ÍNDIA FESTEJA CRESCIMENTO EXPONENCIAL DA TECNOLOGIA CDMA2000

CDMA2000 3G prova ser a tecnologia mais adequada para serviços econômicos de Voz, Vídeo e Dados em um dos mercados wireless de maior crescimento no mundo

NOVA DELHI, Índia, 30 de agosto de 2006 -- O CDMA2000 Development Group (CDG) (www.cdg.org) anunciou hoje a rápida expansão da tecnologia CDMA2000® na Índia, o mercado de comunicações wireless que mais cresce no mundo. Esse crescimento decorre da venda agressiva de serviços de seis operadoras CDMA2000: Bharat Sanchar Nigam Ltd. (BSNL), HFCL Infotel Ltd., Mahangar Telephone Nigam Ltd. (MTNL), Reliance Infocomm, Shyam Telecom e Tata Teleservices Ltd. (TTSL). A tecnologia CDMA2000 vem demonstrando de forma consistente que é a solução mais econômica e flexível para serviços diferenciados – permitindo desde a indispensável e básica comunicação por voz (pré-paga) até serviços "triple-play" de voz/vídeo/dados – com uma insuperável variedade de aparelhos CDMA2000, o que garantiu a maior fatia das vendas para a Índia.

"A proliferação da tecnologia CDMA2000 na Índia tem um sentido lógico”,declarou Perry LaForge, diretor executivo do CDG. "Considerando somente a ampla variedade de aparelhos básicos, é razoável afirmar que a tecnologia CDMA2000 irá crescer acompanhando o próprio mercado. De fato, como um mercado emergente, a Índia é uma vitrine perfeita para a capacidade da CDMA2000, não apenas para preencher a lacuna digital, mas também para fazê-lo com a solução mais abrangente e poderosa do mundo que, de forma econômica, faz a convergência de sistemas de telecomunicações com a tecnologia da informação, produtos eletrônicos e multimídia."

O CDG informa que de julho de 2005 a julho de 2006, 12,7 milhões de novos usuários se tornaram assinantes de serviços CDMA2000 na Índia, alcançando uma base total de assinantes da ordem de 35,2 milhões. No mesmo período, a CDMA2000 manteve sua participação de 30% do mercado, enquanto a base total de assinantes na Índia atingiu 112 milhões de usuários. Em julho de 2006, mais de 1,59 milhões de novos usuários se tornaram assinantes CDMA, com a Reliance sendo responsável pelo acréscimo da grande massa de assinantes após o registro de 929.941 novos usuários, ficando acima dos 874.000 novos assinantes de junho. Ao mesmo tempo, a Tata Teleservices tem conquistado até 40% de todos os novos usuários na capital do país, Nova Delhi e arredores, ampliando sua rede de varejo, introduzindo pacotes de serviços inovadores e econômicos e ainda oferecendo uma linha completa de aparelhos destinada a usuários da linha básica até os de tecnologia avançada.

O CDG também relata que a presença competitiva da tecnologia CDMA2000 na Índia está fazendo com que a Índia alcance suas metas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ICT), ampliando a teledensidade e a penetração da Internet em todo o país. Após apenas um ano da introdução da tecnologia CDMA2000 em 2002, as tarifas wireless caíram 42% e a teledensidade cresceu até 1,7%. Três anos após a introdução da CDMA2000, as tarifas wireless caíram cerca de 75% e a teledensidade cresceu 7,1%. Os atuais 112 milhões de assinantes wireless da Índia representam aproximadamente 14% da teledensidade e 0,7% da penetração da Internet, o que ainda está bem abaixo da média global, mas, por outro lado, oferece uma oportunidade de crescimento exponencial para CDMA desde que, diferentemente da tecnologia GSM, possa atender os dois segmentos de ICT – Informação e Comunicação – de forma mais econômica.

A crescente teledensidade na Índia também irá ajudar a elevar o Produto Interno Bruto (PIB) per-capita do país. Segundo a International Telecommunications Union (ITU), o PIB per-capita de um país cresce a uma média de US$240 para cada 1% de acréscimo na penetração da telefonia móvel. O PIB per-capita de um país cresce a uma média de US$593 para cada 1% de acréscimo na penetração da Internet.

A tecnologia CDMA2000 baseia-se em padrões abertos que permitem a interoperabilidade global e economias de escala. Ela também suporta módulos de identificação do usuário removíveis (R-UIM), roaming global permanente, soluções pós e pré-pagas e uma grande seleção de serviços versáteis de alto valor agregado. Esses atributos possibilitaram à maior operadora CDMA2000 na Índia, a Reliance Infocomm, a reunir mais de 20 milhões de assinantes em todo o país em três anos. A Tata Teleservices, a segunda maior portadora CDMA2000 na Índia, possui mais de 11 milhões de assinantes no país. Até 2010, a tecnologia deverá servir de catalisador para a expansão da base de usuários de telefonia móvel e Internet na Índia, ultrapassando 500 milhões e 50 milhões de usuários, respectivamente.

O mercado indiano, dominado por quatro operadoras GSM, é predominantemente um mercado de voz pré-pago e SMS, no qual a receita média por usuário (ARPU) está abaixo de US$10/mês. A tecnologia CDMA2000 está mudando esse panorama ao oferecer serviços de dados geradores de receita a partir de aparelhos com telas coloridas que custam menos de US$50. Esses serviços populares e valiosos estão ajudando a impulsionar a satisfação do usuário e os níveis de ARPU.

La Forge acrescentou: "Em quase todos os mercados, as operadoras irão precisar implantar no futuro a tecnologia 3G para suportar a crescente demanda de serviços por voz e dados de alta velocidade por parte de consumidores particulares e empresas. Esses serviços irão exigir larguras de banda maiores para assegurar capacidade suficiente, altas taxas de transferência de dados e uma experiência satisfatória para os usuários finais. A CDMA2000 está pelo menos dois a três anos à frente das outras tecnologias wireless na prestação desses importantes serviços."

Mais informações sobre CDMA2000 estão disponíveis no endereço www.cdg.org.

Sobre CDMA2000
CDMA2000 é a tecnologia 3G mais amplamente difundida, com 164 operadoras em 72 países, incluindo 41 sistemas CDMA2000 1xEV-DO, atendendo a mais de 275 milhões de assinantes. Contando com os assinantes cdmaOne 2G, existem mais de 335 milhões de usuários CDMA no mundo. A tecnologia CDMA2000 se tornou a primeira opção para as operadoras cdmaOne, TDMA, analógicas e alternativas (Greenfield) e está sendo instalada nas bandas de 450, 800, 1700, 1900 e 2100 MHz. Aproximadamente 1.250 aparelhos CDMA2000 de mais de 80 fornecedores foram introduzidos no mercado, incluindo mais de 280 dispositivos para 1xEV-DO. Mais informações sobre CDMA2000 estão à sua disposição no site do CDG na Internet no endereço www.cdg.org.

O CDMA2000 Development Group é uma associação comercial formada para promover o desenvolvimento, implementação e utilização mundial de tecnologias CDMA2000. As mais de 130 empresas associadas ao CDG incluem muitas das maiores portadoras e fabricantes de equipamento wireless do mundo. As principais atividades do CDG incluem o desenvolvimento de recursos e serviços de CDMA2000, relações públicas, educação e seminários, questões normativas e suporte internacional. Atualmente, existem mais de 500 pessoas trabalhando nos vários subcomitês do CDG relacionados à tecnologia CDMA2000. Para mais informações sobre o CDG, entre em contato com o CDG News Bureau no número 714-540-1030, ou visite o site do CDG na Web no endereço www.cdg.org.

Nota aos Editores
cdmaOne e WorldMode são marcas comerciais registradas do CDMA2000 Development Group. CDMA2000 é uma marca comercial registrada da Telecommunications Industry Association (TIA-EUA). Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.