.
  • Devido à sua maturidade e enorme economia de escala, espera-se que o preço médio de novos aparelhos CDMA2000 1xEV-DO se aproxime de US$33 até 2008.
  • A evolução da tecnologia CDMA2000 1xEV-DO deverá atingir taxas de transferência de dados entre 100 e 500 Mbps, dependendo do nível de mobilidade (20 MHz de largura de banda), nos próximos anos.
  • A migração dos sistemas 2G, como o GSM, para o 3G é inevitável, já que o sistema 3G permite às operadoras reduzir o custo da prestação de serviços de voz e dados e complementam suas receitas de voz e SMS com serviços de valor agregado geradores de receita.

Para a relação completa, por favor, visite www.cdg.org.

Sobre CDMA
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 162 operadoras em 72 países, incluindo 40 sistemas CDMA2000 1x-EV-DO e atendendo a mais de 250 milhões de assinantes. Contando com os assinantes 2G cdmaOneTM, existem mais de 300 milhões de usuários CDMA em todo o mundo. A CDMA2000 se tornou a primeira opção em tecnologia para operadoras cdmaOneTM, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Mais de 1.250 modelos de aparelhos CDMA2000 de mais de 80 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo 280 aparelhos 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão disponíveis no site do CDG na web no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA. As mais de 130 empresas-membro do CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As atividades principais do CDG incluem o desenvolvimento das vantagens e serviços oferecidos pelo CDMA, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e apoio internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados a CDMA. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores:
cdmaOne é uma marca comercial do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos donos.