A CDMA2000 REGISTRA UM RECORDE DE 25 MILHÕES DE NOVOS USUÁRIOS NO 4º TRIMESTRE DE 2005

CDMA2000 Banda Larga alcança uma taxa de crescimento de 100 por cento

COSTA MESA, CALIF., 13 de fevereiro de 2006 – O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) informou hoje que a base de assinantes CDMA2000® atingiu 225 milhões de usuários em todo o mundo no final de 2005, um crescimento de 25 milhões no terceiro trimestre, representando 78 milhões a mais do que o ano anterior. O número de assinantes CDMA2000 1xEV-DO praticamente dobrou no ano passado, atingindo um número acima de 24 milhões, com as operadoras CDMA2000 continuando a implantar e expandir seus serviços de banda larga. Com a intensa demanda por CDMA2000, a base total de assinantes CDMA atingiu 302 milhões em todo o mundo.

"2005 foi um ano recorde para a CDMA2000 em termos de número de redes implantadas e crescimento de assinantes”, disse Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "A tecnologia CDMA2000 agora serve a mais de 10% de assinantes wireless do mundo, sendo que o número de seus usuários cresce mais rápido do que qualquer outra tecnologia wireless no passado. A CDMA2000 foi a força propulsora que impulsionou o sucesso comercial do 3G e agora, com o 1xEV-DO, ela está na liderança em banda larga sem fio."

Desde seu lançamento em 2000, a CDMA2000 dominou o mercado 3G e contribuiu significativamente para o crescimento de CDMA em todo o globo. Atualmente ,

a CDMA2000 controla 82% do mercado 3G e está acrescentando novos usuários a uma taxa de 8 milhões por mês, mais rapidamente do que a WCDMA e a GSM nos primeiros anos de sua introdução. Mais de 74% dos usuários CDMA acessam 3G presentemente, comparados a 61% no ano passado.

A CDMA2000 foi implantada em 67 países em todos os continentes e, embora a Ásia e a América do Norte permaneçam como os maiores mercados para CDMA2000, 27 milhões (mais de 10%) de assinantes CDMA2000 residem na África, Caribe e América Latina, Europa e Oriente Médio e este número está crescendo rapidamente, especialmente na América Latina. Na Ásia, com 111 milhões de usuários, a CDMA2000 domina 14% do segmento do mercado. Na América do Norte, a CDMA2000 tem 88 milhões de assinantes, ou 40% do segmento do mercado e na América Latina, com 24 milhões de usuários, a tecnologia representa 10% do mercado.

O setor CDMA2000 entrou em uma fase de rápida transição para serviços avançados de banda larga sem fio, com 29 sistemas já comercializados e mais 41 sendo implantados. Com uma maior cobertura e uma maior variedade de aparelhos, o número de usuários de 1xEV-DO aumentou rapidamente de 12 milhões em 2004 para 24 milhões no fim de 2005 e o número de usuários cresce 4 milhões por trimestre. Com a continuação dessa tendência, a percentagem de usuários de CDMA2000 que acessa banda larga irá aumentar este ano de 11 para 20%.

A grande demanda por CDMA2000 contribuiu decisivamente para os contínuos avanços de CDMA em todo o mundo. No ano passado a base de CDMA cresceu 26% e nos últimos cinco anos o segmento de mercado CDMA aumentou de 11% em 2000 para 14% em 2005. Em alguns mercados, como a Índia, a tecnologia CDMA conquistou 30% em menos de três anos. A Ásia se mantém como o maior mercado CDMA com 131 milhões de usuários, seguida pela América do Norte com 108 milhões de assinantes. A região do Caribe e América Latina aumentou o número de usuários CDMA em 16 milhões no ano passado, o que representa um aumento de 38% em relação ao ano anterior.

As estatísticas dos assinantes CDMA e as informações de implantação de CDMA2000 estão disponíveis no site da CDG na Web no endereço www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA. As mais de 100 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à CDMA. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

# # #

*Nota aos editores: CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA).