O CDG PARABENIZA A VALTRON PELO LANÇAMENTO DA PRIMEIRA REDE COMERCIAL CDMA450 NA AMÉRICA LATINA

A Rede CDMA450 da Valtron foi Projetada para Atender à Necessidade de Comunicação Rural em 127 Povoados nos Andes

COSTA MESA, Califórnia, 5 de julho de 2006 – Em 21 de junho, o CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) parabenizou a operadora rural peruana Valtron por se tornar a primeira rede comercial CDMA450TM na América Latina. Operando sob o nome de Televias de Huarochiri, a Valtron irá fornecer serviços wireless para aparelhos fixos e móveis para 127 cidades da província andina de Huarochiri.

A Valtron se estabeleceu com uma licença concedida pelo órgão regulador de telefonia do Peru OSIPTEL, através de seu fundo para serviços universais -- FITEL. Essa rede é um símbolo do compromisso do Peru em preencher a lacuna digital e irá auxiliar o país a alcançar seus objetivos nacionais de aumentar os níveis de telefonia, penetração da Internet, produtividade empresarial e melhorar serviços vitais como atendimento público, segurança nacional, socorro a emergências e desastres, telemedicina e estudo à distância. Também irá permitir uma grande variedade de outras aplicações comerciais como telemetria, gerenciamento de bens, agricultura, turismo, administração florestal, transportes e serviços de infra-estrutura. A rede serve como uma amostra de como a orientação governamental e o financiamento público podem alcançar os benefícios advindos da conectividade rural.

"O CDG se congratula com a Valtron pela implantação de uma das mais avançadas redes de telecomunicações do mundo para proporcionar conectividade acessível de voz e Internet às comunidades rurais do Peru”, declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Essa implantação demonstra o poder e a flexibilidade da tecnologia CDMA450 para atender às necessidades universais de acesso de áreas esparsamente povoadas."

Para a implantação da rede, a Valtron trabalhou em parceria tecnológica com a ZTE e contou com os serviços da B&Q local. A rede irá utilizar a tecnologia CDMA2000® nas larguras de banda 450 e 800 MHz e irá atender os setores público e privado, bem como o governo central e local. Os serviços iniciais irão incluir a Internet, telefonia pública, telefonia móvel e telefonia fixa residencial.

Estima-se que a “Televias de Huarochiri” deverá ser um projeto de 10 anos, com a meta de atingir 38.000 assinantes diretos e 59.000 assinantes indiretos até o fim desse período. A rede inicial da “Televias de Huarochiri” abrangerá sete dos seus 32 distritos contando com 5.000 linhas. Posteriormente, a capacidade da Valtron irá atingir 400.000 linhas cobrindo os 32 distritos. O CDMA450 permite que a Valtron utilize menos estações base para maximizar a cobertura e a capacidade.

Ruddy Valdivia, Presidente da Valtron, comentou: "Escolhemos a tecnologia CDMA450 não só por sua ampla cobertura, mas porque ela permite melhor penetração em áreas geográficas de difícil acesso. Huarochiri é uma província no meio da região andina e sua população está espalhada pelas montanhas, vales e encostas. A CDMA450 nos auxilia a garantir bons serviços de voz e dados."

CDMA450 é a tecnologia ideal para interligar o setor digital do Peru. De acordo com Edwin San Roman, presidente da OSIPTEL, A "Televias de Huarochiri é o primeiro de muitos passos importantes para oferecer serviços universais de banda larga wireless a regiões remotas dos Andes. O projeto é uma iniciativa verdadeiramente pioneira. Esse serviço de acesso universal mereceu o apoio ativo do governo federal através da adoção de uma legislação que oferecesse espaço para o desenvolvimento de pequenas operadoras rurais."

Mais informações sobre a tecnologia CDMA450 estão disponíveis no site www.cdg.org.

Sobre o Projeto Valtron
O projeto Valtron existe graças a uma licença do órgão regulador OSIPTEL (Organismo Supervisor de Inversion Privada en Telecomunicaciones) através do fundo de serviços universais chamado FITEL (Fondo de Inversion en Telecomunicaciones). Ano passado, o Ministério das Comunicações aprovou a Resolução N 175-2005 MTC -- 03, concedendo à Valtron o direito de operar e oferecer serviços de telefonia para até 38.000 habitantes de Huarochiri e indiretamente cobrir 59.000 habitantes adicionais até a conclusão da implementação. O FITEL autorizou especificamente a cobertura por linhas fixas para 949 assinantes, 148 telefones públicos fixos, 760 telefones móveis e 39 quiosques públicos. Mais informações sobre o órgão regulador podem ser encontradas em: http://www.fitel.gob.pe/contenido.php?ID=48&tipo=H&pagina=contenidos/PPT/Valtron/Valtron.html.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA. As mais de 110 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras e fabricantes de equipamento sem fio do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à CDMA. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030 ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores:
cdmaOne é uma marca comercial do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA).

CDMA450 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos donos.