TELECOM NEW ZEALAND IMPLEMENTA REDE CDMA2000 1xEV-DO REVISION A

TNZ atualizará toda a sua rede CDMA2000 a fim de aprimorar e prestar os melhores serviços de banda larga

English

AUCKLAND, Nova Zelândia, 12 de julho de 2006 — O CDG (CDMA Development Group) (www.cdg.org) anunciou hoje que a Telecom New Zealand (TNZ) será a primeira operadora a implantar a tecnologia CDMA2000® 1xEV-DO Revision A, ainda neste ano. A TNZ anunciou recentemente que CDMA2000 provou ser uma tecnologia superior para a prestação de serviços de 3G e de banda larga. Com o EV-DO Revision A, tanto a capacidade como o desempenho da rede da TNZ aumentarão ainda mais, possibilitando a oferta de novos serviços. Além disso, a nova rede Revision A abrirá para a TNZ a possibilidade de evolução mais fácil para os padrões EV-DO Revision B e C e assim dar início à oferta de serviços de banda ultralarga nos próximos anos.

"O CDG congratula a TNZ pela decisão de levar o que há de melhor em termos de tecnologia aos seus clientes", disse Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "A Revision A demonstrará seu maior desempenho e flexibilidade, além da vantagem de poder chegar no mercado com um até três anos a frente das tecnologias concorrentes”.

“Nossa decisão de implantar a Revision A está de acordo com o nosso objetivo de prestar serviços que apresentem o melhor desempenho e eficiência de custos”, comentou Kevin Bowler, gerente geral da área de marketing ao consumidor da TNZ. “Com a Revision A, poderemos oferecer serviços de dados móveis mais atraentes e rápidos aos nossos clientes, tanto domésticos como corporativos. Eles serão os primeiros a experimentar o que há de mais avançado em comunicações multimídia e poderão conquistar maior produtividade no trabalho”.

O CDMA2000 1xEV-DO Revision A é uma versão mais avançada da 1xEV-DO Release 0, uma tecnologia wireless de banda larga atualmente disponível através de 36 redes instaladas na Ásia, Américas e Europa, além de outras 37 que se encontram em construção. Entre os principais benefícios da Revision A, temos:

• Serviços avançados – A Revision A aumenta o desempenho de uma grande variedade de serviços de link de dados simétricos, de baixa latência, por banda larga, em tempo real, a exemplo da voz sobre IP (VoIP), PTT (push-to-talk), push-to-media, videoconferência, multicasting, assim como jogos em 3D com imagens gráficas de alta resolução onde vários jogadores participam.
  • Altas velocidades em banda larga – A Revision A aumenta a eficiência e a velocidade das redes EV-DO instaladas, proporcionando uma melhor experiência ao usuário. Velocidades de dados para download (forward link) e de upload (link reverso) registram aumentos de até 3,1 Mbps e 1,8 Mbps, respectivamente, em um ambiente móvel. Estas velocidades dão suporte a uma ampla gama de aplicações que usam muita largura de banda.
  • Maior capacidade – Com a Revision A, tanto em condições de download como de upload, as operadoras podem dar suporte a um maior número de usuários e reduzir o custo dos serviços de voz, dados e multimídia.
  • Simetria – Com maiores velocidades de uplink, a Revision A será a primeira tecnologia wireless disponível comercialmente a proporcionar uma verdadeira experiência de banda larga em sincronia. Simetria é uma característica importante para aquelas aplicações nas quais o usuário envia pacotes de dados na mesma freqüência com que recebe, como no envio e recebimento de emails com anexos.
  • Baixa latência – A latência média da Revision A está bem abaixo de 50 milissegundos, tornando-a solução ideal para aplicações onde atraso é um fator de importância, a exemplo de VoIP, PTT, redes virtuais privadas (VPN), além de aplicações de voz e dados ocorrendo simultaneamente.
  • Qualidade de serviço – A Revision A possibilita a existência de uma ampla seleção de aplicativos com diferentes níveis de prioridade, utilizando mecanismos avançados de Qualidade de Serviço (QoS). Estes mecanismos asseguram uma experiência inovadora e de alta qualidade para o usuário.
  • Tudo baseado em IP – O Protocolo de Internet (IP) será a base de todas as futuras redes CDMA2000 onde o acesso é feito por rádio. A exemplo de 1xEV-DO Release 0, as redes Revision A baseadas integralmente no protocolo IP vão continuar conferindo às operadoras maior flexibilidade de serviço e maior eficiência no uso da largura de banda, o que significa maior controle e reduções de custos.
  • Compatibilidade retroativa – As redes de Revision A são compatíveis com aparelhos e aplicações Release 0 já existentes. Sendo assim, os usuários atuais da tecnologia Release 0 vão poder continuar gerando receita, por muito tempo, após a implantação da Revision A pelas operadoras. Esta compatibilidade retroativa preserva os investimentos já feitos pelas operadoras e é particularmente importante para empresas que querem, por muitos anos, continuar os investimentos que fizeram em equipamentos EV-DO Release 0.

Mais informações sobre CDMA2000 1xEV-DO e Revision A podem ser encontradas em: www.cdg.org.

Sobre CDMA
O CDMA2000 é a tecnologia de terceira geração mais implantada no mundo, com 152 operadoras CDMA2000 em 68 países, incluindo 37 sistemas CDMA2000 1xEV-DO operando comercialmente. Com mais de 250 milhões de assinantes, CDMA2000 controla 82% do mercado de terceira geração. CDMA2000 tornou-se a tecnologia preferencial das operadoras cdmaOne™, TDMA, analógicas e Greenfield, tendo sido instalada nas freqüências de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Há praticamente 1.200 aparelhos CDMA2000 disponíveis, inclusive aparelhos 280 baseados no padrão 1xEV-DO. Mais informações sobre a tecnologia podem ser encontradas no website da CDG: www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação de classe, sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover mundialmente o desenvolvimento, a implantação e a utilização das tecnologias CDMA. Entre as mais de 110 empresas associadas ao grupo CDG, destacam-se muitos dos maiores fabricantes de equipamentos e operadoras celulares do mundo. As principais atividades do grupo abrangem desenvolvimento de serviços e recursos CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos de regulamentação e suporte internacional. Atualmente, há mais de 500 pessoas distribuídas entre os vários subcomitês do grupo trabalhando com assuntos relacionados com a tecnologia CDMA.

Informações para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

Nota aos editores:
cdmaOne é uma marca comercial do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA).

CDMA450 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos donos.