CDG Press Releases

INCORPORADOS MODEMS DE BANDA LARGA PARA REDES DE LONGA DISTâNCIA SEM FIO (WWAN) PARA REVOLUCIONAR A COMPUTAÇÃO MÓVEL

CDMA2000 1xEV-DO Rev. A proporcionando acesso e desempenho em banda larga incomparáveis para Notebooks PC

HONG KONG, 5 de dezembro de 2006 -- O CDMA Development Group (CDG) anunciou hoje que um número crescente de fabricantes de notebooks PC está incorporando modems CDMA2000® 1xEV-DO Revision A (Rev. A) em seus notebooks para proporcionar acesso em banda larga e desempenho no processamento de dados inigualáveis. O VAIO® da Sony Electronics VGN-TXN10 e o Toughbook® W5, T5 e Y5a da Panasonic® compõem a primeira série de notebooks PC a integrar modems Rev. A para fornecer conectividade em banda larga WWAN (Redes de Longa Distância Wireless).

"O CDG tem o prazer de ver tantos fabricantes incorporando modems EV-DO Rev. A em seus laptops PCs," declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "A tecnologia Rev. A oferece conectividade de dados em banda larga bi-direcional, de alta velocidade e baixa latência aos usuários do PC sempre que houver cobertura."

A experiência do usuário com Rev. A é similar àquela com DSL, cabo e Wi-Fi, exceto que ela permite a liberdade de conectar à rede de banda larga sem fio praticamente em qualquer lugar sem fios, fornecendo aos profissionais em movimento um mais alto grau de produtividade e flexibilidade – especialmente no que se relaciona a informações sensíveis a tempo e acesso a VPNs (Redes Virtuais Privadas). A tecnologia Rev. A permite a conexão quando se está dentro de um edifício, andando por um campus ou dentro de veículos em alta velocidade, como trens, táxis, barcas, etc. A acessibilidade não é mais limitada à casa, escritório ou hotel. Nem é necessário que os usuários procurem por pontos de redes não-seguras ou hot spots Wi-Fi públicos. Os usuários de Rev. A podem convenientemente acessar a Internet mesmo em instalações onde o acesso a VPNs de segurança é proibido. O serviço CDMA2000 3G automaticamente detecta e conecta à rede WWAN disponível, eliminando os transtornos repetitivos de configuração e o excesso de cobrança dos hot spots Wi-Fi.

Além disso, a tecnologia CDMA2000 3G utiliza autenticação, tecnologia de espalhamento espectral, criptografia e mecanismos de segurança IPSec/SSL para manter as conexões e o tráfego de dados seguros. Os notebooks com EV-DO se integram perfeitamente aos protocolos de redes privadas virtuais (VPN), permitindo aos administradores de TI aplicar um alto nível de segurança no acesso remoto ao servidor. Os Notebooks PC com o recurso EV-DO agregam módulos WWAN e antenas, eliminando a necessidade de cartões PC separados.

Atualmente há 25 modelos de notebooks com EV-DO Rel. 0 disponíveis comercialmente da Dell, HP, Itronix, Lenovo, Panasonic, Toshiba e Sony. Os modelos de notebook atualizados para incluir EV-DO Rev. A, irão aumentar suas velocidades de uplink para 1,8 Mbps e de downlink para 3,1 Mbps, permitindo aos usuários baixarem arquivos grandes, como anexos de e-mail, fotografias e vídeos pessoais, em seus notebooks.

Se um consumidor já possuir um módulo EV-DO Versão 0 integrado em seu notebook, a atualização para Rev. A é feita através de uma atualização do módulo similar à adição de memória. O consumidor não precisa comprar um novo notebook para aproveitar todas as vantagens do aperfeiçoamento da experiência do usuário que a Rev. A proporciona.

As vendas do modem WWAN alcançaram 5,5 milhões este ano, 45% acima de 2005. Espera-se que este número atinja 28 milhões até 2011, de acordo com uma previsão da In-Stat. A CDG cita o aumento na acessibilidade, produtividade, mobilidade, segurança, confiabilidade e custos previsíveis como os fatores mais importantes que irão contribuir para a proliferação no uso de modems EV-DO Rev. A integrados.

Mais informações sobre CDMA2000 estão disponíveis em www.cdg.org.

Sobre CDMA
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 184 operadoras em 77 países, incluindo 53 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 300 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne™ 2G, existem mais de 353 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield), e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.460 aparelhos CDMA2000 de mais de 85 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 350 dispositivos 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org

O CDMA Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número +1-714-540-1030, ou visite o site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

Nota aos editores
cdmaOne é uma marca comercial registrada do CDMA Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-USA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.