OPERADORAS CDMA2000 OFERECEM ROAMING UNIVERSAL

Através do telefone WorldMode as operadoras conseguem prover serviços de roaming cada vez melhores e a demanda por aparelhos compatíveis aumenta.

English

SAo paulo, SP — 6 de fevereiro de 2006 — O CDMA Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje que a indústria de CDMA2000® está adotando os serviços interpadrões do telefone WorldMode™ que proporciona roaming global ininterrupto tanto para sistemas CDMA quanto GSM, possibilitando que os assinantes utilizem seus celulares em qualquer parte do mundo. Diversas operadoras de CDMA2000 na Ásia, América do Norte, América Latina e Europa já oferecem o serviço e várias outras estão em processo de implementação. Estão disponíveis no mercado 11 modelos de aparelho WorldMode desenvolvidos por cinco fabricantes, entre eles LG, Samsung e Motorola. Espera-se que em breve mais modelos sejam lançados.

O CDG tem trabalhado em diversas iniciativas para acelerar a implementação dos serviços CDMA2000 de roaming global e para aumentar a variedade de telefones WorldMode a preços mais acessíveis.

“Para que as operadoras possam oferecer serviços de roaming global é necessário que ofereçam aos usuários produtos capazes de prover acesso a voz e dados em diversas bandas e tecnologias ”, afirmou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. “Por meio dos padrões estabelecidos pelo GHRC (CDG’s Global Handset Requirements for CDMA) - grupo liderado pelo CDG que estabelece normas de qualidade para a fabricação de terminais CDMA - e a superioridade tecnológica do CDMA, em poucos anos será possível oferecer aparelhos de última geração a preços acessíveis”.

O roaming inter-padrões é a possibilidade de diversas redes móveis operarem de forma integrada. Essa interoperabiolidade entre as redes acontece através de uma espécie de “porta”, chamada de gateway, que é instalada na rede de uma operadora e converte as mensagens transmitidas entre os protocolos de sinalização ANSI-41 e MAP. Com isso, os aparelhos dual-mode, ou seja, compatíveis tanto com GSM quanto com CDMA, identificam as informações das duas tecnologias e permitem a utilização dos mesmos serviços de qualidade em áreas cobertas somente por uma das tecnologias.

Já estão disponíveis no mercado diversos aparelhos que aceitam tecnologias e bandas múltiplas. Por exemplo os telefones GSM/CDMA2000 1X da Motorola (modelos A840/A860); da Samsung (modelos SCH-A790/W109/A795/IP-A790); da LG (modelos W800 e W810); e da japonesa Yulong Telecom (modelo Coolpad 728). No caso dos aparelhos GSM/GPRS/CDMA2000 1X, já estão disponíveis os modelos SCH-i819 e o SCH-W379, da Samsung. Quanto aos aparelhos GSM/GPRS/CDMA2000 1X and 1xEV-DO, tanto a Samsung e como a LG já lançaram seus terminais (respectivamente os modelos SCH-i830 e KW9200).

Atualmente, os telefones WorldMode compatíveis com GSM/GPRS/CDMA2000 1X/1xEV-DO operam nas faixas de frequência de 800,900,1800 ou1900 MHz. No futuro, os sistemas de WorldMode terão suas funções potencializadas e possibilitarão que um usuário de CDMA2000 tenha acesso a serviços de dados em redes 1X, 1xEV-DO, GPRS, EDGE, WCDMA e HSDPA. Além disso, o sistema poderá ser operado em faixas 800,900,1800,1900 ou 2100 MHz.

O IRT (International Roaming Team) – grupo para aperfeiçoamento de roaming internacional dirigido pelo CDG – publicou algumas diretrizes sobre como facilitar a implementação de roaming internacional em sistemas de CDMA2000. Enquanto isso, o GHRC tem trabalhado em normas para a fabricação de telefones compatíveis com o CDMA2000 1X e 1xEV-DO que possibilitarão às operadoras agregar valor aos seus serviços e reduzir tanto os preços como tempo para que os aparelhos sejam lançados no mercado.

Para mais informações sobre o WorlMode, visite: www.cdg.org.

Sobre o CDMA2000
O padrão CDMA2000 é líder de implementações 3G em todo o mundo, com 145 redes funcionando comercialmente (24 delas com CDMA2000 1xEV-DO), e mais 59 em fase de desenvolvimento. O CDMA2000 tornou-se a opção de evolução para as operadoras de cdmaOne™, TDMA e analógicos, já que pode ser implementada nas faixas de freqüência de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Mais de 900 aparelhos compatíveis com CDMA2000 encontram-se disponíveis no mercado. Para mais informações, visite www.cdg.org.

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada com a finalidade de promover o   desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias CDMA pelo mundo todo.    As mais de 100 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores operadoras de serviços sem fio e   fabricantes de equipamentos do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e   serviços de CDMA, relações públicas, educação e seminários, assuntos regulamentares e suporte internacional.   Atualmente há mais de 500 indivíduos trabalhando em diversos subcomitês do CDG em assuntos relacionados ao   CDMA. Para obter mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau através do telefone (714) 540-1030 ou visite o website do CDG: www.cdg.org

Informações para imprensa:
G&A Comunicação Empresarial
Marina Cavallo ou Laís Guarizzi
Tel: 11 3037-3227 ou 3037-3218
Cel: 11 9620-6662 ou 9618-9591
marina@gaspar.com.br / lguarizzi@gaspar.com.br

*Nota aos editores: CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA).