VENDAS MUNDIAIS DE CELULARES 1xEV-DO CRESCERAM 150%

Segundo dados do CDG, perto de 100% dos aparelhos CDMA vendidos em todo o mundo durante 2005 eram 3G.

COSTA MESA, Califórnia, 27 de fevereiro de 2006 – O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) divulgou hoje que aproximadamente 100% dos aparelhos celulares CDMA vendidos durante o ano de 2005 eram compatíveis com 3G. Aproximadamente 250 novos modelos de aparelhos CDMA2000 foram lançados no ano passado, totalizando mais de 950 aparelhos CDMA2000 fabricados por 64 empresas, sendo 160 modelos 1xEV-DO. A venda de aparelhos habilitados para 1xEV-DO aumentou de 11 para 27 milhões de unidades, em razão do número crescente de operadoras que oferecem serviços de banda larga móvel.

“A disponibilidade de diferentes modelos CDMA2000 contribuiu para a rápida expansão e sucesso comercial do padrão nos últimos cinco anos”, afirmou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. “A tecnologia CDMA2000 já atende 225 milhões de usuários em todo o mundo, com qualidade de voz superior e serviços avançados de transmissão de dados”, completou o executivo.

Em 2005, os aparelhos 1xEV-DO representavam 17% do total de terminais CDMA2000 vendidos. Em 2004 totalizavam 8% e em 2003, menos de 5%. Neste ano, a previsão é de que a venda de aparelhos EV-DO atinja a marca de 55 milhões de unidades ou 30% dos terminais CDMA2000 vendidos no período. Até 2009, espera-se que mais de 90% dos celulares comercializados estejam habilitados com 1xEV-DO e Rev A.

Enquanto o padrão WCDMA possui cerca de 100 aparelhos disponíveis comercialmente, o portifólio de CDMA2000 já conta com mais de 950 modelos no mercado, desde os mais acessíveis até sofisticados. O portifólio inclui telefones, PDAs, PC cards, modems, roteadores, laptops com módulo PCI Express e pen drives para modems USB. Os últimos modelos 1xEV-DO lançados no mercado oferecem funcionalidades avançadas como câmera de vídeo com resolução de 7 mega pixels e zoom de 5x, MP3 player com alto-falantes estéreos, tela de TV e display colorido 3D. Já existem também no mercado, laptops com modulo EV-DO integrado. Os aparelhos CDMA2000 operam em diversas faixas de freqüência, inclusive 450 MHz, 800 MHz, 1700 MHz, 1900 MHz e 2100 MHz. Muitos aparelhos já estão aptos a trabalhar em diversas faixas ao mesmo tempo. O número de terminais CDMA2000 WorldMode ™ que funciona em sistemas CDMA2000 1X/1xEV-DO e GSM em diferentes bandas, também vem sofrendo aumentos consideráveis.

A crescente competição entre diversos fabricantes vem acentuando a queda dos preços de aparelhos CDMA2000, especialmente dos mais acessíveis, fazendo com que a 3G atenda mercados como a Índia, Sudeste Asiático e América Latina. Já existem modelos sendo comercializados por cerca de US$ 50 e a comunidade CDMA tem trabalhado em iniciativas com o objetivo de reduzir cada vez mais os preços e aumentar a disponibilidade de aparelhos mais sofisticados, habilitados com 1x e EV-DO.

Com a rápida migração da indústria de telefonia móvel para a 3G, tanto o número de vendas como a participação de mercado do CDMA2000 continuarão a crescer. Segundo analistas, a tendência é de que o CDMA2000 continuará crescendo e até 2009 deverá deter 50% do mercado de 3G.

Mais informações sobre CDMA2000 no site do CDG, www.cdg.org.

Sobre o CDMA2000:
O padrão CDMA2000 é líder de implementações 3G em todo o mundo, com 145 redes funcionando comercialmente (24 delas com CDMA2000 1xEV-DO), e mais 59 em fase de desenvolvimento. O CDMA2000 tornou-se a opção de evolução para as operadoras de cdmaOne™, TDMA e analógicos, já que pode ser implementada nas faixas de freqüência de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Mais de 900 aparelhos compatíveis com CDMA2000 encontram-se disponíveis no mercado. Para mais informações, visite www.cdg.org.

Sobre o CDG:
O CDMA Development Group é uma associação comercial formada com a finalidade de promover o   desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA pelo mundo todo.    As mais de 100 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e   fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e   serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional.   Atualmente há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em assuntos relacionados ao   CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau através do telefone (714) 540-1030 ou visite o website do CDG: www.cdg.org

Informações para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

*Nota aos editores: CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA).