O CDG SE CONGRATULA COM A SK TELECOM PELO INVESTIMENTO DE UM BILHÃO NA CHINA UNICOM

O CDMA2000 está em grande expansão na Coréia e espera-se o retorno do investimento na China

COSTA MESA, Calif., 19 de julho de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG)(www.cdg.org)parabenizou a SK Telecom (SKT) pelo seu investimento de US$1 bilhão na China Unicom. A SKT é a maior operadora de wireless da Coréia do Sul e o investimento demonstra que a CDMA2000® é uma tecnologia bem sucedida na Coréia e é esperado o retorno do investimento na China.

A SKT adquiriu 6,67% das ações da Unicom China com aproximadamente US$ 1 bilhão em títulos conversíveis. A aliança com a SK Telecom irá fortalecer os negócios de CDMA2000 na China Unicom, fornecendo capital de giro adicional para aparelhos móveis avançados, aperfeiçoamentos na rede e serviços de valor agregado. A China Unicom é a segunda maior operadora móvel da China e detém 34% da base de assinantes de um total de 415 milhões no país.

"O investimento da SKT na China Unicom demonstra o grande sucesso da SKT e sua confiança em implantar serviços avançados CDMA2000 de transmissão de voz, dados em banda larga e multimídia em mercados fora da Coréia”, disse Perry Laforge diretor executivo do CDG. "Também destaca a proliferação da tecnologia CDMA2000 nos mercados potencialmente lucrativos em longo prazo em todo o mundo.” A poderosa combinação do “know-how” da Coréia com o grande potencial do mercado chinês irá contribuir ainda mais para a rápida migração da tecnologia de comunicações móveis 2G para 3G.

A SKT pode ser considerada uma das mais bem sucedidas operadoras do mundo, através de seus substanciais lucros na Coréia, advindos de seus cerca de 20 milhões de assinantes que estão gerando um lucro médio por usuário (ARPU) de US$45,70. Seu bom desempenho na Coréia, um dos mercados mais competitivos, demonstra a força de sua liderança, posição no mercado e seleção de tecnologia. Sua entrada no mercado das telecomunicações da China, através de um acordo exclusivo de aliança estratégica com a China Unicom, demonstra ainda o compromisso da SKT com o fortalecimento significativo da presença da tecnologia CDMA2000 na China e com a maximização de suas receitas dentro do mercado global.

De acordo com Shin-bae Kim, CEO da SK Telecom, "A combinação do maior mercado global com a melhor tecnologia existente irá definir o padrão para as comunicações móveis em todo o mundo. Nossa parceria com a China Unicom marca o um momento decisivo para os negócios CDMA na China”.

Mais informações sobre operadoras CDMA2000 estão disponíveis em at www.cdg.org.

Sobre CDMA
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 159 operadoras CDMA2000 em 70 países, incluindo 38 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 250 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne 2G, há mais de 300 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne (tm), TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.250 aparelhos CDMA2000 foram introduzidos no mercado, incluindo 280 dispositivos para 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site da CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA. As mais de 110 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores:
cdmaOne é uma marca comercial do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos donos.